Após 18 anos de lançamento do console, a Microsoft colocou um ponto final na loja digital do Xbox 360 na última segunda-feira (29). A empresa encerrou as atividades da loja, invibializando a compra de jogos, que não são retrocompatíveis, para o 360.
A Video Game History Foundation, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo preservar a história dos games, documentando e arquivando cartuchos raros, e até mesmo mantendo o backup de ROMs de jogos antigos, lamentou o fim da loja do Xbox 360:
“Estamos trabalhando para consertar as leis de copyright para a preservação de games, mas, por enquanto, pensamos que um bolo não poderia causar mal”, disse a entidade em um post em sua conta no X.
Today the Xbox 360 Marketplace shuts down for good, taking hundreds of games and DLC off the market, with no legal way to access them. We’re working to fix copyright law for game preservation, but for now, we figured a cake wouldn’t hurt. pic.twitter.com/nxXIbJ8kkQ
— Video Game History Foundation (@GameHistoryOrg) July 29, 2024
O fim iminente
Dentre os comentários, algumas pessoas também seguiram a mesma linha que essa foi uma decisão que penaliza a preservação da história dos games. A decisão da Microsoft segue numa mesma toada já observada por outras companhias, como a Nintendo que fechou as lojas para o Wii U e 3 DS, e também da Sony que encerrou a do PSP.
Quando falamos sobre a decisão sobre o encerramento do conteúdo, também podemos estender isso aos títulos que tem somente modo online, como foi o caso do jogo The Crew da Ubisoft. Sem modo offline, o jogo perdeu totalmente o acesso em abril, com a decisão da empresa em desligar os servidores do game lançado em 2014.
Deixe seu comentário