Logo Hardware.com.br
goomboom
goomboom Super Participante Registrado
920 Mensagens 10 Curtidas

Transformar winuser em linuxer

#1 Por goomboom 13/08/2006 - 13:24
Pessoal vocês tem recomendações de como instalar o linux (somente) em um pc onde o usuário faz as coisas básicas ?(vídeos,música,msn)

Na minha opinião uma das coisas importantes são:
Ensinar a filosofia do projeto GNU.

Por favor, sem flames :wink:
Netsky.Q
Netsky.Q Membro Senior Registrado
326 Mensagens 6 Curtidas
#4 Por Netsky.Q
13/08/2006 - 13:53
Pode até comentar alguns benéficos do Linux, mas não gaste em "rosas para jogar num chiqueiro". Com está frese quero dizer que não gaste muito seu tempo com pessoas que você percebe que não tem nenhum interesse no que você está falando. Eu entendo você, que fica indignado ao saber que o vizinho reinstalou um copia pirata do Windows três vezes no último mês por causa dos vírus e outras pragas, mas se você comenta que o Linux não tem tantos problemas com segurança e mesmo assim ele da volta e liga para um técnico formatar pela quarta vez, então deixa assim mesmo. Se a pessoa se achar interessada, então você primeiro dá uma olhada no equipamento, e dependendo das características e o hardware você escolhe a distribuição Linux que vai instalar no micro do cara. Se perceber que um determinado dispositivo como um scanner ou que for que ainda não tiver compatibilidade nenhuma (hardware chi-chum-WiN tem por tudo), aí você o melhor que pode fazer é propor instalar um dual boot. Dessa maneira a pessoa vai conhecendo Linux, navega com segurança, conversa online pelo aMSN ou Gaim, em fim faz tudo no Linux com mais segurança, só que você deixa o Windows na outra partição para os amigos e familiares não incomodar, ele poder usar esse scanner que só funciona em Windows por falta de vergonha do fabricante e até a plataforma Linux ficar melhor em games o filho do cara pode se alugar com seus games no Windows. O cara tem seu Linux, a familia tem seu Win (enquanto funcionar) e todos são felizes. Não tenta convencer alguém que não entende, não vale a pena o tempo dispensado. Me desculpa o texto tão cumprido, me encarnei :roll:
goomboom
goomboom Super Participante Registrado
920 Mensagens 10 Curtidas
#5 Por goomboom
13/08/2006 - 14:31
jecavc e Netsky.Q, obrigado pelas suas opiniões.
Acho que para instalar o Linux,a pessoa deve aprender e entender a filosofia do software livre e não um outro usuário sanguessuga que só quer saber dos recursos do pinguim. Acho que o linux não domina hoje por falta de conscientização das pessoas.

Ia fazer o vizinho de teste, ele tem um filho, no entanto os dois fazem as coisas casuais de usuário padrão. Por isso queria só instalar o linux, na condição que ele entendesse o que estou faznedo , como também daria suporte incondicional a ele.


Então :

1º O vizinho deve aceitar a instalação do linux em dual ou sozinho
2º Verificar o equipamento (se tiver hardware incompatível ,obrigatoriamente instalar em dual)

3º Ensinar os processos do começo ao fim da configuração do linux
tanto a filosofia ,como aplicativos ,etc..
Se vocês tiverem recomendações de como fazer isso ,poste aqui..

4º prometer suporte básico ,limitado ,incondicional e sem custo ao vizinho principalmente se tiver somente o linux na máquina.Bem dificil!
Por exemplo:
gravar cds
escutar música
configurar a webcam
e, no máximo, só mostrar onde se aprende mais (só mostrar viu?)

Tem mais? poste aqui smile.png
Netsky.Q
Netsky.Q Membro Senior Registrado
326 Mensagens 6 Curtidas
#6 Por Netsky.Q
13/08/2006 - 15:02
goomboom
prometer suporte incondicional e sem custo ao vizinho principalmente se tiver somente o linux na máquina.Bem dificil! ...

:?: Jamais! Isso é loucura :lol:

O máximo que você pode fazer é deixar tudo configurado e funcional. Caso a pessoa for muito apegada ao Windows, então coloca algum tema que simula estar naquele ambiente, mas aí realmente perde um pouco o encanto da mudança. Se a pessoa sabe clicar num mouse e já utilizou Windows, essa pessoa pode utilizar Linux sem problemas. Até que vai ser mais fácil porque o menu "iniciar" do Linux é ordenado por critério e não tudo bagunçado. Você pode ficar até duas horas mostrando os programas de uso diário e depois continuar sua vida, ou você vai instalar Linux para o vizinho de graça, e ainda colocar uma barraquinha no jardim da casa dele por se de madrugada precisa saber como abrir o navegador Firefox? Linux até que para os amigos que não tem muita intimidade eu já instalei sem cobrar, mas para clientes tem cu$to por cada minuto do meu trabalho. Linux não quer dizer tudo grátis! Tudo free! Nada tem valor! Você pode trabalhar com Linux e software livre e é claro obtendo um lucro monetário com isso e não é pecado receber pelo seu tempo e conhecimento. :wink:
goomboom
goomboom Super Participante Registrado
920 Mensagens 10 Curtidas
#7 Por goomboom
13/08/2006 - 15:13
Netsky.Q
:?: Jamais! Isso é loucura :lol:

O máximo que você pode fazer aparte de deixar tudo configurado e funcional, é ...



Sim, mas esse suporte incondicional que eu digo não é para sempre,logo a tendência de que ele peça a minha ajuda vai diminuindo.
So vou ensinar as coisas básicas como o sistema de arquivos, como gravar um cd de música, configurar a internet ,etc. O vizinho é tão conformado que nem isso sabe no windows direito, por isso que disse suporte incondicional.
Nada de fstab e shellscript !

Tenho que mudar essa linha de suporte incondicional.
Marcelo de Matos Soeiro
Marcelo de M... Super Zumbi Registrado
13.3K Mensagens 159 Curtidas
#8 Por Marcelo de M...
14/08/2006 - 17:47
Bom, Goomboom, já que você tem o Fedora 5, uma opinião: cuidado!!! Não com a distro em si, mas, para fazer o multimídia dela funcionar a contento, envolve baixar toneladas de programas, caso se opte pelo KDE... além de não ter codecs de áudio e vídeo. Não tem Amarok, Kaffeine, MPlayer, Xine, etc, etc... e, mesmo depois que eu instalei essa tralha toda, meu Totem não roda os codecs proprietários e ainda não descobri como fazê-lo funcionar dessa forma, o que pode prejudicar o sistema, caso se opte pelo GNOME, mesmo com os codecs instalados. No mais, se superar esses problemas, terá um excelente sistema.
Fique com Deus.
Mandriva 2010.2 | GNOME 2.30 | Xfce 4.6.1 | KDE 4.5.5
Linux User 169925
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (Jl 2:32)
Chino Ventura
Chino Ventur... Geek Registrado
2.7K Mensagens 78 Curtidas
#10 Por Chino Ventur...
15/08/2006 - 02:55
o que eu acho é que a mudança tem que partir dele mesmo, e não de outra pessoa...o fato do windows ser o que é, agrada muito, a muita gente, e isso não pode ser desconsiderado...acredito que ele, ou qualquer outro só migrará se não mais sentir suas necessidades satisfeitas...mas mudar só para não usar mais o win..acho meio estranho...valeu!
______________________________________________
"Simple' is defined from a technical standpoint, not a usability standpoint. It is better to be technically elegant with a higher learning curve, than to be easy to use, and technically crap." by Aaron Griffin
Linux User: # 432048
goomboom
goomboom Super Participante Registrado
920 Mensagens 10 Curtidas
#14 Por goomboom
15/08/2006 - 11:41
Pelas citações de todos, vejo que o kurumin ou ubuntu são as melhores opções.
Essa história do fedora é que eles não aceitam os suportes proprietários do mp3 e alguns codecs de vídeo.Até que eles estão certos,mas para o usuário padrão...

Quem tiver o windows original , use e seja feliz.Afinal tem muitos programas livres para ele também. Abiword,openoffice,songbird,media player classic,firefox ,etc....
O problema é que meu vizinho já instalou infinitas vezes o pirata, por isso quero liberta-lo da imoralidade.
Não quero só demonstrar os recursos que o linux tem a oferecer (isso ele se vira), mas sim, ensinar a filosofia do projeto.
O proprio Stallman diz que o soft livre houve um grande crescimento,no entanto, esse crescimento nos deixou feridos pois as pessoas só pensam nos recursos livres ,mas não conhecem uma gota da filosofia do GNU.
Quero lutar para evitar esse tipo de gente, os sanguessugas.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal