Governo dá sinal verde para importação de roteadores Wi-Fi 6 com imposto zerado

Governo dá sinal verde para importação de roteadores Wi-Fi 6 com imposto zerado

Em um movimento estratégico para impulsionar investimentos produtivos e gerar empregos, o governo brasileiro deu sinal verde para a importação de roteadores Wi-Fi 6 sem a incidência de impostos. A medida, que também abrange outros produtos de informática e bens de capital, é uma resposta direta à necessidade de modernizar a infraestrutura tecnológica do país.

O Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, aprovou a isenção de impostos em uma recente reunião, efetivamente retirando a alíquota média de 11% que anteriormente incidia sobre esses bens.

Leia também
Claro lança nova banda larga de 750 Mb/s com Wi-Fi 6
Wi-Fi 6 (802.11ax): tudo o que você precisa saber sobre a nova geração wireless

Impacto significativo na indústria de tecnologia

Roteador

Os roteadores Wi-Fi 6, também conhecidos como padrão 802.11ax, são os principais beneficiados por esta medida. Eles operam em bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, proporcionando uma conectividade mais rápida e eficiente. No entanto, os roteadores Wi-Fi 6E, que funcionam na banda de 6 GHz, não estão incluídos nesta isenção.

Além dos roteadores, a lista de isenção de impostos inclui diversos outros produtos de tecnologia. Entre eles:

  • Terminais de videoconferência FullHD;
  • Telas 4K para fins educacionais;
  • Tablets com tela de 12 polegadas;
  • Unidades de SSD para uso empresarial;
  • Placas de circuito impresso;
  • Módulos solares fotovoltaicos;
  • Dispositivos robóticos para mapeamento 3D de ambientes externos.

Impulsionando investimentos e gerando empregos

A isenção de impostos não é apenas uma medida para modernizar a infraestrutura tecnológica do Brasil. Visa também estimular investimentos produtivos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a redução tarifária deve facilitar a importação de bens avaliados em um total de US$ 800 milhões.

A medida, que será válida até o final de 2025, é particularmente direcionada a produtos não fabricados no Brasil.

Estima-se que 80% desses produtos venham de quatro países: Estados Unidos, China, Alemanha e Itália. Esta estratégia está alinhada com o objetivo do governo de gerar empregos, à medida que os investimentos produtivos aumentam.

Uma decisão estratégica do governo

A isenção de impostos foi assinada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também preside o Comitê e é titular da pasta. No total, a medida abrange 628 itens, dos quais 64 são novos bens de informática e telecomunicações.

Com o sinal verde para a importação de roteadores Wi-Fi 6 com imposto zerado, o governo espera que a decisão estratégica gere um impacto significativo na indústria de tecnologia e na economia como um todo. Agora, resta esperar para ver como a indústria e o mercado responderão a esta iniciativa.

Fontes: Abranet, Folha de S. Paulo e Teletime

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X