Logo Hardware.com.br
jose-marquez
jose-marquez Novo Membro Registrado
1 Mensagem 2 Curtidas

Kurumin - Cinco perguntas para antigos usuários.

#1 Por jose-marquez 12/06/2023 - 11:16
Óla, se você utilizou o KURUMIN, ou entente sobre, queria pedir para que pudesse me responder essas cinco perguntas, as repostas serão destinadas ao meu trabalho acadêmico sobre Sistemas Operacionais tendo o KURUMIN  como tema.

1 - Por que você escolheu utilizar o Kurumin como seu sistema operacional na época em que estava ativo?

2 - Qual era a diferença do Kurumin para os SO da época? O Kurumin tinha algum recurso exclusivo ou inovador em relação a outros sistemas operacionais Linux da época?

3 - Quais recursos ou funcionalidades você acreditava que faltavam no Kurumin que poderiam ter melhorado ainda mais sua experiência de uso?

4 - Como você descobriu o sistema operacional Kurumin e o que te motivou a experimentá-lo pela primeira vez?

5 - Quais eram as especificações de hardware do seu computador na época em que você utilizava o Kurumin como sistema operacional e quais softwares e aplicativos você costumava utilizar com mais frequência?
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
52.2K Mensagens 4K Curtidas
#2 Por apimente.br
12/06/2023 - 12:09
  1. Pelos scripts que facilitavam as coisas no Kurumin
  2. Os ícones mágicos
  3. Não lembro
  4. Aqui no Fórum
  5. Pentium III



Movido da sala "Papo Aberto" para a sala "Outros temas GNU-Linux, FreeBSD e Software Livre "

Por gentileza, observe a descrição das salas antes de criar um tópico nela.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Não alimente os trols!

ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
7.1K Mensagens 2.2K Curtidas
#3 Por ivoaudio
12/06/2023 - 15:19
1 - Funcionava bem nos meus computadores.

2 - Ícones mágicos, scripts explicados, segurança contra pragas existentes na época.

3 - Não lembro de faltar alguma coisa. Não reclamaria que não rodava software exclusivo para outros sistemas operacionais.

4 - Acho que foi por um CD em uma revista.

5 - K6-II, placa PCChips com tudo onboard, inclusive um modem que só funcionava em Windows e no Kurumin (testei várias distros Linux nele)...

Usava mais navegador web, leitor de e-mails KMail, alguma suíte de escritório...
Jazz rocks!
---
PH
PH Cyber Highlander Registrado
63.5K Mensagens 11.1K Curtidas
#4 Por PH
12/06/2023 - 15:32
jose-marquez disse:


Boa tarde!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim! 

1) Instalei pelo fato de ser criado pelo fundador desse fórum e site mãe (Carlos E. Morimoto), e porque tinha muitas informações do seu desenvolvimento e um suporte direto muito bom aqui no fórum! 

2) O recurso principal do Kurumim para mim, era o reconhecimento do hardware e a interface amigável, pois isso facilitou para muito entrar no Mundo Linux. Uma época que a maioria dos S.O. Linux, tudo tinha que ser instalado na mão, dessa forma, um usuário leigo não conseguia fazer funcionar outras distribuições Linux de forma simples como o Kurumin fez! 

3) Um melhor reconhecimento de hardware, apenas de reconhecer muita coisa, falhava em outras.

4) Respondi na primeira resposta.

5) Não lembro, mas deveria estar com um Pentium 4, Duron ou Athlon XP 1800+...
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. Mateus 10:33

A ajuda no fórum, vai de acordo com o conhecimento de quem pergunta, pois ser muito técnico, só mostra que "sabe", mas pode não ajudar muito quem não sabe. Sou do tempo que não se usa IA para responder!
faguirre
faguirre Super Zumbi Registrado
4.2K Mensagens 1.5K Curtidas
#5 Por faguirre
13/06/2023 - 08:40
1 - Por causa do suporte facilitado a um softmodem para conexão discada.

2 - Os scripts de configurações do Morimoto.

3 - Não lembro.

4 - Descobri o Kurumin aqui no fórum e junto com o gnumeric foi como consegui gerar gráficos de uma tabela com 500.000 linhas no meu computador.

5 - AMD Sempron 2200+ 512Mb Ram, Editores de texto, compiladores e planilhas.
cyberfoca
cyberfoca Super Zumbi Moderador
2.1K Mensagens 1.2K Curtidas
#6 Por cyberfoca
13/06/2023 - 21:04
minhas respostas:

1 - para navegar na internet sem me preocupar com vírus, trojans ou depender de um anti-virus atualizado. na época, eu tinha dois HDs e sempre tive o cuidado de nunca deixar os arquivos de um ter algum tipo de contato com os arquivos do outro.

2 - algumas coisas (minha impressora, por exemplo) não funcionavam no Kurumin, ou por não ter drivers próprios ou pela engenharia de códigos necessária ser tão complicada que eu nem me animava a tentar fazer funcionar. mas os scripts da época que vinham nele ajudavam muito e isso era uma vantagem comparando ás outras distribuições.

3 - maior suporte a hardware, compatibilidade com alguns formatos de arquivo (na época, nem tinha como abrir arquivos .DOC ou .XLS sem detonar o layout). também tinham aplicativos - não apenas no Kurumin - que apesar da boa vontade em oferecer alternativas no mundo do software livre, não eram funcionais ou robustos o suficiente para serem usados no cotidiano.

4 - num artigo do Guia do Hardware

5 - eu tinha um AMD K7, não lembro quantos Gb de RAM, dois HDs de 32 e 64 Gb (se não me engano) e usava o navegador Thunderbird (pai do firefox) e o KPPP como discador - internet discada
frc_linux
frc_linux Membro Junior Registrado
45 Mensagens 26 Curtidas
#7 Por frc_linux
14/06/2023 - 10:57
jose-marquez disse:

‎1 + 4 = Eu comprava todo tipo de revistas sobre Linux, pelo menos desde 2001, lia os tutoriais, testava os CDs que vinham de brinde, e tentava "colocar em prática" (sem muito sucesso). O primeiro que consegui usar para qualquer finalidade concreta foi um Live CD do Kurumin, que verificava o hardware, configurava automaticamente, e já "entregava" uma sessão Live (com KDE), pronta para usar, com inúmeros aplicativos, ferramentas de configuração e de instalação de novos aplicativos etc. Passei alguns anos apenas rodando sessões Live, mas só em 2007 finalmente instalei o Kurumin, que usei por mais de um ano, até 2009.

2 = Os CDs de várias outras distros "entregavam" apenas um prompt, a partir do qual, o usuário teria de "se virar" para instalar o SO, usando comandos. Hoje sei que o Mandrake era mais "amigável", mas acho que não veio nenhum CD dele veio de brinde, entre as revistas que comprei.

3 = Não cheguei a sentir falta de recursos adicionais no Kurumin. Apenas meu scanner LED só tinha 1 driver comunitário, que apresentava um pequeno defeito nas primeiras linhas, mas isso não se devia ao Kurumin, e sim, à falta de cooperação do fabricante.

4 = Meu PC era um monstrengo. De início, era um AMD montado em 1994, mas passou por 2 upgrades, no 1º dos quais troquei a CPU para Intel, no final dos anos 1990; e o 2º upgrade foi em 2003 ou 2004. Não lembro mais as especificações técnicas após esse 2º upgrade. O Kurumin  5.1 e 7.0r3 se instalaram e funcionaram perfeitamente.

Com o fim do Kurumin, adotei o Kubuntu, por vários anos. Em 2016, fiz algumas anotações, a partir de algumas sessões Live CD do Kurumin 7.0r3.
6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz
TUF B360M-PLUS GAMING/BR - ASUSTeK COMPUTER INC.
Intel Corporation UHD Graphics 630 (integrated)
Memory: 15.5 GiB of RAM
http://byteria.blogspot.com/
gelinski
gelinski Super Participante Registrado
682 Mensagens 27 Curtidas
#8 Por gelinski
23/08/2023 - 11:04
1) Por que o sistema respondeu muito bem no meu computador. Até mesmo não tive problemas pra acessar à internet dial-up, numa época que era um inferno fazer isso, por que precisava configarar os hard/softmodens e os cambal. Quando rodava ele, parece que já entendia o que tinha que fazer e já deixava tudo pronto. Deixava rodando como live CD pra ir brincando um pouco, junto cum um do Mandriva que tinha e usava quando queria experimentar. Assim acabei instalando em dual boot com o Windows XP, até acabei usando mais vezes que o próprio Windows.
2) Acho que esse lance do live CD era sensacional, ainda mais já deixando o ambiente quase todo pronto, quase não tinha o que mexer se fosse fazer algo básico, além de ser mais leve.
3) O defeito do Kurumin foi ter sido descontinuado. Agora lendo os demais posts da turma daqui, bateu até uma nostalgia...
4) Eu não tinha condições financeiras pra bancar Internet na época, a banda larga era lenta demais e pouco acessível, demorou anos pra chegar no meu bairro. Não costumava comprar revistas e tal, mas certo dia parei numa banca de revista perto da rodoviária de Curitiba durante um passeio pelo centro, aí comecei a olhar as prateleiras e me deparei com uma revista de Linux que vinha com um CD dentro. E esse CD era justamente um live CD do Kurumin, e dentro da revista explicando como funcionava. Aí, curioso que sou, fui lá e experimentei. Edit: era a versão 6, depois consegui atualizar para a 7 quando consegui um trampo numa lan house e baixei a ISO por lá.
5) Não vou lembrar de cabeça, fazem quase 20 anos já... Lembro que era um Celeron (mesmo pra época, era um computador bem fraco), com HD de 40 GB e 128 MB de RAM.
"Para que um soldado ame a sua arma, ele deve compreendê-la e saber que ela não o trairá." - Mikhail Kalashnikov

"Ex-namorada é como comprar um carro que já foi seu: vem com o mesmo defeito, só que mais rodado." - Eu mesmo rindo_ate_agora.png
jaguar_boadica
jaguar_boadi... Veterano Registrado
1.1K Mensagens 122 Curtidas
#9 Por jaguar_boadi...
08/03/2024 - 14:10
jose-marquez disse:


1 - Porque o Linux era novidade pra mim e os instaladores eram confusos e pouco amigáveis;
2 - Era o único que rodava em LiveCD e era mais fácil de se obter do que as outras distribuições que vinham em dois ou mais CDs;
3 - O problema do Kurumin nunca foi falta de funcionalidades, foi o marketing ruim, a falta de colaboradores e a descontinuação do projeto;
4 - O meu ingresso no Linux foi só por curiosidade, comprei uma revista com o Conectiva Linux 2.0 mas não sabia bem como instalar o sistema, além disso, tudo era muito difícil, poucas referências, falta de compatibilidade, e foi uma luta pra fazer o meu softmodem PCI funcionar no Linux, mas consegui pelo Kurumin, depois disso conheci o SuSE 9.2 e deixei o Kurumin;
5 - Era um AMD K6-2 550MHz com 64MB de RAM, placa mãe SY-5EHM, 30GB de HD e placa de vídeo S3 Savage4 3D de 32MB AGP
Lenovo M75S Gen 2 SFF

Ryzen 5 Pro 5650G || 32GB DDR4-3200 Samsung || 512GB M2 || Nvidia Quadro T1000 8GB
CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.7K Mensagens 2.8K Curtidas
#10 Por CyberMaximus
08/03/2024 - 15:00
1 - Por que você escolheu utilizar o Kurumin como seu sistema operacional na época em que estava ativo?
R. Começei a acompanhar o GDH e o Morimoto.

2 - Qual era a diferença do Kurumin para os SO da época? O Kurumin tinha algum recurso exclusivo ou inovador em relação a outros sistemas operacionais Linux da época?
R. Era me português, tinha uma interface mais amigável, tinha uns scripts q facilitavam a configuração feitos pelo Morimoto.

3 - Quais recursos ou funcionalidades você acreditava que faltavam no Kurumin que poderiam ter melhorado ainda mais sua experiência de uso?
R. Não sei, não tinha tanta experiência em Linux na época, mas o Kurumin já era bastante completo.

4 - Como você descobriu o sistema operacional Kurumin e o que te motivou a experimentá-lo pela primeira vez?
R. Através do GDH.

5 - Quais eram as especificações de hardware do seu computador na época em que você utilizava o Kurumin como sistema operacional e quais softwares e aplicativos você costumava utilizar com mais frequência?
R. Era um Duron 1.6Ghz com 256MB de ram, eu usava mais pra testes mesmo.
liliane-caculinha
liliane-cacu... Novo Membro Registrado
13 Mensagens 4 Curtidas
#12 Por liliane-cacu...
09/03/2024 - 21:07
Boa noite!


1 - Por que você escolheu utilizar o Kurumin como seu sistema operacional na época em que estava ativo?

R: Foi a distribuição mais fácil de utilizar à época. Até o Tux era lindo de cocar.


2 - Qual era a diferença do Kurumin para os SO da época? O Kurumin tinha algum recurso exclusivo ou inovador em relação a outros sistemas operacionais Linux da época?

R: Eu gostava de poder rodar o kurumin direto do CD, sem a necessidade de instalar.


3 - Quais recursos ou funcionalidades você acreditava que faltavam no Kurumin que poderiam ter melhorado ainda mais sua experiência de uso?

R: Não sei se era uma característica exclusiva do Kurumin, mas as instalações eram manuais demais. Não era tão plug and play para o Windows. Dificultava ficar baixando mais coisas, já que a internet discada era muito demorada. 

4 - Como você descobriu o sistema operacional Kurumin e o que te motivou a experimentá-lo pela primeira vez?

R: Descobri em fóruns como este na internet. Esses foruns sempre nos ajudam muito. O que me motivou foi a facilidade de uso e o que me atraiu foi  a aparência do Tux (Lindinho)


5 - Quais eram as especificações de hardware do seu computador na época em que você utilizava o Kurumin como sistema operacional e quais softwares e aplicativos você costumava utilizar com mais frequência?

R: Isso não vou lembrar com detalhes, mas utilizava o windows contrariada pelo preço, como tudo era caro e a pirataria estava em alta, para fugir dessa desgraça, tentei muito usar o Linux. Infelizmente não consegui.  No Kurumin, eu não lembro o que eu usava, pois não cheguei a usar de fato, foi mais uma experiencia com o Linux. Gostaria que tivesse dado certo. Lembro que o meu processador era um Athlon sei lá o que, com pouca memória.
Gigabyte Aorus B760M Elite, Intel I5 14600k, WC Deep Cool LE500,
SSD Kingston nv2 1TB, SATA WD 250GB, Seagate 2TB, Geforce RTX 4060,
32Gb Ram DDR5 (2x16GB), Fonte Nidus 500, Gabinete DS900 Darkflash
Hector
Hector General de Pijama Registrado
4.4K Mensagens 81 Curtidas
#13 Por Hector
14/03/2024 - 09:43
Minhas respostas:

1 - Por que você escolheu utilizar o Kurumin como seu sistema operacional na época em que estava ativo?
R.: Pela comunidade bastante ativa e brasileira, principalmente do GdH.

2 - Qual era a diferença do Kurumin para os SO da época? O Kurumin tinha algum recurso exclusivo ou inovador em relação a outros sistemas operacionais Linux da época?
R.: O outro SO era o Windows (que eu usava desde o Windows 95)... Então, Linux na época para mim era novidade. Aquele KDE com o papel de parece do Kurumin era lindão... Ainda dava para fazer diversas personalizações. Com relação a outras distribuições Linux, os ícones mágicos me chamavam muita atenção. Eram scripts que automatizavam muitas tarefas que em outras distribuições, tu ia ter que fazer manualmente e seguindo algum tutorial. Eram uma mão na roda.

3 - Quais recursos ou funcionalidades você acreditava que faltavam no Kurumin que poderiam ter melhorado ainda mais sua experiência de uso?
R.: Jogos. Usava o Windows sobretudo por causa dos jogos... Mas não é algo especificamente do Kurumin, mas do Linux como um todo...

4 - Como você descobriu o sistema operacional Kurumin e o que te motivou a experimentá-lo pela primeira vez?
R.: Descobri através do próprio site guiadohardware.com.br (hoje hardware.com.br), do criador do Kurumin, sendo que o Linux em si eu descobri através daquelas revistas de informática que vendiam nas bancas. O Kurumin seria a primeira distribuição que eu ia testar, mas na época, tinha um computador com placa-mãe da PC-Chips que ele não iniciava de jeito nenhum, aí testei o Slax. Só depois que troquei a placa-mãe (por que a PC-Chips queimou) por uma Gigabyte que fui testar o Kurumin. A motivação foi a mesma resposta da pergunta 1.

5 - Quais eram as especificações de hardware do seu computador na época em que você utilizava o Kurumin como sistema operacional e quais softwares e aplicativos você costumava utilizar com mais frequência?
R.: Usava um computador com processador AMD Duron 1GHz, 256 MB de RAM, HD 20 GB, internet era DSL 256 kbps e tinha um gravador de CD da LG. Ah, o monitor era da Samsung CRT de 14".


cyberfoca disse:


O nome era Firebird (que também usei), depois renomearam para Firefox por que já tinha um banco de dados de mesmo nome...
Linux Counter #371527
dsgoncalez
dsgoncalez Membro Senior Registrado
271 Mensagens 26 Curtidas
#15 Por dsgoncalez
22/10/2024 - 20:05
1 - Estava iniciando no mundo LInux, e uma "versão Br" parecia adequada para o propósito, já que havia tido contato com uma delas: o Conectiva.

2 - Ícones Mágicos!!! Havia um botão para praticamente todas as configurações necessárias para configurar seu hardware, e instalar diversos softwares.

3 - Na época, não me faltava nada.

4 - Descobri através do próprio site Hardware.com (na época, Guia do Hardware), já que estava pesquisando sobre Linux, e achei essa distro brasileira.

5 - Vixe, nem me lembro das especificações, kkkk... De aplicativos, navegava na Net e fuçava no Kylix (estava aprendendo a programar), além de ficar personalizando o saudoso KDE 3.x.
arkGreen">Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE. observe.png
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal