Logo Hardware.com.br
Alexandre Freire
Alexandre Fr... Zerinho Registrado
241 Mensagens 5 Curtidas

Estão vendendo o nosso Linux como fosse windows

#1 Por Alexandre Fr... 07/11/2006 - 02:28
Neste final de semana 05/11/06 fui em um evento sobre software livre em São Paulo uma "feira" chamada de conisle.
No evento havia varias palestra sobre software livre mas o alvo principal era mesmo o linux,estavão no evento representantes de algumas distribuções linux entre eles : ubuntu, slakware, fedora e muitos outros havião computadores para uso livre,venda de livros e distribuição gratuita de brindes.
Um dos maiores stands que se apresentava me chamou muito minha atenção pois OS CANALHAS ESTAVÂO VENDENDO O NOSSO LINUX ... fiquei tão nervoso em ver total desrespeito pelos que lutarão e lutão pelo software livre que fui conversar com um dos representantes da distribuição era o engenheiro do grupo,ele era bem antipatico coisa que não me surpriendeu vindo de alguem que é um traidor da comunidade, entre várias asneiras ele sujeriu que ele não era obrigado a trabalhar de graça então quando perguntei porque ele não fazia como a maioria que faz software para window$ assim não sujaria o nome do pinguim ele não teve resposta.
O systema deles era em outras palavras um debian e se chamava BLANES seguia o padrão dos sofwares proprietarios igual ao o window$, tinha que por numero serial para instalar e ativar o systema depois de instalado só podendo instalar em uma máquina por licença que no meu ponto de vista é um roubo, parecendo mais ou menos com o window$ Me ou 2000 na verdade ele era um linux comum com um modo gráfico criado para se parecer com o window$ parece ironia do destino que é só algo parecer com o window$ para que eles explorem o povo.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre esta porcaria de systema.
Dyego Sousa
Dyego Sousa Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 38 Curtidas
#2 Por Dyego Sousa
07/11/2006 - 03:56
Qual é a traição? Eles trabalham e são pagos por isso. Alguma contradição aí?

Tirei aqui uns trechos da wikipedia sobre software livre:

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. A liberdade de tais restrições é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial).
...
Tais liberdades não fazem referência aos custos envolvidos. É possível que um software-livre não seja gratuito. Quando gratuito, empresas podem explorá-lo comercialmente através do serviço envolvido (principalmente suporte).
Doação de distros Linux rindo_atoa.gif

"porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão." Mat 26:52
Jose Monteiro
Jose Monteir... General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 135 Curtidas
#4 Por Jose Monteir...
07/11/2006 - 07:29
Eles podem vender e os empurradores de mouse que tiverem dinheiro podem pagar. Desde que eles mantenham o código livre para consultas e mudanças, não estarão infringindo a GPL.
Agora, quem é realmente um Linuxer, e não apenas um modista, nunca vai pagar por uma distro que tem como (des)vantagem apenas a semelhança com um SO proprietário monopolista.
Existem 10 tipos de pessoas: aquelas que entendem binário e aquelas que não entendem.
netw0rk g33k
netw0rk g33k Super Participante Registrado
732 Mensagens 13 Curtidas
#6 Por netw0rk g33k
07/11/2006 - 08:28
Também concordo, os caras estão ganhando o pão dele. Assim como muitos de nós também ganhamos todos os dias. eu por exemplo trabalho em uma empresa que vende (sim, vende) uma distribuição própria, baseada no Debian, com solução de firewall, e-mail e QOS, além de outras funcionalidades. Eu trabalhei muito no desenvolvimento desta distro, muitas noites sem sono fazendo testes e mais testes... nada mais justo que cobrar algum valor por isso de uma empresa, ou mesmo de várias empresas.Como disse o Ptarso_Gel, "vende quem pode compra quem quizer, existem várias opções gratuitas no mercado".
Linux User #415511
Mikrotik MTCNA #MKBR0039
Mikrotik MTCRE #1010RE004

Mikrotik MTCINE #1010INE006
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
51.3K Mensagens 3.8K Curtidas
#7 Por apimente.br
07/11/2006 - 08:39
"Alexandre Freire"
Um dos maiores stands que se apresentava me chamou muito minha atenção pois OS CANALHAS ESTAVÂO VENDENDO O NOSSO LINUX ...

Bem, no que me diz respeito não compraria. Mas é importante que se tenha em mente que Software Livre não é sinônimo de Software Grátis.
Que quem fala Inglês faça essa confusão é compreensível pois "free" pode ser livre ou grátis, mas em Português existe uma palavra para cada sentido, assim não justifica a confusão.
"FSF"
Free as an idea, not as free beer.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar.

Sezaru
Sezaru Veterano Registrado
1.8K Mensagens 5 Curtidas
#8 Por Sezaru
07/11/2006 - 08:45
Depende.. ao meu ponto de vista existem ótimas distribuições pagas (leia-se de passagem mandriva) e existem aquelas que o cara simplesmnte deixa com cara de rwindows e tenta vender para os desinformados.. eu lembro de um tempinho atraz algum forum sobre uma distro simplesmente ridicula.. tinah a cara do rwindows (alias chavaga a conseguir ser mais feio que rwindows), praticamente não vinha com nada.. se não me engano o código fonte era um link para o debian.org... e os programas eram todos renomeados com nomes de programas rwindows (word excel etc)..
Me parece ser desse mesmo patamar essa distro.. eu simplesmente não compraria, não recomendaria e ainda falava mal :P
Abraços
Conrad Gentoo 3.0.2 GNU/Linux | No-sources/Reiser4/Xorg 7.1/XFCE4/XGL/~x86
Doação de distros Linux
4-3-3 É SÃO PAULO MULEKE!
Satoshi:
Meu gutural agudo é IDÊNTICO à voz do pato Donald <-LOL
Fighting Falcon
Fighting Fal... General de Pijama Registrado
6.1K Mensagens 8 Curtidas
#9 Por Fighting Fal...
07/11/2006 - 08:47
NeoBlink disse:
Acredito que eles possam vender, mas não podem proibir alguém de usar como quiser, fazer quantas cópias quiser, ou ter acesso ao código fonte.....


Exatamente. Como menciona o trecho extraído da wikipedia, o ganho vem com a prestação de serviço. "Fechar" o código, ou mesmo impedir que o usuário faça cópias em quantos PCs quiser, viola sim a GPL wink.png
xingamentos.gif
Marcelo de Matos Soeiro
Marcelo de M... Super Zumbi Registrado
13.3K Mensagens 159 Curtidas
#10 Por Marcelo de M...
07/11/2006 - 08:56
Mesmo que os mais puristas defendam a não venda de qualquer sistema Linux, como já bem explicado por nossos companheiros, ela não é proibida, alías, o próprio Stallman ganhou algum com o EMACS. Mandriva tem versões pagas. Muitas têm. O que temos que nos prender é que sempre existirão alternativas gratuitas, para quem não desejar pagar. Portanto, creio que sua revolta não tem razão de ser.
Fique com Deus.
Mandriva 2010.2 | GNOME 2.30 | Xfce 4.6.1 | KDE 4.5.5
Linux User 169925
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (Jl 2:32)
Linux.Games
Linux.Games Membro Senior Registrado
303 Mensagens 2 Curtidas
#13 Por Linux.Games
07/11/2006 - 11:37
Tem empresas que vendem licenças de distros que eles desenvolveram, quer dizer, eles pegaram uma distro livre e adicionaram recursos e softwares proprietários desenvolvidos por eles (eles combram licenças em relação a aos softwares desenvolvidos por eles que vem junto com a distro que eles personalizaram).

Eu não vejo mau nenhum em pessoas terem criatividade para ganhar dinheiro com Linux, é justamente esta ideia de que "software livre tem que ser de graça", se usar linux "não terei que pagar licenças" é que faz com que muitos programadores não desenvolvam softwares para linux.

A maioria das distros linux é Livre, mas se você quiser usar o Quake 4 no linux você tem que pagar pela licença do Quake4.

Eu incentivo todo programador a desenvolver soluções proprietárias para linux, por que isso fortalece o linux, quanto mais programadores estiverem do nosso lado melhor.

O Blanes tem alguns recursos proprietários e por isso o cidadão estava vendendo a distro dele.

O blanes já foi totalmente livre, mas ninguém ajudou no projeto, então a equipe que desenvolveu o Blanes esta desenvolvendo soluções proprietárias para linux.

E algumas soluções competitivas deles não podem ser livre, por que se fosem livre, alguns concorrentes usariam o código deles para fazer uma concorrencia predatoria para com eles usando o codigo deles.

Um exemplo é o Nessus que atualmente tem o código fechado, por que a equipe que vivia fazendo pesonalizações do nessus para empresas, estavam vendo o código deles usado por outras empresas contra eles.

Se alguém quiser desenvolver softwares livre para linux eu apoio.
Se alguém quizer desenvolver softwares proprietários para linux eu apoio.

Até mesmo as equipes desenvolvem distros livres para linux, usam os conhecimentos delas para ganhar a vida.

Boa sorte a todos.
Marcelo de Matos Soeiro
Marcelo de M... Super Zumbi Registrado
13.3K Mensagens 159 Curtidas
#14 Por Marcelo de M...
07/11/2006 - 12:33
Essa questão do Nessus é interessante... digamos que eu seja o 'dono' do projeto, se quiser sair, bom, para não dizer que saio com uma mão na frente e outra atrás, a única coisa que poderei levar é o código que desenvolvi, certo?!?!
Fiquem com Deus.
Mandriva 2010.2 | GNOME 2.30 | Xfce 4.6.1 | KDE 4.5.5
Linux User 169925
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (Jl 2:32)
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal