Logo Hardware.com.br
one
one Veterano Registrado
1.3K Mensagens 2 Curtidas

quake 2 no linux

#1 Por one 28/03/2003 - 22:01
Depois de resolver diversos problemas para fazeer o jogo rodar agora consegui, mas tá uma M*, estou sem o mouse e sem conseguir mudar para opengl, alguem já rodou quake 2 com sucesso no linux?
luciano
luciano Super Participante Registrado
747 Mensagens 3 Curtidas
#3 Por luciano
29/03/2003 - 01:18
Oi One,

Aqui eu rodo o Quake II em duas máquinas sem problemas. A primeira é a da assinatura, um K6 II 500, e o outro é um Athlon XP 1700+, ambos com placa de vídeo GeForce 2 MX400 e os drivers da NVidia devidamente instalados.
Tenho som, mouse e vídeo funcionando com OpenGL perfeitamente. O segredo é não usar o game original da iD, versão 3.20, que realmente tem uma série de bugs e só serve mesmo para montar servidores dedicados. Particularmente, uso o Quake2Forge. O código fonte está disponível no endereço http://sourceforge.net/projects/quake , sendo que a página oficial é www.quakeforge.net .
A versão mais recente é a 0.2.1. Não confunda os arquivos do Quake II com os do Quake I, que também tem um porte lá. Não há binários pré-compilados, você terá que compilar.
Esse "mod" tem algumas pegadas duras de roer. Primeiro, os diretórios de instalação. O jogo original para Linux colocava tudo no diretório /usr/local/games/quake2, já o Quake2Forge usa o seguinte esquema:


/usr/local/bin --> executável quake2
/usr/local/share/quake2 --> arquivos paks, modelos, skins, sons, texturas adcionais.
/usr/local/lib/quake2 --> drivers de vídeo (ref_soft.so e ref_glx.so) e a biblioteca game.so

/home/nome_do_usuario/.quake2 --> arquivos de configuração do usuário, ponto de instalação de paks e recursos de mods, como WOD e Action.

Os três primeiros diretórios podem ser configurados para um esquema semelhante ao original, quando do comando configure, mas neste caso, você precisará remover o jogo original, e não poderá abrir servidor para alguns mods, que não tem porte para o Quake2Forge

NOTA: O responsável pelo não funcionamente do som em vários jogos pode ser o KDE, mais especificamente o servidor de som do mesmo, que pode ser desativado no Control Panel. Ou então, tente executar o jogo sob outra interface gráfica, como o IceWn.
Cada caso é um caso, mas se resolver baixar e compilar e tiver problemas, pode entar em contato comigo.

Luciano,

(Sangue no Q2)
1) Phenom II FX8350 2) Athlon X4 645
one
one Veterano Registrado
1.3K Mensagens 2 Curtidas
#4 Por one
29/03/2003 - 01:43
sério que isso era mesmo o quake 2?

baixei umas três vezes nos ultimos 6 meses e nem me dei conta!

Tava vendo lá no README e no install que eu tenho que ter determinados pacotes de de desenvolvimento e tudo mais para compilar, e toda a sequencia para a instalação, mas ainda to em duvida, é que eu não tenho muita esperiencia para compilar coisas, é por isso eu queria saber se depois que eu terminar os comando que estão no arquivo install vai estar instalado ou vai faltar algo ainda.

Achei o maior descaso do mundo o que a id fez com os jogadores de quake 2, o quake 3 é fácil de instalar, e o quake 2 é impossível, maior vácilo do mundo!!!
Augusto Cesar

Pentium D 945 (2x3,4Ghz), 1GB ram, GeForce 7300LE 256mb, Seagate SATA2 250GB.

[ubuntu 7.04]
[Windows Vista]
[ubuntu 6.06.1 LTS]
[Debian GNU/Linux]
luciano
luciano Super Participante Registrado
747 Mensagens 3 Curtidas
#5 Por luciano
29/03/2003 - 02:30
O Quake2Forge é mesmo o Quake II. Instalado, é idêntico ao Quake II para Windows. Apenas tome cuidado para não confundir os fontes do Quake2Forge com os do QuakeForge, este último é o Quake I.
Os dois Cds de instalação habituais do Mandrake 8.2 e do 9.0 tem todos os pacotes de desenvolvimento necessários para compilar, você terá que instalar vários deles antes de compilar, e com certeza vai ter várias compilações abortadas por causa da falta de algum pacote. Mas é isso, mesmo, no Linux nada vem de mão beijada. É uma oportunidade para você aprender a compilar. Nunca usei o Quake II no conectiva.

A compilação e instalação seguem os passos habituais:

1) Descompacte os fontes para um diretório no seu diretório, como um usuário normal.
2) ainda como usuário normal, abra um shell e entre nesse diretório
3) execute ./configure; já aqui você poderá ter avisos pedindo esse e aquele pacote, procure-os no Cd de instalação do Linux e instale-os,
4) ainda como usuário normal, execute make. Novamente, pode ter avisos de falta de tal e tal pacote.
5) agora, log como root e execute make install. O jogo será instalado nos diretórios que já mencionei.
6) finalmente, copie para o diretório /usr/local/share/quake2/baseq2 todos os arquivos da instalação original do quake2, exceto bibliotecas e executáveis
7) logue novamente como usuário normal


Eu disse que a última versão era a 0.2.1, e isso está correto. Porém sugiro que voce experimente a mais antiga, a 0.1, pois não ocorre com ela um problema de compilação que ocorre com a 0.2.1.
1) Phenom II FX8350 2) Athlon X4 645
one
one Veterano Registrado
1.3K Mensagens 2 Curtidas
#8 Por one
29/03/2003 - 11:18
Executei # ./configure e normal sem nenhum erro quando eu executo # make ai vem os erros, para ser exato só um:

Quando executo o make em /quake2-0.2.1/src: (isso depois de compilar muita coisa, uns 45segundos compilando)
gcc -DHAVE_CONFIG_H -I. -I. -I..    -pipe  -Wall -Werror  -O2 -ffast-math -funroll-loops -fomit-frame-pointer -fexpensive-optimizations -malign-loops=2 -malign-jumps=2 -malign-functions=2 -pthread -g -O2 -c -o quake2-m_flash.o `test -f 'm_flash.c' || echo './'`m_flash.c
make[1]: *** No rule to make target `snd_mixa.S', needed by `snd_mixa.o'. Stop.
make[1]: Leaving directory `/home/quake2-0.2.1/src'
make: *** [all-recursive] Error 1
[root@brain src]#


Quando eu executo o make em /quake2-0.2.1: (também depois de compilar muita coisa, uns 45segundos compilando)
lash.c' || echo './'`m_flash.c
make[3]: *** No rule to make target `snd_mixa.S', needed by `snd_mixa.o'. Stop.
make[3]: Leaving directory `/home/quake2-0.2.1/src'
make[2]: *** [all-recursive] Error 1
make[2]: Leaving directory `/home/quake2-0.2.1/src'
make[1]: *** [all-recursive] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/quake2-0.2.1'
make: *** [all] Error 2
[root@brain quake2-0.2.1]#


Estou com os pacotes necessários para recompilar o kernel e mais os que ele manda instalar (autoconf e automake), vcs já tivera esse erro?
Augusto Cesar

Pentium D 945 (2x3,4Ghz), 1GB ram, GeForce 7300LE 256mb, Seagate SATA2 250GB.

[ubuntu 7.04]
[Windows Vista]
[ubuntu 6.06.1 LTS]
[Debian GNU/Linux]
one
one Veterano Registrado
1.3K Mensagens 2 Curtidas
#10 Por one
29/03/2003 - 18:41
não tá compilando direito nem o quake 1 direito, eu estou com esses e mais outro

Algumas bibliotecas que ele mesmo combra e mais umas:

SDL-devel
SDL-ttf-devel
autoconf
autoconf2.13
automake
binutils
bison
cpp
cvs
flex
g++
g++2.95
gcc
gcc2.95
glib-devel
gilbc-devel
kgcc
libstdc++-devel
make

oque mais vc susaram?
Augusto Cesar

Pentium D 945 (2x3,4Ghz), 1GB ram, GeForce 7300LE 256mb, Seagate SATA2 250GB.

[ubuntu 7.04]
[Windows Vista]
[ubuntu 6.06.1 LTS]
[Debian GNU/Linux]
usTrUcX
usTrUcX Super Participante Registrado
1.2K Mensagens 0 Curtidas
#11 Por usTrUcX
29/03/2003 - 22:28
Olá...
baixei o quakeforge 0.5.2 e eu num to entendendo direito...:::tem que ter o jogo pra win...???esse arquivo que eu pequei já é o jogo todo???...e qual o nome do executavel...???

Instalei tudo sem erro e agora eu não sei qual é o executável...já tentei tudo que tava dentro do dir de instalação e nada.....
Valeu... :wink:
www.tuxresources.org -> O Seu Portal de Downloads
[email]ustrucx@jabber.org[/email] wink.png
NO TROLL
no stress
luciano
luciano Super Participante Registrado
747 Mensagens 3 Curtidas
#14 Por luciano
30/03/2003 - 01:13
Atenção pessoal!

- Não confundam o Quakeforge 0.5.2 com o Quake2Forge 0.2.1. O primeiro é um porte do Quake I e o segundo é um porte do Quake II.

- Nos dois casos, tanto Quake I como II, são necessários as versões originais para Windows ou o que quer que seja, pois os portes incluem apenas os fontes para os executáveis dos jogos, não incluem de maneira nenhuma os arquivos pak e skins.

- Falta de som: Como já disse, o culpado pode ser o servidor de som do KDE. Desativem ele no control panel do KDE ou então usem outra interface gráfica, como o ICE ou ou Blackbox. Esse problema pode até impedir o jogo de iniciar, e não afeta apenas o Quake, mas também, por exemplo, o UT2003.

- No caso do Quake 2, um pacote de desenvolvimento que precisa ser instalado obrigatoriamente é o XFree86-devel e também o XFree86-static-libs. Se não, nenhum dos drivers de vídeo será compilado.


Como eu disse antes, cada caso é um caso, depende o hardware e da distro que cada um tem instalada.
Que tal manter dois tópicos separados, um para o Quake I e outro para o Quake II? Se não a coisa vira uma salada danada!
1) Phenom II FX8350 2) Athlon X4 645
one
one Veterano Registrado
1.3K Mensagens 2 Curtidas
#15 Por one
30/03/2003 - 12:57
Consegui instalar o quake2-0.1 com som e com suporte a OpenGL, tive que instalar o Red Hat 8, nunca tinha usado Red Hat e fiquei espantado com é fácil em relação ao Conectiva 8, é só instalar os pacotes de desenvaolvimento e está tudo pronto para compilar qualquer coisa.

Eu só reparei em dois erros:
1.º a arma que o jogador está¡ usando não aparece.
2.º não da para mudar para de modo gráfico durante o jogo, causa problemas com o mouse.

Mas mesmo com esse dois pequenos erros ainda ficou melhor que a versão para windows que eu tenho, ne versão para windows se o jogo for rodado a 1024x768 o jogo engasga, já no linux sem problemas desse tipo.



Eu usei o seguinte shell-script para instalar todos os arquivo na mesma pasta, pra não usar tudo "espalhado", vai tudo para a pasta /usr/local/games/quake2

#!/bin/bash

#na linha abaixo tem que estar o diretório que contem o arquivo configure do pacote quake2-0.1
cd /home/quake2-0.1

./configure --bindir=/usr/local/games/quake2 --libdir=/usr/local/games/ --datadir=/usr/local/games/
make
make install




Devo lembrar que quem fizer isso terá que criar um pequeno shell-script, como o que executa o quake 3, ele vai na pasta /usr/local/bin

#!/bin/bash
cd /usr/local/games/quake2
./quake2
exit



Obrigado Luciano pela ajuda.
Augusto Cesar

Pentium D 945 (2x3,4Ghz), 1GB ram, GeForce 7300LE 256mb, Seagate SATA2 250GB.

[ubuntu 7.04]
[Windows Vista]
[ubuntu 6.06.1 LTS]
[Debian GNU/Linux]
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal