Nesta semana a Intel lançou uma nova campanha publicitária para divulgar computadores equipados com seus processadores e aproveitou para dar uma alfinetada na Apple. Você lembra daquelas propagandas da Apple veiculadas nos anos 2000, onde dois homens, representando um Mac e um PC, conversavam? Se não, vou refrescar sua memória com o vídeo abaixo:
Pois é, eles fizeram bastante sucesso na época. Pois bem, a Intel contratou o ator que interpretava o Mac nos antigos comerciais para, dessa vez, fazer uma “comparação real” entre os Macs e os PCs. O nome do ator é Justin Long.
Provocação da Intel
A Intel colocou no ar um site e outros 5 vídeos para comparar os computadores com chips Intel com os atuais Macs. Se você não sabe, a Apple está em processo de transição. Os novos MacBooks foram lançados com o processador Apple M1, que utiliza arquitetura ARM, abandonando a x86 da Intel.
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Quando a gente entra no site da Intel, já nos deparamos com uma provocação. A Intel diz que as supostas vantagens do processador Apple M1 não se traduzem para uso no mundo real e parecem bem questionáveis. Depois vemos uma tabela que compara um PC com um Mac.
Na parte destinada ao PC a empresa destaca algumas vantagens, tais como:
- Escolha no formato de uso (tablet, notebook);
- Touch na tela inteira;
- Suporte a múltiplos monitores 4K;
- Suporte a dispositivos externos;
- Centenas de jogos;
- Aplicativos de criação quase ilimitados.
Já para descrever os Macs com Apple M1 a empresa usou as seguintes características:
- Requer dispositivos extras;
- Touch Bar apenas;
- Suporte a apenas um único monitor externo;
- Suporte limitado a outros dispositivos;
- Jogos limitados;
- Aplicativos de criação limitados.
Para finalizar, a Intel diz: “O resultado final é que um PC oferece escolha aos usuários, algo que os usuários não recebem com um Mac”. Daí a Gigante de Santa Clara mostra alguns modelos de bons notebooks que utilizam os seus processadores.
Vídeos no YouTube
Além disso, a Intel criou uma playlist no YouTube chamada de “Go PC”. Nessa playlist nós encontramos 5 vídeos com o título “Justin Gets Real”, algo como “Justin jogando a real”. Mas, em inglês, o título é um trocadilho com o nome do ator (Justin Long) e a palavra “Just”, que significa “apenas”. Assim, o título pode ser traduzido como “Apenas dando/jogando a real”.
Nos 5 vídeos o ator Justin Long faz comparações entre os PCs e os Macs. No vídeo que você pode ver abaixo, ele cita a versatilidade dos notebooks Intel. E depois compara com os notebooks Apple, que oferecem apenas uma forma de uso e possui uma série de outros dispositivos, cada um com seu objetivo. Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=9gtRRMd2_UI
Esta não é a primeira vez que a Intel usa publicidade para alfinetar a sua concorrente. Por mais engraçado e inteligente que seja, essa ação soa mais como “recalque” ou “dor de cotovelo”.
Em junho de 2020 a Apple anunciou que iria fazer a migração de chips x86 (da Intel) para chips ARM de fabricação própria. Daí, em novembro de 2020 a Maçã apresentou os seus primeiros MacBooks com o processador Apple M1, que usa arquitetura ARM. Com isso a Intel perdeu um cliente de peso e que gerava uma receita na casa das dezenas de milhões de dólares.
Fonte: The Verge