Abaixo separamos algumas medidas básicas mas altamente necessárias que você pode aplicar para deixar o Chrome bem mais seguro e com uma performance mais aprimorada.
Limpar aplicativos e extensões
O Chrome é uma plataforma em si, e aplicativos e extensões são complementos criados para personalizá-lo. Mas cada um desses complementos requer alguns recursos para funcionar, e quanto mais deles – mais lento o navegador. É por isso que vale a pena verificar de tempos em tempos que você não precisa deles e excluí-los, liberando recursos para uso pelo navegador. É um conselho que vale também para os programas instalados no seu computador. É muito comum a máquina ter diversos softwares que não são utilizados, é sempre bom ficar atento a esse ponto e fazer a remoção dos que são desnecessários.
O caminho para você acessar a lista completa de extensões presentes no seu navegador Chrome é a seguinte: Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela; vá até a sessão mais ferramentas e em seguida em extensões. Na nova tela que foi aberta você obter informações sobre cada uma das extensões instaladas e também tem o botão para que a remoção seja feita.
Além de dar uma reduzida no consumo de recursos, causado por várias extensões em execução ao mesmo tempo, você também aumentará a segurança – geralmente acontece que plug-ins e complementos têm explorações que podem ser usadas por cibercriminosos.
Verifique as extensões usadas
As extensões e complementos que você resolver manter no Chrome também precisam ser verificados – especialmente se você é uma pessoa rigorosa em relação a entender melhor a forma como seus dados são coletados. Veja se eles violam sua privacidade coletando informações demais. Como verificá-lo? Na mesma página que citamos no tópico anterior, ao invés de você clicar em remover, irá clicar em saiba mais.
Informações detalhadas sobre cada extensão serão exibidas – observe primeiro o acesso aos sites . Se não houver essa seção, significa que o plug-in / extensão não está coletando informações. No entanto, se houver uma opção como na captura de tela abaixo, significa:
- Ao clicar – o complemento será iniciado somente depois que o usuário clicar no ícone
- Em sites específicos – depois de selecionar esta opção, você pode adicionar (um por um) os sites nos quais o complemento deve funcionar
- Em todos os sites – o complemento pode modificar o que é exibido no navegador o tempo todo e sem restrições; se você não precisar dele em todos os lugares, mude para outra opção
Gerencie os favoritos no Chrome de forma inteligente
Cada guia aberta torna seu navegador mais lento. Se você é uma pessoa que sempre tem uma dúzia ou mais de páginas abertas, você definitivamente pagará um preço (queda de performance) por isso. No entanto, você pode ter muitas guias abertas e minimizar o impacto no desempenho do navegador. De que maneira? você precisará de uma extensão especializada. Podemos recomendar duas para esse fim:
- The Great Suspender: funciona em segundo plano e fecha as guias que você não usa por um tempo predeterminado;
- Tab Szoone: permite salvar cada marcador e reabri-lo após um tempo especificado. É por isso que você não precisa manter um monte de guias abertas ao mesmo tempo; em vez disso, salve e defina quando as guias selecionadas devem retornar.
Mantenha ativado o pré-carregamento de páginas
Outro recurso interessante para usuários móveis é o pré-carregamento de páginas, que funciona com ajuda de cookies. Mecanismos avançados do navegador são usados aqui, eles preveem quais páginas o usuário abrirá e carregará seu conteúdo antes de clicar. Para ativar siga o seguinte caminho: Vá para configurações, depois clique em avançado, onde você encontrará Privacidade, mantenha ativado a opção “pré-carregar páginas para possibilitar navegação e pesquisas mais rápidas.“. Isso permitirá um carregamento mais rápido dos sites e sua disponibilidade offline.
Mude para um melhor serviço DNS
Sempre que você digita um endereço na barra, o Chrome procura o endereço URL da página que você especificou, bem como o endereço IP no servidor do Sistema de Nomes de Domínio, o DNS. A velocidade dessa operação é de responsabilidade do provedor de internet – que nem sempre possui os melhores mecanismos para isso. No entanto, você pode mudar para outro provedor de DNS, o que acelerará notavelmente o tempo entre a inserção do endereço e o carregamento da página e impedirá que o provedor colete dados sobre as páginas visitadas. O próprio Google tem o seu sistema de DNS, o 8.8.8.8. Caso queria conhecer outras alternativas, temos uma matéria sobre os 5 melhores servidores de DNS.
Reduza o fluxo de dados na versão móvel
Os usuários do navegador Chrome no Android podem usar a opção oculta que permite baixar menos dados ao carregar a página – isso é chamado de “Modo Lite. Para verificar se esse modo está ativado na sua versão móvel do Chrome, abra o navegador, clique em configurações (acessada através dos três pontinhos no canto superior direito da página), role a página e clique em Modo Lite. Além de ativar o recurso, com o passar do tempo nessa janela você também conseguirá ter um panorama completo sobre a quantidade de dados que estão sendo economizados.
Restaure o Chrome
Se tudo falhar, você poderá restaurar as configurações básicas do Chrome imediatamente após a instalação. Como restaurar o navegador para as configurações de fábrica? Vá para Configurações e depois Avançado. Na seção Redefinir e Limpar, selecione Restaurar configurações para os padrões originais . Você receberá o seguinte aviso:
Esta função irá redefinir sua página de inicialização, a página “Nova guia”, o mecanismo de pesquisa e as guias fixadas. Além disso, desativará todas as extensões e limpará dados temporários, como cookies. Seus favoritos, histórico e senhas salvas não serão limpos.
Caso você esteja de acordo, clique em redefinir configurações.
Você também deve ler!
A ascensão meteórica do Google Chrome
Qual a diferença entre o Chrome e o Chromium?
Top 5: melhores extensões para personalizar a guia do Google Chrome