Adobe diz que Photoshop é muito mais rápido no Mac com processador M1

Adobe diz que Photoshop é muito mais rápido no Mac com processador M1

Desde que a Apple lançou o seu primeiro Mac equipado com o processador M1, que é baseado na arquitetura ARM, abandonando a x86, os desenvolvedores de software têm corrido contra o tempo para adaptar os seus programas ao Apple Silicon. Nesta quarta-feira (10) a Adobe lançou a primeira versão do Photoshop que rodará nativamente no chip M1, a v22.3.

Antes disso, os donos de MacBooks com processadores M1 tinham que emular o Photoshop no Rosetta, algo que com certeza afetou o desempenho do programa. A versão do Photoshop já programada para rodar nativamente com o chip M1 apresentou um ganho de desempenho surpreendente.

O Photoshop para Apple Silicon é cerca de 1,5 vezes mais rápido que o Photoshop projetado para rodar em chips x86. Isso considerando computadores com a mesma configuração de hardware, é claro.

Apple M1
Adobe Photoshop para chips Apple M1 é 1,5 vezes mais rápido

O aumento de velocidade será mais perceptível em operações como abrir e salvar arquivos, implementação de filtros e atividades que exigem muitos cálculos e processamento, como Content-Aware Fill e Select Subject.

Apesar do resultado super positivo, a Adobe diz que os seus desenvolvedores continuarão a trabalhar junto à Apple para otimizar ainda mais o Photoshop para chips com arquitetura ARM. Isso melhorará ainda mais o desempenho do software de edição de imagens nos computadores da Maçã.

No entanto, nem tudo são flores. Alguns recursos importantes ainda não foram otimizados para o chip Apple M1. Dentre eles estão o “Convidar para editar documentos em nuvem” e a “Sincronização pre-definida”. Caso você precise usar essas funções, deve retornar ao Rosetta 2 e emular o Photoshop por lá.

Photoshop Apple M1

Há ainda um outro problema que não foi corrigido. Ainda não é possível copiar e colar arquivos entre os apps da Adobe. Por exemplo, se você está rodando o Photoshop v22.3 e um outro aplicativo da Adobe não-otimizado para Apple Silicon, provavelmente você não conseguirá copiar e colar arquivos entre eles.

Neste caso, a Adobe recomenda rodar os dois aplicativos do mesmo modo, ou seja, execute tudo via Rosetta 2. À medida que outros softwares da Adobe forem migrando para a arquitetura Apple Silicon, você deixará de recorrer à emulação de softwares. Todas as atualizações serão liberadas no aplicativo Creative Cloud para Mac.

Além de liberar o Photoshop compatível nativamente com o processador Apple M1, a Adobe também lançou duas atualizações para o Photoshop no iPad. Dois recursos foram incluídos: Cloud Documents Version History e Cloud Documents Offline. O primeiro permite que você veja versões antigas de documentos, podendo voltar até 60 dias. Já o segundo permite a edição de documentos na nuvem mesmo se você estiver offline.

Photoshop iPad
Photoshop também ganhou melhorias no iPad

Por fim, a empresa atualizou o plugin Adobe Camera RAW para Photoshop. Agora ele possui uma função chamada de Super Resolução. Usando técnicas de machine learning, o programa consegue ampliar fotos sem perder nenhum detalhe. Por exemplo, você pode transformar uma foto de 10 megapixels em uma foto de 40 megapixels mantendo todos os detalhes da imagem. E o mais legal é que o processo não demora tanto.

Fonte: PC Mag

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X