Microsoft cria versão em 4K do clássico papel de parede do Windows XP

Microsoft cria versão em 4K do clássico papel de parede do Windows XP

A Microsoft, em uma jogada nostálgica, lançou uma versão atualizada em 4K do icônico papel de parede “Bliss” do Windows XP. O papel de parede, que é uma das imagens mais vistas do planeta, foi o padrão do sistema operacional lançado em 2001.

Leia também
Viva a nostalgia! Conheça o Windows 10 modificado que lembra o saudoso Windows XP
Lançamento do Windows XP completa 20 anos

Wallpaper “Bliss” é atualizado para “caber” nas telas 4K

“Bliss” é uma fotografia não editada que apresenta um céu azul e uma colina verde localizada em Los Carneros, Califórnia. Foi capturada pelo fotógrafo americano Charles O’Rear em janeiro de 1996 usando uma câmera Mamiya RZ67. A Microsoft comprou os direitos da imagem no ano 2000.

A resolução original do papel de parede “Bliss” pode não ser suficiente para preencher as telas modernas. Porém, a nova renderização em 4K pode ser baixada em resolução total no site da Microsoft Design. Embora o papel de parede evoque sentimentos de nostalgia, existem algumas diferenças em relação à foto original.

Uma rápida olhada na imagem revela que não se trata exatamente da mesma imagem. No entanto, para olhares mais desatentos, esta versão em 4K já serve para relembrar os saudosos momentos com o Windows XP.

Outros elementos do Windows Xp também foram homenageados

A equipe de design da Microsoft também criou vários outros papéis de parede de alta qualidade referentes a outros elementos marcantes do Windows XP. Por exemplo, há papéis de parede com temas retrô que apresentam o antigo aplicativo Paint e o assistente de escritório Clippy (quem lembra dele?).

Agora, o Clippy tem um sucessor moderno conhecido como Microsoft 365 Copilot, que usa o modelo de linguagem GPT-4 da OpenAI para gerar conteúdo relevante com base em prompts do usuário.

Além disso, na página do Microsoft Design também encontramos papéis de parede que fazem alusão ao jogo Paciência. Trata-se de um clássico do Windows Xo, ao lado do simpático joguinho Pinball.

Windows XP ainda provoca muita nostalgia

O suporte para o Windows XP foi descontinuado quase uma década atrás, em 2014, mas ainda é executado em uma pequena fração de dispositivos. Seu algoritmo de ativação foi quebrado após 21 anos, permitindo que os usuários ativem o sistema operacional offline. Enquanto os usuários celebraram os papéis de parede “remasterizados”, a recente enxurrada de ferramentas de IA gerativas resultou em algumas manipulações artificiais também. Por exemplo, uma ferramenta de IA foi usada para adicionar alguma paisagem extra ao papel de parede Bliss.

Além disso, entusiastas estão determinados a não deixar que o icônico sistema operacional da Microsoft caia no esquecimento. Por exemplo, um desenvolvedor que atende pelo nome de “FrankCYB” criou uma versão do ChatGPT que pode ser executada em sistemas operacionais vintage, como Windows XP, Windows 2000 e até mesmo Windows 95. Usuários curiosos até tentaram inicializar o Windows XP em uma CPU Intel Pentium de 1MHz para descobrir quanto tempo leva para inicializar.

A Microsoft está plenamente ciente da nostalgia por seus produtos entre um certo segmento de sua base de usuários. Pessoas que sentem falta da estética do software do início até meados dos anos 90.

A nova versão do icônico papel de parede “Bliss” é um exemplo de como a Gigante de Redmond está explorando a nostalgia de seus usuários, ao mesmo tempo em que oferece atualizações que se alinham com as tecnologias de tela modernas. É uma maneira inteligente de homenagear o passado, ao mesmo tempo em que se olha para o futuro da tecnologia e do design.

Fontes: Ars Technica e Neowin

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X