Dicas para melhorar o Wi-Fi da sua casa

Dicas para melhorar o Wi-Fi da sua casa

Se estiver irritado com o rendimento do Wi-Fi na  casa, é hora de melhorá-lo. Muitas vezes, não requer muito esforço. Aqui estão algumas ideias e maneiras de melhorar sua rede sem fio. Vale a pena experimentá-los.

Todas as pessoas que usam a rede Wi-Fi encontraram um problema de baixa cobertura. O pior se o encontrarmos em nossa própria casa ou apartamento. No entanto, existem várias maneiras de melhorar a operação de nossa rede, e algumas delas podemos tentar quase imediatamente, sem gastar dinheiro em equipamentos adicionais. Confira abaixo algumas maneiras eficazes de melhorar sua rede sem fio doméstica.

Melhorar a localização do roteador

O posicionamento adequado do roteador em casa é uma questão importante que muitos usuários ainda esquecem. A regra principal é simples – o roteador deve ficar o mais próximo possível do local central da nossa casa. O roteador também não deve ficar no chão – é melhor colocá-lo em alguns móveis, o que melhorará a propagação das ondas.

No entanto, deve-se lembrar que muitos fatores influenciam a propagação do sinal. As mais óbvias são paredes, janelas e portas. A espessura e até os materiais dos quais são produzidos afetam a intensidade do sinal do roteador do outro lado. Verifique se não há outros dispositivos elétricos (TV, micro-ondas, etc.) por perto ou objetos metálicos grandes, como radiadores. Eles afetam negativamente a qualidade do sinal e podem causar que, mesmo a uma curta distância, não tenhamos toda a largura de banda da nossa conexão à Internet.

Podemos medir a qualidade do sinal em diferentes locais da nossa casa usando um smartphone. Existem muitos aplicativos que mostram a força do sinal Wi-Fi em tempo real. Um dos mais populares é o Wi-Fi Analyzer gratuito para smartphones Android, que pode ser encontrado na Play Store. Na janela principal do programa, imediatamente após o início, são exibidas estatísticas de todas as redes, cujo sinal chega ao nosso smartphone. Tudo o que você precisa fazer agora é encontrar o nome da sua rede e, em seguida, percorrer todas as salas para ver o quão forte o sinal está chegando lá. Se notarmos quedas altas, poderemos corrigir a posição do roteador até alcançarmos o resultado ideal.

Configuração da antena no roteador

Antenas omnidirecionais pequenas são as mais comuns em roteadores e enviam o sinal para os lados. Na prática, isso significa que o melhor alcance em um andar será obtido com o posicionamento na vertical. Mas e se quisermos cobrir vários andares de nossa casa com um roteador? Uma solução é instalar antenas adicionais no roteador (se possível) ou então trocar por um roteador com antenas de maior alcane.

Escolhendo o canal ideal

Uma dica valiosíssima quando falamos de melhorar o aproveitamento da conexão Wi-Fi é escolher o melhor canal de transmissão. Por padrão, o roteador ajusta automaticamente o canal que será usado em sua primeira configuração. Na banda de 2,4 GHz, no entanto, alguns canais se sobrepõem, portanto, você deve escolher um que esteja o mais distante possível daqueles usados ​​pela maioria dos dispositivos ao nosso redor (na maioria das vezes, são os canais 1, 6 e 11).

Para determinar qua o melhor canal no seu caso você pode recorrer novamente ao aplicativ Wi-FI Analyzer, já que ele irá listar por meio de um gráfico atualizado em tempo real quais os canas que os pontos de acesso Wi-Fi na sua área estão utilizando, e então,com base nesse conhecimento prévio, você pode buscar um canal alternativo. Aqui no Hardware.com.br temos um artigo dedicado a esse tema dos canais de transmissão e a importância de escolher o mais adequado.

Para fazer essa troca você terá que acessar o painel administrativo do seu roteador, e nas configurações relacionadas ao Wi-Fi, alterar o canal (channel).

Altere a frequência da rede sem fio

Todos os dispositivos que usam conectividade Wi-Fi sem fio operam em 2,4 GHz. Isso significa que, com um grande número de dispositivos e redes, os sinais podem interferir entre si. Microondas e brinquedos com controle remoto também funcionam na mesma frequência. Muitos dispositivos, no entanto, já suportam conectividade de 5 GHz, que geralmente é muito menos congestionada e, portanto, a interferência é muito menor.

Se o seu roteador suportar frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, isto é, se ele for dual-band podemos ativar os ambas no painel do administrador do dispositivo ou deixar apenas um valor mais alto. Lembrando que você precisa garantir que todos os dispositivos que usamos possam operar a uma frequência de 5 GHz, caso contrário, a comunicação com eles será impossível. No entanto, devemos lembrar que, usando a frequência de 5 GHz, reduzimos o alcance.

Apesar da frequência de 5GHz ter alcance menor do que a de 2.4GHz, ela é capaz de transmitir mais dados por segundo porque é virtualmente livre de interferências. É possível, por exemplo, ter até 20 dispositivos de rede próximos operando na mesma frequência sem que haja perda de sinal ou velocidade de internet, saiba mais nesse artigo com a explicação completa desse assunto.

Alguns produtos podem dar um up na sua rede

Evidentemente que upgrades em termos de hardware também são válidos para melhorar o rendimento do Wi-Fi. Existem diversas formas de upgrade, desde a aquisição de um novo roteador – principalmente se o seu é compatível apenas com 2,4 GHz. Outro upgrade interessante, e que não é muito caro, é você recorrer ao repetidores via powerline, ou seja, a rede da Internet é espalhada usando a rede elétrica doméstica.

A instalação do powerline é extremamente simples. O kit padrão inclui pelo menos dois adaptadores. Um deles é conectado a uma tomada  perto do roteador e, em seguida, conectado a ele através de um cabo Ethernet ou sem fio, se o adaptador permitir.

Em termos de melhoria na cobertura, há uma outra solução, que está ganhando popularidade, os pontos de acesso mesh. Assim como o Wi-Fi, que distribui a internet pelos cômodos por meio do sinal transmitido pelo roteador, os aparelhos que possuem a tecnologia Mesh também se conectam a um roteador, porém, a distribuição não é feita a partir apenas dele. Para montar a rede Mesh, são usados pelo menos dois pontos de acesso.

Covr, modelo de roteador mesh da D-Link

O Wi-Fi distribui o sinal até o seu limite de alcance mesmo que a qualidade da conexão seja prejudicada. A rede Mesh busca o ponto de acesso mais próximo do usuário para garantir sinal de melhor qualidade. No Brasil existem diversas opções de roteadores com sistema Mesh.

 

Você também deve ler!

Dicas para melhorar a segurança do Wi-Fi doméstico

Como mudar a senha do Wi-Fi

Como realizar impressões por Wi-Fi

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X