Os 05 melhores servidores de DNS públicos

Os 05 melhores servidores de DNS públicos

O DNS é parte fundamental do processo da nossa interação com a internet, e, embora os provedores de acesso, forneçam um servidor DNS padrão, em alguns casos vale a pena usar um servidor diferente. Alguns motivos claros reforçam essa posição de partir para um servidor DNS diferente, exemplo: desbloqueio de algum conteúdo não disponível na sua região, ou até mesmo ganhar um pouco mais de privacidade e segurança, já que alguns serviços oferecem proteções avançada contra phishing, acesso a filtro de conteúdo, entre outras coisas.

Antes de passarmos pelos melhores servidores DNS que você pode utilizar como alternativa ao padrão da sua operadora, vamos entender melhor do que se trata o DNS.

DNS (Domain Name System)

DNS, Domain Name System, ou sistema de nome de domínio, é o serviço responsável  por atribuir nomes de fácil compreensão para endereços IP (Internet Protocol). Cada site possui seu próprio “identificador”, que é o endereço IP. O Endereço IP atua como um registro individual que valida um host na rede.

É graças ao servidor de DNS que você não precisa ficar se lembrando do endereço IP de cada site que pretende acessar. Lembrar endereços como www.hardware.com.br (ou até mesmo utilizar de recursos como o favoritos do navegador para armazenar dezenas de links) é muito mais fácil.

O seu ISP, isto é, o provedor de acesso que atua como a empresa que fornece o plano de conexão que você utiliza, irá configurar o seu roteador para se conectar ao DNS fixo, e estes são geralmente os servidores DNS do seu ISP. Nem sempre é uma solução segura e ideal.

Você também deve ler!

Como alterar o DNS no Windows 10

Dependendo do provedor de internet que fornece a conexão em uso, diferentes servidores DNS são atribuídos, a fim de garantir a possibilidade de navegar na internet e utilizar os demais serviços que os usuários necessirtam. No entanto, alguns sites ou serviços online, por vários motivos, podem não estar acessíveis aos servidores DNS padrão. Além disso, o DNS padrão pode ser mais lento a determinadas páginas. Substituí-lo por DNS de terceiros pode ser vantajoso.

Esse ponto é o cerne deste artigo. Listamos abaixo algumas indicações de servidores DNS que você pode utilizar de maneira gratuita e como alternativa ao DNS padrão do seu ISP.

1.1.1.1 da Cloudflare +APNIC

A Cloudflare é uma das melhores empresas do mundo que atuam na área de desempenho e segurança de rede. Em 2018 a empresa lançou um serviço DNS completamente novo, que é um dos melhores servidores DNS gratuitos e públicos que podem ser usados ​​atualmente. O tal servidor DNS em questão é o 1.1.1.1“. A companhia diz que a privacidade é um dos alicerces do seu serviço, já que alega nunca registra o endereço IP do usuário – uma das formas de traçar um perfil do usuário para a venda de publicidade segmentada.

Em termos de velocidade, de acordo com dados da DNS Perf, que faz o levantamento em relação as melhores opções de DNS, o 1.1.1.1 aparece em primeiro lugar em termos de velocidade de consulta (13.03 ms). “Como quase tudo o que você faz na Internet começa com uma solicitação DNS, escolher o diretório de DNS mais rápido em todos os seus dispositivos acelera quase tudo o que você faz on-linel”, destaca a Cloudflare.

A configuração para uso é a seguinte: DNS preferencial: 1.1.1.1 / DNS alternativo: 1.0.0.1

Para IPV6 a configuração é a seguinte: DNS preferencial: 2606: 4700: 4700 :: 1111. DNS alternativ: 606: 4700: 4700 :: 1001

DNS do Google

O DNS público do Google é provavelmente um dos servidores DNS gratuitos e públicos mais populares do mundo. Lançado em dezembro de 2009, o DNS do Google visa aumentar a confiabilidade e a segurança da Internet. O DNS público do Google protege os usuários contra vários tipos de ataques, como o DDoS.

Ao mudar para o DNS público do Google você ganha em segurança e velocidade. O Google usa o roteamento Anycast para encontrar o servidor mais próximo para interação de dados, garantindo assim que as informações sejam recebidas no menor tempo possível, o que representa uma redução na latência. O Google também faz uso do EDNS Client Subnet (ECS) que também atua no sentido de otimizar o encaminhamento baseado no endereço IP do cliente e não do resolvedor (DNS).

Para usar o servidor DNS público do Google, os usuários precisarão definir suas configurações de rede da seguinte maneira. DNS preferencial: 8.8.8.8 / DNS alternativo: 8.8.4.4

Para IPV6 a configuração é a seguinte: DNS preferencial: 2001: 4860: 4860 :: 8888 / DNS alternativo: 2001: 4860: 4860 :: 8844

O DNS público do Google também suporta endereços IPv6. O DNS público público do Google é uma opção muito boa para quem deseja experimentar um servidor DNS que não seja o liberado pelo provedor.

OpenDNS

O OpenDNS é um serviço público e gratuito fornecido pela Cisco, que é uma das gigantes no mercado de infraestrutura e tecnologias de rede. O OpenDNS é utilizado por mais de 90 milhões de usuários e fornece ferramentas não apenas para acesso rápido e seguro à Internet, mas também evita ataques de páginas que tentam passar por suas versões oficiais, além de bloquear as páginas que foram marcados como contendo malicioso.

Assim coomo o DNS público do Google, o OpenDNS usa o roteamento Anycast para rotear sua conexão aos servidores DNS mais próximos, para fornecer carregamento de página mais rápido.

O OpenDNS também oferece filtro de conteúdo, correção automática de endereços digitados errados, e seus servidores estão espalhados por três continentes. Projetada no caso de falhas de quase qualquer aspecto do sistema, a tecnologia de autocorreção do OpenDNS pode suportar uma enorme interrupção na infraestrutura sem causar problemas para os clientes. Se você deseja ter um serviço DNS confiável que nunca o decepcionará, tente o OpenDNS.

A configuração é a seguinte: DNS preferencial: 208.67.222.222 /DNS alternativo: 208.67.220.220

Para IPV6 a configuração é a seguinte: DNS preferencial: 2620: 119: 35 :: 35 / DNS alternativo: 2620: 119: 53 :: 53

DNS Quad9

O servidor DNS Quad9 é outro servidor DNS público e gratuito que você pode utilizar como alternativa ao do seu provedor de serviço. Uma vez configurado, o Quad9 roteia as consultas DNS através de uma rede segura de servidores ao redor do mundo.

O sistema usa informações de ameaças de mais de uma dúzia de empresas de segurança líderes do setor no ciberespaço para analisar ameaças no site em tempo real. Sempre que seus servidores DNS encontram um site infectado ou clonado, eles bloqueiam a conexão, para que seu dispositivo e dados permaneçam seguros.

Configuração: DNS preferencial: 9.9.9.9 /DNS alternativo: 149.112.112.112

Para IPV6 a configuração é a seguinte: DNS preferencial: 2620: fe :: fe / DNS alternativo: 2620: fe :: 9

AdGuard DNS

Encerramos essa lista com um DNS que foca na questão da privacidade. Como diz a AdGuard em seu site, este é um sistema gratuito de resolução de DNS orientado para a privacidade que bloqueia o rastreamento, anúncios e phishing.

É uma solução focada para quem não deseja ser importuado com propaganda ou até mesmo os pais que querem garantir mais segurança durante a navegação dos seus filhos. Quando você usa o AdGuard DNS, sempre que um site enviar uma solicitação de anúncio, o servidor retorna com uma resposta nula.

O AdGuard tem um banco de dados de nomes de domínio que servem para o bloqueio de anúncios, e este banco de dados é atualizado regularmente. Todas as solicitações são criptografadas através do protocolo de criptografia DNSCrypt.

Configuração: DNS preferencial: 176.103.130.130 /DNS alternativo: 176.103.130.131

Para IPV6 a configuração é a seguinte: DNS preferencial: 2a00: 5a60 :: ad1: 0ff /DNS alternativo: 2a00: 5a60 :: ad2: 0ff

 

Você também deve ler!

Top 5: melhores programas para monitorar o hardware do seu PC

Top 5: melhores programas para recuperar arquivos

Top 5: melhores truques para tornar o Google Fotos ainda mais útil

Melhores programas para converter vídeos

Os melhores aplicativos para digitalização de documentos

Top 5: melhores programas para desfragmentação do HD

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X