Logo Hardware.com.br
sophiamm
sophiamm Novo Membro Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas

Problema do teclado do Lenovo Ideapad S145.

#1 Por sophiamm 10/05/2023 - 14:23
Estou com problema com o teclado do meu notebook. 
Utilizei uma pano seco para retirada da poeira do meu teclado com o notebook ainda ligado (nunca imaginamos o pior), depois disso meu teclado foi desconfigurado. imagino que eu tenha acionado fn com alguma outra tecla que resultou em muito estresse. vou descrever a situação que o teclado estava (agora tenho um pequeno avanço): quando eu apertava determinadas teclas, como por exemplo 1 acionava ‘1z, 2 acionava 2xf2, e assim por diante. depois de inúmeras pesquisas e assistências de terceiros eu descobri que as teclas fn+f3 fazia com que os numeros nao puxassem as letras, por exemplo 1 aciona ‘1, e 2 aciona 2f2 (ou seja, aciona somente teclas adjacentes) e este e meu avanço ate agora. contudo, o acionamento de fn+f3 nao é simplesmente segurar e a magica acontece, preciso aciona-las algumas vezes para que de certo essa atualização, sendo que após o acionamento de fn+f? voltava para o estagio inicial de puxar a letra junto ao numero (leia f? como f qualquer numero, por exemplo f4). apos essa descoberta e varias tentativas de combinação, sempre avancando com f3 e retrocedendo com f? tentei resetar o notebook, porem o problema continuava. ate que fui tentar alterar o idioma do teclado de português abnt para portugues abnt2 e o que aconteceu foi que o avanço que tive de nao puxar a letra se fixou, ou seja, mesmo utilizando f? mantem o 1 acionando somente ‘1 e nao mais ‘1z. vou citar tudo que ja tentei: fn+numlock, fn+esc, fn+w, fn+f(1-12), fn+teclado numerico, resetar notebook, limpar com antivirus, desinstalar driver do teclado, alterar idioma, alterar layout do teclado. por isso, imagino que o problema esteja em fn+?, mas não ja fiz diversas combinações e nada. estou pensando em abrir o notebook para conferir se houve algum dano fisico no teclado, visto que pelas buscas na internet as resoluções p esse problema sao com a abertura e limpeza do interior. se alguem souber de alguma situação parecida com a minha e puder auxiliar essa pessoa desesperada aqui
Eric Gagulich
Eric Gagulic... Super Zumbi Registrado
13.4K Mensagens 382 Curtidas
#3 Por Eric Gagulic...
10/05/2023 - 18:38
Olá,

Seja bem-vinda,

É altamente desaconselhável realizar limpeza de equipamentos elétricos em funcionamento (ligado)! Infelizmente este comportamento do teclado do seu laptop Lenovo indica uma grande chance de ser uma falha de hardware:

Lenovo-3000-n100-keyboard-problem - English Community - LENOVO COMMUNITY

Você pode tentar verificar se não ficou alguma tecla travada (pressionada) ou levar seu laptop em uma assistência técnica para realizar um diagnóstico mais detalhado do que causou este problema (cabo flat, teclado em curto, líquido derramado, etc).
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.6K Mensagens 11.4K Curtidas
#4 Por PH
11/05/2023 - 07:24
sophiamm disse:


Bom dia!

Seja bem-vinda ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim!

Qual foi o motivo da limpeza?

Como limpou com o seu notebook com pano seco, não tem problemas de fazer com notebook ligado, mas pode causar esse tipo de problemas de ativar teclas de atalho para determinadas funções. Já teve muitas dúvidas desse tipo por aqui, principalmente de quem digita rápido, acaba ativando ou desativando algo. É interessante fazer com ele desligado, não por motivo de dar algum problema grave, mas usou um pano seco e sendo assim, poderia também acontecer digitando rápido.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 


24 anos de fórum!
Eric Gagulich
Eric Gagulic... Super Zumbi Registrado
13.4K Mensagens 382 Curtidas
#5 Por Eric Gagulic...
11/05/2023 - 15:10
Eric Gagulic... disse:

Dando continuidade...

Não só é totalmente desaconselhável, como devemos procurar seguir as recomendações do fabricante:

Remova qualquer tipo de mídia inserida ao drive, desligue todos os dispositivos conectados e o computador também. Em seguida, desconecte todas as fontes de energia, como baterias e cabos das tomadas elétricas e desconecte todos os cabos do computador.

Como manter o seu computador limpo - Notebooks, Tablets e Desktops All-In-One - Lenovo Support CO

Nos casos de laptops equipados com disco rígido (HDD), os riscos são ainda maiores! Em virtude da possibilidade de danos serem causados aos mesmos por eventuais "choques mecânicos" ao realizar tal procedimento de limpeza com o equipamento em funcionamento (ligado).

Outra possibilidade, é o IC do controlador do teclado do seu laptop estar em curto em um dos seus terminais, por eventuais detritos que por ventura tenham caído por baixo do teclado.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.6K Mensagens 11.4K Curtidas
#6 Por PH
11/05/2023 - 15:38
Boa tarde!

Existem pessoas que digitam mais forte, então se um pano seco no teclado pode danificar o mesmo a própria digitação vai fazer isso. E é até comum teclados de notebook irem embora mais rápido por causa disso, pois a sensibilidade é diferente, do diferente do teclado do computador de mesa.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 


24 anos de fórum!
sophiamm
sophiamm Novo Membro Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por sophiamm
11/05/2023 - 22:29
PH disse:



Atualização: 11/05/2023 22:40
muito obrigada! o motivo da limpeza foi para a retirada de poeira que ficou em cima do teclado. mas como disse foi um pano seco e de leve, nada muito grosseiro. imagino que a situação foi o que voce citou de ativar atalhos, visto que o problema de acionar 3 teclas ao mesmo tempo foi resolvido com o fn+f3, mas agora o problema de acionar 2 teclas ainda persiste. levei em um tecnico e inicialmente quando expliquei a situação, ele disse que provavelmente seria somente um erro de desconfiguração do teclado, porém hoje ele retornou dizendo que o problema se trata de desgaste do interior e que pode ser causado somente por uso continuo ou derramamento de líquido. porém nao houve derramamento de liquido e tambem nao ha uso continuo, uma vez que utilizo o notebook para assistir aulas, somente. o técnico agora ira cobrar 60 reais pela formatação que eu ja havia feito no dia anterior e fez um orçamento de 150 reais de mao de obra e 90 reais de material para a troca do teclado. infelizmente esta fora do orçamento atual entao precisarei comprar um teclado externo enquanto nao encontro uma solução para meu problema. amanha irei ao tecnico buscar o notebook e fazer o pagamento da formatação e irei questiona-lo se houve a abertura do notebook para averiguar a situação do inteiror, se caso ele viu o tal desgaste que ele citou.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.6K Mensagens 11.4K Curtidas
#8 Por PH
12/05/2023 - 06:04
Bom dia!

Sim, se usou um pano seco, não tem sentido de ter danificado o teclado mesmo com o notebook ligado. Formatação é a última coisa que se deve fazer e como já fez, não tem sentido de fazer de novo, ainda mais que na possibilidade de configuração. Eu pegaria o notebook de volta do mesmo jeito! O desgaste com o tempo é normal, pois só vivo trocando teclado de notebook, mas como informou, foi após passar o pano e não acredito que ficou dando pancadas. Pode verificar se tem alguma tecla presa ou com sugeira embaixo que esteja prendendo a tecla. 

Teste o seu teclado on-line.

Teste de Teclado Online (notebook) (keyboard-test.space)

Pode também fazer um teste, subindo uma distribuição Linux, direto do pen drive, sem a necessidade de instalar.

Faça o download do Ubuntu, siga esse tutorial para colocar a imagem ISO no pen drive, depois você reinicia o notebook para dar boot pelo pen drive, para fazer isso de forma rápida, aperta a tecla F12 que é do boot menu, escolha o pen drive e deixa iniciar.

Quando iniciar, aguarda iniciar, clica na opção Try Ubuntu, depois deve escolher o idioma e ele inicia, ai pode testar o teclado, se as teclas aparecerem normais, indica que o problema está na configuração do Windows, mas se não, pode ser nas configurações das teclas ou mesmo problema no teclado.

Anexo do post
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 


24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal