Como usar o DNS do Google [VÍDEO]

Por: Acer
Como usar o DNS do Google [VÍDEO]

DNS (Domain Name System) é um serviço responsável por atribuir nomes de fácil compreensão para endereços IP. Cada site possui seu próprio “identificador”, que é o endereço IP.

Esses endereços podem ser encontrados, por exemplo, através do comando PING. Faça este teste, abra o CMD do Windows e digite ping www.hardware.combr. Você terá acesso ao endereço IP vinculado a este site em que você está lendo essa matéria agora. É graças ao servidor de DNS que não precisamos nos lembrar do endereço IP de cada site ao qual pretendemos nos conectar.

Frequentemente, o seu ISP, isto é, o provedor de acesso, irá configurar o seu roteador para se conectar ao DNS fixo, e estes são geralmente os servidores DNS do seu ISP. Nem sempre é uma solução segura e ideal, como explicarei mais adiante neste artigo.

Dependendo do provedor de internet que fornece a conexão em uso, diferentes servidores DNS são atribuídos, a fim de garantir a possibilidade de navegar na Internet e acessar os vários sites a todos os usuários que usam seus serviços. No entanto, alguns sites ou serviços online, por vários motivos, podem não estar acessíveis aos servidores DNS padrão. Além disso, o DNS padrão sempre pode ser mais lento ao permitir o acesso a essa ou aquela outra página da Web. Substituí-lo por DNS de terceiros pode ser vantajoso.

É possível alterar o servidor DNS utilizado  um único dispositivo, em todos os dispositivos da sua rede, ou nas configurações do roteador. No caso de modificação de endereços, por exemplo em um notebook, colocaremos em vigor apenas que este único dispositivo se comunique com a web através dos servidores configurados. O resto dos dispositivos na rede continuarão com os servidores de DNS do seu provedor de acesso. Portanto, a alteraçõ diretamente nas configurações do roteador terá um efeito como um todo na rede.

A alteração do DNS na configuração do roteador é bem simples., No entanto, lembre-se de que é melhor não modificar as outras configurações se você não souber para que servem. Primeiramente você precisa inserir o endereço IP que dá acesso às configurações do roteador, o endereço na maioria das vezes 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 (ou outro, dependendo do fabricante do roteador).

Normalmente, as configurações de DNS são combinadas com as configurações de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol, responsável por atribuir automaticamente informações sobre ele aos dispositivos na rede, incluindo endereço IP, máscara, endereço de gateway padrão e DNS.

Além do DNS padrão fornecido pelo provedor de acesso, quais são os DNS de terceiros que podem ser utilizados? Há muitas opções, já até falamos sobre isso aqui no site. Para este artigo você irá aprender a configurar o mais famoso deles, o DNS do Google. O DNS do Google é reconhecido por ser um dos mais rápidos, como solicitações aos servidores DNS são feitos com muita frequência, é importante essa responsavidade, esse é um dos motivos pela navegação se tornar um pouco mais rápida quando um servidor DNS diferente é aplicado.

Utilizar o DNS do Google é bem simples. Basta utilizar os seguintes números:

  • Servidor DNS primário: 8.8.8.8
  • Servidor DNS secundário: 8.8.4.4

Abaixo você confere o passo a passo para a alteração do DNS no Windows:

Clique com  o botão direito do mouse sobre o ícone da conexão de rede e depois em “Abrir configurações de Rede e Internet”

Clique em “alterar opções de adaptador”

Clique com o botão direito sobre o adaptador de rede e em seguida em “propriedades”

Agora vá nas configurações IPV4 do adaptador e em seguida na opção propriedades.

Marque “usar os seguintes endereços de servidor DNS e digite os números de DNS do Google:

Sobre o Autor

Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 11 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X