Logo Hardware.com.br
Dersteiro
Dersteiro Zerinho Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas

Vários roteadores e um servidor DHCP

#1 Por Dersteiro 22/03/2024 - 19:54
Boa noite, tenho uma rede interna com vários computadores ativos, e estou observando o meu DHCP do Windows Server está lotando muito rápido, fiz um teste do meu celular conectando em vários roteadores espalhados e quando entrei no DHCP observei que a cada conexão eu obtive um IP diferente, é possível resolver este problema? alguns roteadores estão em modo Bridge.
Responder
CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.4K Mensagens 2.7K Curtidas
#3 Por CyberMaximus
23/03/2024 - 08:09
Seja bem vindo ao fórum!

Mano, vc deve ter configurado os roteadores cada um com uma rede, deve tá usando alguns com o sinal chegando pela porta wan, enfim, pode ser N coisas.
O ideal é vc usar roteadores corporativos pra fazer isso, mas por enquanto vc precisa fazer a sua rede de wi fi ser uma rede só, e configurar todos como bridge.
Dersteiro
Dersteiro Zerinho Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por Dersteiro
23/03/2024 - 17:22
Fiz um teste aqui, configurei dois roteadores (Intelbras WRN 300) colocando um IP da minha rede neles, logo depois desativei o DHCP de ambos, e fui verificar utilizando meu celular para acessa-los. No meu celular obtive IP da minha rede, só que foram IPs diferentes, ou seja, um celular utilizou dois IPs do meu servidor DHCP. Eu estava pensando que por colocar os roteadores com IP da rede local e por ter um windows server com DHCP ativo ele entenderia para entregar o mesmo IP para aquele determinado dispositivo, assim eu economizaria IPs do meu range. Esta é um possibilidade? Obrigado!
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61K Mensagens 10.6K Curtidas
#5 Por PH
24/03/2024 - 08:03
Bom dia!

Se tiver mais de um servidor DHCP na mesma rede vai ter problemas, pois o que subir primeiro disponibiliza IP, mas na hora que tiver a renovação de IP ou disponibilidade de um dos servidores DHCP o outro assume. Se conectar na porta WAN dos roteadore, não precisa destivar o servidor DHCP, mas o range de iPs vai ser o fornecido pelo roteador. Tem uma emprea que presto suporte que tem vários roteadores, todos conectados na porta WAN, mas que acessa via wi-fi, não tem aceso a rede interna.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
TallStar2
TallStar2 Zerinho Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#6 Por TallStar2
28/03/2024 - 15:18
Tive um problema semelhante quando trabalhava como técnico na Penalty Shoot Out e aqui está como o resolvi. Para resolver o problema de lotação rápida do DHCP, você pode tentar algumas soluções. Primeiro, verifique se os roteadores em modo bridge estão configurados para encaminhar as solicitações DHCP para o servidor central. Em seguida, certifique-se de que o servidor DHCP tenha um pool de endereços grande o suficiente para a quantidade de dispositivos na rede. Além disso, você pode ajustar o tempo de concessão de IP para liberar os endereços mais rapidamente quando não estiverem em uso.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal