Como realizar impressões por Wi-Fi

Como realizar impressões por Wi-Fi

Graças a comodidade dos novos modelos de impressora, que oferecem conectividade Wi-Fi, você consegue facilmente configurar para que todos em sua casa consigam mandar para a fila de impressão algum arquivo no seu smartphone ou tablet, por exemplo. É sobre isso que iremos tratar neste tutorial. Para este procedimento utilizamos uma impressora bem popular no mercado brasileiro, a L3150 da Epson.

Este modelo é uma multifuncional, com suporte ao Wi-Fi e que tem o sistema de tanque de tinta, a melhor alternativa hoje aos tradicionais modelos de cartucho. De acordo com a IDC o mercado de impressoras segue crescendo no Brasil, no terceiro trimestre deste ano, a alta foi de 3,3%.

Devido a algumas ações dos fabricantes em torno dos modelos de cartucho, neste período analisado (abril, maio e junho) as que são de tanque de tinta perderam um pouco do destaque. Foram vendidas 656.537 impressoras multifuncionais, deste montante, 261.556 (39,8) foram de cartucho de tinta, 260.353 (39,7%) foram tanque de tinta, 133.178 (20,3%) modelos a laser e 1.448 (0,2%) matriciais. Mesmo assim os modelos tanque de tinta representam o melhor custo x benefício atualmente para o uso doméstico.

Como comentamos no início, para este tutorial realizamos o procedimento no modelo L3150 da Epson, que faz parte da linha de impressoras EcoTank, que está presente no Brasil desde 2012. Já foram vendidas mais de 40 milhões de unidades dos modelos que compõe essa família de impressoras. Aqui no Hardware.com.br temos uma lista bem interessante com 10 opções de impressoras custo x benefício no mercado brasileiro.

Configurando a Epson L3150 para impressão por Wi-Fi

Bom, com a impressora devidamente instalada, você poderá realizar a parte inicial do procedimento de configuração diretamente por botões físicos localizados na própria impressora, uma configuração chamada de Wi-Fi Direct, ou então até mesmo pelo WPS, que depende de uma integração direta com o roteador.

Wi-Fi Direct

Essa é a maneira mais fácil de realizar o procedimento de configuração para a impressão via Wi-Fi, via tecnologia chamada Wi-Fi Direct. Graças a essa tecnologia você dispensa o roteador como intermediário nessa comunicação entre os dois pontos, é realmente integração mais direta, e sem a necessidade que o dispositivo que irá mandar algo para a impressão tenha que entrar na sua rede local, a comunicação é pura e simples com a impressora.

Embora você possa realizar a integração diretamente com o celular para realizar a impressão de um arquivo, recomendo que você também baixe o aplicativo EPSON iPrint (disponível para Android e iOS), já que a impressão fora do app deu erro em todas as tentativas que realizei, tanto em um Galaxy S8 quanto num Huawei Y9 Prime 2019.

Após baixar o aplicativo no seu celular, vamos retornar nossa atenção para a impressora. No painel da Epson L3150 há uma sequência de botões, para a configuração da impressão sem fio, iremos utilizar o botão Wi-Fi, e o que está ao lado dele, o estado de rede. Segure o botão Wi-Fi e aperte o botão estado de rede até que as luzes de ambos pisquem alternadamente. Depois solte os dois botões. Agora apenas a luz do Wi-Fi Direct (segundo LED, de cima pra baixo) continuará acesa. Agora aperte e segure o botão estado de rede por cerca de 7 segundos, automaticamente será impressa a folha de estado de rede, que reúne todas as informações necessárias para que você faça a ligação por Wi-Fi com a impressora.

Na página que foi impressa, busque a seção <Wi-Fi Direct>. Agora você precisa se atentar ao SSID, que é o nome do ponto de acesso gerado pela impressora, aquele que você deverá se conectar, e o password, a senha que será usada para a conexão com esse ponto de acesso, já que por padrão a impressora já vem configurada com o padrão de segurança WPA2.

Agora vá até o seu celular, nas configurações de Wi-Fi, e conecte ao ponto de acesso que você vu na folha do teste de impressão e insira em seguida a senha. Pronto, conectado. Agora retornaremos ao aplicativo EPSON iPrint. Na seção local, no app, você irá clicar sobre o nome listado abaixo, que será o mesmo do SSID da impressora configurada previamente. O aplicativo irá fazer uma nova checagem e mostrará que a impressora está como operacional, pronta para receber o arquivo que será impresso. Lembrando que para quem busca velocidade, ou até mesmo irá realizar a impressão de arquivos mais pesados, como fotos em alta resolução, a impressão via cabo ainda é a mais indicada, já que por Wi-Fi é uma lentidão absurda!

Configuração via WPS

Você também pode recorrer a uma configuração via WPS, que é uma maneira de à adição de um novo dispositivo em sua rede. O procedimento de configuração é bem simples: aperte o botão WPS em seu roteador e em seguida – em até 2 minutos após ter acionado o botão no roteador, aperte e segure o botão Wi-Fi na impressora por aproximadamente cinco segundos até que as luzes relacionadas ao Wi-Fi no painel da impressora pisquem alternadamente. Quando a luz ficar acessa de forma ininterrputa é o indicativo que a conexãoi foi realizada.

A partir desse momento a impressora passou a integrar sua rede local, e um endereço IP foi atribuido a ela. Uma forma de verificar isso, no caso da impressora da EPSON, é baixar o software Epson Connect Print Setup. Abaixo você pode ver a tela do software indicando o reconhecimento da L3150 em rede, com o endereço IP correspondente:

Após o reconhecimento você poderá prosseguir com o registo da impressora no Epson Connect. Prossiga digitando um endereço de e-mail e criando uma senha. Após o cadastro será gerado um endereço único que poderá ser utilizado como um meio remoto para realizar impressões. Entenda mais sobre essa tecnologia clicando aqui.

Como imprimir por Wi-Fi numa impressora que não conta com esse recurso de forma nativa

No caso da Epson L3150 estamos falando de um modelo que possui o recurso Wi-Fi integrado. Para modelos que não oferecem essa possibilidade você pode recorrer ao Google Cloud Print, impressão via nuvem.

Nesse caso, no entanto, você sempre deve ter o computador conectado à impressora e o Google Chrome aberto com o usuário conectado. A configuração é muito simples.

  • Com a impressora conectada ao PC, inicie o navegador Google Chrome e clique no no canto superior direito nos três pontos e depois em Configurações;
  • Em seguida, clique em Avançado na parte inferior da página;
  • No campo impressão, clique em Google Cloud Print;
  • Na próxima janela, clique em Gerenciar dispositivos Cloud Print;
  •  A janela deve exibir uma impressora disponível que esteja na mesma rede. Caso não tenha sido reconhecido, clique em adicionar impressoras;
  • Pegue o seu celular e abra um documento ou imagem que deseja imprimir;
  • Clique nos três pontinhos no navegador, que corresponde a área de configurações e depois em imprimir;
  • Toque no nome da impressora que você configurou e realize a impressão.

 

Você também deve ler!

Como abrir arquivos RAR no Windows, Mac OS, Android, iOS e online

Como atender ligações do seu celular Android com o aplicativo Seu Telefone no Windows 10

Como baixar, instalar e otimizar seus games com o GeForce Experience

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X