Logo Hardware.com.br
Thibrun
Thibrun Highlander Registrado
5.7K Mensagens 1.2K Curtidas

[Resolvido] Problemas com HDMI e USB Dell Inspiron 5590

#1 Por Thibrun 28/05/2022 - 12:48
Olá colegas do FGDH

Tenho um no notebook Dell Inspiron 5590 com Windows 11 Home versão 21H2 Building 22000.78 com todos os softs legalizados, zero de coisas tipo tapa-olho
Processador intel i7 10510U 1,80 Ghz - 2,30 Ghz
VGA NVIDIA GeForce MX250 with 2GB GDDR5
Intel UHD Graphics

De repente, não mais que de repente, a porta HDMI parou de funcionar. Uso rotineiramente um monitor auxiliar conectado na HDMI
Troquei o cabo e nada

Como precisava trabalhar, pluguei um adaptador USB-C com saída para HDMI, USB e RJ-45 e tudo funcionou
Achei, a principio, que a porta HDMI tinha queimado ou algo parecido

Mas, ao usar certificado digital no adaptador USB-C, as portas USB do adaptador também, não funcionavam, apenas a HDMI. Não testei a RJ-45

Agora, parece mais um problema de configuração. Não é normal tantas falhas ao mesmo tempo em um note que é bem cuidado e somente eu trabalho

No Gerenciador de Dispositivos não encontro nada errado

Tem alguma maneira, relativamente fácil de testar a porta HDMI?
Como checar se as configurações estão corretas?
Posso fazer algo ou tenho que me contentar em usar o adaptador USB-C?

Obrigado a todos
Thibrun
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61.2K Mensagens 10.7K Curtidas
#2 Por PH
28/05/2022 - 15:36
Boa tarde!

Aconselho fazer um teste com uma distribuição Linux, assim pode ter certeza se o problema é sistema operacional ou hardware. Faça o download do Ubuntu, siga esse tutorial para gravar a imagem e um pen drive de boot. Lembrando que não é para instalar o Linux, vai testá-lo direto do pen drive.

Se mesmo no Linux não funcionar o USB tipo C e o HDMI, o problema deve estar no chipset, possível curto. Notebooks da Dell como HP, tem um excelente aplicativo para diagnosticar problemas no hardware, ele pode ser ativado assim que iniciar o notebook.

Veja abaixo o link com tutorial de como proceder para fazer esse teste também.

[TUTORIAL] Executando o diagnóstico ePSA - Dell Community
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
7.1K Mensagens 2.2K Curtidas
#3 Por ivoaudio
28/05/2022 - 16:19
PH disse:
Boa tarde!

Aconselho fazer um teste com uma distribuição Linux, assim pode ter certeza se o problema é sistema operacional ou hardware. Faça o download do Ubuntu, siga esse tutorial para gravar a imagem e um pen drive de boot. Lembrando que não é para instalar o Linux, vai testá-lo direto do pen drive.

Se mesmo no Linux não funcionar o USB tipo C e o HDMI, o problema deve estar no chipset, possível curto. Notebooks da Dell como HP, tem um excelente aplicativo para diagnosticar problemas no hardware, ele pode ser ativado assim que iniciar o notebook.

Veja abaixo o link com tutorial de como proceder para fazer esse teste também.

[TUTORIAL] Executando o diagnóstico ePSA - Dell Community

Se for problema de configuração no Windows, a HDMI deverá funcionar no Linux. Instalei Ubuntu Studio em um Dell Inspiron 5490 e já usei essa saída de vídeo. Não lembro se já usei a USB-C no Linux, mas acredito que funcione. Afinal, a Dell homologa computadores e notebooks com Ubuntu. É possível comprar notebooks Dell com Linux no Brasil.

O teste com Linux serve para descobrir se o hardware está bem. Não precisas trocar Windows por Linux como eu wink.png
Jazz rocks!
---
Thibrun
Thibrun Highlander Registrado
5.7K Mensagens 1.2K Curtidas
#5 Por Thibrun
28/05/2022 - 20:03
PH disse:
Boa tarde!

Aconselho fazer um teste com uma distribuição Linux, assim pode ter certeza se o problema é sistema operacional ou hardware. Faça o download do Ubuntu, siga esse tutorial para gravar a imagem e um pen drive de boot. Lembrando que não é para instalar o Linux, vai testá-lo direto do pen drive.

Se mesmo no Linux não funcionar o USB tipo C e o HDMI, o problema deve estar no chipset, possível curto. Notebooks da Dell como HP, tem um excelente aplicativo para diagnosticar problemas no hardware, ele pode ser ativado assim que iniciar o notebook.

Veja abaixo o link com tutorial de como proceder para fazer esse teste também.

[TUTORIAL] Executando o diagnóstico ePSA - Dell Community


ivoaudio disse:
Se for problema de configuração no Windows, a HDMI deverá funcionar no Linux. Instalei Ubuntu Studio em um Dell Inspiron 5490 e já usei essa saída de vídeo. Não lembro se já usei a USB-C no Linux, mas acredito que funcione. Afinal, a Dell homologa computadores e notebooks com Ubuntu. É possível comprar notebooks Dell com Linux no Brasil.

O teste com Linux serve para descobrir se o hardware está bem. Não precisas trocar Windows por Linux como eu wink.png


Eric Gagulich disse:
Já tentou usar a combinação de teclas Win + P!?


Obrigado @PH e @ivoaudio
Algumas informações

O teste de hardware da DELL não mostrou nenhum problema

Baixei o Ubuntu, criei um pendrive bootavel e tudo funcionou, HDMI e USBs do adaptador USB-C

Resumindo, o problema é com o Windows

Como resolver???
1. Vou tentar fazer a restauração do sistema para semana passada
2. SE não resolver, vou restaurar a imagem do meu sistema que foi feita no inicio do mês. Como não instalei nada de novo, vai ser muito fácil. Meus arquivos pessoais estão na nuvem, ONEDRIVE, e basta sincronizar que tudo volta ao normal
3. Tentar descobrir o que aconteceu. Vou desvirar a internet em busca de uma explicação e solução

Formatação está totalmente fora de questão. Muito trabalho para pouca coisa

Alguma dica a mais?

Prezado @Eric Gagulich , o problema era com a porta HDMI. Usando o adaptador USB-C tudo funcionava, exceto as portas USB do adaptador

Thibrun
Mudei, amadureci e me afastei de muita gente.
Alguns vão dizer que estou solitário.
Mas a verdade é que estou em paz.
Eric Gagulich
Eric Gagulic... Super Zumbi Registrado
13.4K Mensagens 380 Curtidas
#6 Por Eric Gagulic...
28/05/2022 - 20:23
Parece que este problema com a porta HDMI na série Dell Inspiron é meio que congênito.

Algumas soluções recomendadas:

1) Fazer um Clear CMOS ou restaurar as configurações padrão da BIOS;

2) Fazer um reset full, removendo a bateria e cabo de alimentação da fonte de energia. Em seguida manter pressionado a tecla Power por 15 ~ 30 segundos;

3) Atualizar ou fazer downgrade do driver VGA;

4) Atualizar a BIOS.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61.2K Mensagens 10.7K Curtidas
#7 Por PH
28/05/2022 - 20:35
Thibrun disse:
Obrigado @PH e @ivoaudio
Algumas informações

O teste de hardware da DELL não mostrou nenhum problema

Baixei o Ubuntu, criei um pendrive bootavel e tudo funcionou, HDMI e USBs do adaptador USB-C

Resumindo, o problema é com o Windows

Como resolver???
1. Vou tentar fazer a restauração do sistema para semana passada
2. SE não resolver, vou restaurar a imagem do meu sistema que foi feita no inicio do mês. Como não instalei nada de novo, vai ser muito fácil. Meus arquivos pessoais estão na nuvem, ONEDRIVE, e basta sincronizar que tudo volta ao normal
3. Tentar descobrir o que aconteceu. Vou desvirar a internet em busca de uma explicação e solução

Formatação está totalmente fora de questão. Muito trabalho para pouca coisa

Alguma dica a mais?

Prezado @Eric Gagulich , o problema era com a porta HDMI. Usando o adaptador USB-C tudo funcionava, exceto as portas USB do adaptador

Thibrun


Boa noite!

Pronto, meio caminho andado, já sabe que não é problema de hardware. Nesse caso poderia verificar os drivers. Tudo bem em fazer a restauração de sistema, mas lembra de algo que possa ter feito antes do problema acontecer?
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
Thibrun
Thibrun Highlander Registrado
5.7K Mensagens 1.2K Curtidas
#9 Por Thibrun
28/05/2022 - 23:49
A restauração do sistema não funcionou
Então, restaurei a imagem que tinha feito no dia 10/05
Como não tinha instalado nada de novo, foi sincronizar com os arquivos da nuvem e meu sistema está 100% novamente
Mas demorou uma eternidade.
Deu para assistir um filme enquanto era feita a restauração

O ponto fundamental foi testar com o Ubuntu e ver que não era problema de hardware
Agora, é tentar descobrir o que aconteceu

Cada vez mais sou fá incondicional dos backups e da nuvem
Obrigado a todos

Thibrun

Em tempo, recordando agora, fiz um upgrade do drive da VGA pelo site da Dell
Obrigado pela lembrança @Eric Gagulich
Mudei, amadureci e me afastei de muita gente.
Alguns vão dizer que estou solitário.
Mas a verdade é que estou em paz.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61.2K Mensagens 10.7K Curtidas
#11 Por PH
29/05/2022 - 08:57
Thibrun disse:
A restauração do sistema não funcionou
Então, restaurei a imagem que tinha feito no dia 10/05
Como não tinha instalado nada de novo, foi sincronizar com os arquivos da nuvem e meu sistema está 100% novamente
Mas demorou uma eternidade.
Deu para assistir um filme enquanto era feita a restauração

O ponto fundamental foi testar com o Ubuntu e ver que não era problema de hardware
Agora, é tentar descobrir o que aconteceu

Cada vez mais sou fá incondicional dos backups e da nuvem
Obrigado a todos

Thibrun

Em tempo, recordando agora, fiz um upgrade do drive da VGA pelo site da Dell




Bom dia!

Testar em ambiente Linux é ganhar tempo, pois muitas vezes, você passa horas tentando resolver o problema no Windows e não consegue, com teste como esses, descarta logo problema com drivers, mas lembrando que não é 100%. Problemas com uma placa de vídeo, muitas vezes só são identificados na hora de instalar os drivers do fabricante, pois o do Windows que é um driver nativo não causa um problema, mas quando instala o do fabricante, o problema aparece. No Linux, também são instalados drivers básicos. O teste de eliminação é primordial para descobrir o problema.

Fica de olho no que instala, tanto de driver quanto programas, para ver se descobre em que ponto pode aparecer o problema de novo.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
Thibrun
Thibrun Highlander Registrado
5.7K Mensagens 1.2K Curtidas
#14 Por Thibrun
29/05/2022 - 11:05
ivoaudio disse:
Eu também.

Mas é crucial cuidar o que se coloca nos backups na nuvem. Atenção para o que pode e o que não pode ser armazenado, para não ter uma conta desativada por desobediência (mesmo que involuntária) dos termos de uso.

Meus arquivos na nuvem são somente pareceres que faço e fotos, todas absolutamente normais, muitas usadas nos pareceres
Nada que viole os Termos de Uso
Mesmo assim, obrigado pelas dicas

Estou muito desconfiado que o problema começou com a atualização de driver da NVida no site da DELL

Já fiz todas as atualização do Windows e tudo rodando 100%
Não instalei nenhum soft novo. Como disse, apenas eu uso o notebook e não mudei nenhuma con figuração

Tudo leva a crer que o problema é o drive da NVidia


Em tempo, obrigado @PH pela dica do soft balenaEtcher para criar um pendrive bootavel
Fazia muito tempo que procutava um soft simples, free e rápido para criar pen drive bootável
A sua dica era exatamente o que eu procurava
Já está na caixa de ferramentas
Obrigado
Mudei, amadureci e me afastei de muita gente.
Alguns vão dizer que estou solitário.
Mas a verdade é que estou em paz.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal