Atualmente os notebooks podem ser separados em categorias variadas, mas os modelos que sempre estão em alta são aqueles voltados para estudos ou para trabalhos mais básicos. Nesse caso, o Brasil recebe mais uma opção nesse segmento, que é o Avell B.On Lite, que chega como uma versão mais acessível da linha.
Ele consegue equilibrar um preço relativamente mais em conta e ao mesmo tempo entrega uma ótima performance para diversos tipos de trabalhos ou até mesmo para quem quer uma ferramenta potente para os estudos. Mas, vale lembrar, não é considerado um modelo “barato”.
Leia também:
Avell B.On é um notebook com CPU Intel de 11ª geração e autonomia de 16 horas
Com fabricação nacional: Dell lança no Brasil o notebook XPS 13 Plus
Avell B.On Lite pode ter diversas configurações
O Avell B.On Lite chega como uma versão mais básica do B.On, contando com as mesmas configurações, mas com alguns cortes para que o preço fique mais em conta quando comparado ao modelo mais potente.
Ele chega com processadores Intel Tiger de 11ª geração, podendo ser o Core i5 1135G7 ou o Core i7 1165G7, a depender do modelo escolhido. Os dois chips são de 4 núcleos e 8 threads, mas a diferença é que o i5 tem clock de até 4,2 GHz, enquanto o i7 chega a até 4,7 GHz.
Eles também contam com diferenças em relação a sua potência de processamento gráfico, já que o i5 tem uma GPU Iris XE com 80 unidades de Execução (UEs), enquanto o i7 tem a mesma GPU, mas com 96 UEs. Ambos os chips são compatíveis com até 32 GB de memória RAM DDR4-3200 em dual channel e oferecem ainda slot M.2 NVMe PCle 4.0 e slot de 2,5 polegadas para HDDs ou SSDs SATA III.
Porém a quantidade da memória RAM que já vem de fábrica vai depender do modelo escolhido. O modelo Essential vem com 8 GB de memória RAM DDR4 e 500GB de memória de armazenamento SSD. Já o modelo Pro vem com 16 GB de memória RAM DDR4 e 1 TB de memória de armazenamento SSD.
A tela é um detalhe que mostra uma das mudanças para que o aparelho seja mais em conta. Ela tem o tamanho de 15,6 polegadas e conta com painel TFT LCD, com resolução Full HD. Sua taxa de atualização é básica, de 60 Hz, mas já era de se esperar já que não é um notebook voltado para jogos.
O modelo Lite também é um pouco mais espesso, e embora tenha uma construção em metal em algumas partes, não conta com um refinamento mais trabalhado como no modelo padrão.
Suas conexões são diversas, como Wi-Fi 5, bluetooth 5.1, porta USB-C 3.2 Gen 2, porta USB-A 3.2 Gen 2, porta USB-A 2.0, HDMI 2.0, entrada para cartão MicroSD e conector P2 para quem quiser usar fone de ouvido e microfone. Sua bateria é de 36 Wh.
Preço e disponibilidade
O Avell B.On Lite já está disponível para vendas no site oficial da empresa, que dá para acessar clicando aqui. O preço vai variar a depender das configurações escolhidas, mas parte de R$ 4.299 para os modelos com i5 e R$ 5.362 para versões com o i7.