Proprietários de consoles Xbox One comprados no lançamento, em 2013, podem se deparar com problemas. Segundo o perfil no X/Twitter Digital Foundry, os modelos mais antigos não conseguem baixar a atualização de firmware mais recente se não foram atualizados por um tempo.
Este relatório baseia-se em algumas reclamações de usuários no fórum NeoGAF, onde jogadores enfrentavam dificuldades para baixar atualizações nas versões mais velhas do Xbox One. O Digital Foundry confirmou que consoles Xbox One com firmware desatualizado podem não receber mais atualizações.
Leia também
Entidade de preservação da história dos games lamenta o encerramento da loja do Xbox 360 e faz um bolo em homenagem ao console
A Microsoft já está empurrando o Xbox Series X e S para “debaixo do tapete”?
Foram feitos testes com três modelos diferentes do Xbox One, dois de 2017 e um de 2018. Todos falharam ao tentar baixar e instalar o firmware mais recente, mesmo usando um pendrive para transferir a atualização diretamente para o console.
Convenhamos que a maioria esmagadora dos usuários não está nem aí para atualizar o firmware de seus dispositivos. Mas no caso do Xbox One isso é particularmente complicado. Para jogar ou usar serviços online no Xbox One, os consoles precisam estar com a versão mais recente do firmware. Ou seja, os consoles de teste do Digital Foundry e os mencionados no fórum não poderão acessar o Xbox Live nem realizar compras digitais que exigem verificação online.
O relatório também indica que tentar restaurar o console para as configurações de fábrica resultará em um “bloqueio”, pois não será possível baixar o firmware mais recente como parte da configuração inicial.
A equipe do Digital Foundry entrou em contato com a Microsoft para discutir o problema e parece estar “confiante de que o problema será resolvido”. No entanto, eles também mostram preocupação com esse tipo de problema em futuros hardwares que dependerão de conexão com a internet para funcionar plenamente.
Atualização
Conforme publicado pela Game Vício, a Microsoft agiu rápido e já corrigiu o problema que estava impedindo a atualização de modelos mais antigos de Xbox One. A informação foi confirmada pelo próprio Jason Ronald, que trabalha na Microsoft. Ele disse: “Para jogadores que estavam tendo problemas para atualizar seus consoles Xbox One que ainda executavam uma versão de sistema operacional de novembro de 2018 ou anterior, isso foi resolvido.”.