blank blank

Melhores alternativas ao Paint

Melhores alternativas ao Paint

O MS Paint é um criador e manipulador de imagens simples e básico, que foi introduzido inicialmente em 1985 no Windows 1.0 e fornecido com todas as versões subsequentes do sistema operacional, ele ganhou até uma versão com recursos 3D no Windows 10. Esse é um das versões que citamos abaixo como as melhores alternativas ao Paint. Confira.

 

Paint.NET

O Paint.NET é um software de edição de fotos gratuito que vem com a simplicidade do programa interno da Microsoft, mas adiciona tantos novos recursos para torná-lo não apenas uma alternativa aplicável do MS Paint, mas de fato uma substituição mais robusta e completa. Ao contrário do MS Paint, ele oferece suporte para camadas, efeitos de mesclagem, transparência, efeitos especiais, desfazer ilimitado e muitas outras ferramentas úteis, mas o melhor é a ampla variedade de plugins de efeitos, ajustes e tipos de arquivos , sem mencionar todos os tutoriais, fóruns oficiais, uma comunidade ativa e comprometida de desenvolvedores, usuários e entusiastas.

MyPaint

Ao contrário do Paint.NET, o MyPaint é uma alternativa gratuita e de código aberto ao MS Paint, disponível no Windows, Mac e Linux. O programa concentra-se no aspecto da pintura, em vez de manipular a imagem e está equipado com várias funções que contradizem a interface simples do usuário. É equipado com uma biblioteca de pincéis dinâmica que simula lápis, carvão e tinta, mas usuários avançados também podem criar seus próprios pincéis personalizados para atender às suas necessidades.

IrfanView

Lançado em 1996 para Windows 95 pelo programador Irfan Skiljan, o IrfanView é outro editor de fotos completo, fácil de usar, que ganhou imensa popularidade nos últimos anos. É gratuito para uso não comercial e vem com muitos plug-ins de terceiros para formatos de imagem, vídeo e áudio que podem ser adicionados ao programa para ampliar ainda mais sua longa lista de funções. Embora tecnicamente esteja disponível apenas para Windows, ele também pode ser executado no Linux no Wine e em um Mac.

O programa é extremamente leve , ocupando apenas cerca de 2 MB de espaço em disco e até a instalação de plug-ins opcionais requer apenas cerca de 17 MB de espaço. O programa também oferece suporte completo para um conjunto impressionante de formatos de arquivo, incluindo JPEG, JPEG2000, JP2, BMP, GIF, PNG, TIFF, RAW e muito mais.

Pinta

O Pinta é um editor de imagens de código aberto gratuito distribuído sob a licença MIT X11 e está disponível nas três principais plataformas de desktop – Windows, Mac e Linux. O software oferece todas as funções básicas que você esperara de um software de edição de gráfico: desenho, ajuste de cores, desfazer ilimitado e muito mais. O programa também oferece recursos avançados, como suporte para camadas de imagem , o que é incomum em editores de imagens mais básicos.

O criador original do Pinta, Jonathan Probst, diz que seu software foi inspirado no Paint.NET, concebifo como um substituto de código aberto ao MS Paint. Na maioria das vezes, no entanto, o Pinta possui seu próprio código original, apenas códigos de correções e efeitos emprestados do Paint.NET. O Pinta está hospedado no Github e está sendo desenvolvido ativamente, embora o Probst não esteja mais associado ao projeto.

Greenshot

O Greenshot é outro software gratuito de edição de código aberto disponível para Windows sob a Licença Pública GNU. O Greenshot é uma ótima alternativa para o MS Paint, se você usa principalmente o programa interno do Windows para salvar capturas de tela no seu computador. Isso ocorre porque o Greenshot é especializado em capturas de tela e pode ser usado para criar, descrever e editar.

O programa vem com vários plugins opcionais, incluindo Office, Imgur, Dropbox, Flickr e Confluence. O programa permite que os usuários redimensionem, girem ou recortem imagens e, como o Paint, descreva-as com retângulos, elipses, linhas e setas. O Greenshot combina uma ótima ferramenta de captura de tela com um elegante editor de fotos.

Paint 3D

Por último, mas definitivamente não menos importante, aqueles que desejam substituir o MS Paint em seus computadores Windows devem olhar seriamente a versão mais avançada do software de edição de imagens da Microsoft. O Paint 3D, uma versão completamente nova do icônico software da Microsoft, como você pode esperar, o Paint 3D é um aplicativo leve, amplamente baseado em seu antecessor, mas é suportado por elementos 3D, incluindo pessoas, animais, formas geométricas, textos e rabiscos.

Assim como a versão clássica do Microsoft Paint, o Paint 3D oferece uma pequena seleção de ferramentas de desenho. No entanto, muita diversão acontece quando você clica no botão Objetos 3D. Aqui você pode escolher o modelo a ser importado (as opções atuais incluem pessoas e animais) ou, melhor ainda, desenhar sua própria forma e “moldá-la” para transformá-la em um modelo tridimensional que pode ser girado e visto de diferentes ângulos.

Você pode escolher o acabamento da sua forma (as opções incluem fosco, brilhante, fosco e polido), pintar sua superfície e aplicar efeitos de iluminação. Não é possível controlar a espessura do efeito 3D, mas é muito divertido para crianças de todas as idades. Caso você tenha ua impressora 3D pode até imprimir esses modelos feitos pelos seus filhos.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário