Logo Hardware.com.br
Aachen
Aachen Tô em todas Registrado
2.6K Mensagens 21 Curtidas

Não é crime baixar seriados da internet

#1 Por Aachen 18/10/2006 - 11:50
Em matéria publicada pela revista Época recentemente sobre a distribuição de séries e músicas na internet para uso em aparelhos de Ipod, deixou-se claro que o Ministro da Cultura Brasileiro Gilbero Gil não é totalmente contrario a idéia.

Segundo a reportagem o ministro é um dos artistas favoráveis a idéia dos direitos “parcialmente reservados” que garante o pagamento de royalties aos músicos em caso de venda de CDs ou execução em filmes e novelas, e em caso de exibição na TV ou venda em DVD para os seriados.

Debate provocado graças à “Lost” e “24 Horas”

A discussão causou polêmica e voltou à cena hoje graças a uma matéria publicada no jornal Agora São Paulo sobre o sucesso das séries “24 Horas” e “Lost” na Internet, onde fãs baixam os episódios recém exibidos nos EUA.

Segundo declaração de Elie Wahaba (Gerente Sênior VP da América Latina e Caribe da Fox) ao jornal paulistano não é crime baixar episódios disponíveis na internet desde que seja para uso próprio “As pessoas baixam porque querem assistir antes”, o problema para a Fox seria a comercialização destes episódios em CDs ou DVDs sejam na própria rede mundial de computadores ou em barraquinhas e standes.

Já Stefania Granito (Gerente de Marketing dos canais da Sony como AXN e Animax) concorda com o Elie: “Os fãs promovem grupos de discussão na Internet, e isso ajuda na divulgação da série. Nos sites, eles disponibilizam links para quem quer baixar os capítulos para ver ou rever. Não consideramos que isso seja pirataria porque eles não estão comercializando o programa”.

E como fica o fã?

Seja como for, o debate na mídia trouxe um final feliz para o fã que baixa da internet seus episódios preferidos de animes, seriados e outros programas exclusivamente para ver em seu PC ou Ipod, prática muito
comum entre fansubbers brasileiros, pois poderão continuar fazendo-o sem medo de estar cometendo um crime, apenas guardando seu seriado favorito no PC como guardariam em uma fita VHS ao gravar da televisão

http://www2.uol.com.br/ohayo/

:lol:
matheus_rj
matheus_rj General de Pijama Registrado
4.8K Mensagens 57 Curtidas
#23 Por matheus_rj
18/10/2006 - 19:45

Mattheus Henrique é eu li o topico, alias passei um bom tempo lendo tudo.

e cheguei a conlusão q é sim.

por exemplo: o cantor fulano de tal lançou um CD. Esse CD tem seus direitos autorais, correto?

ai o fã desse faulano de tal foi lá no p2p da vida e baixou o album completo, ou algumas musicas pra ouvir.

isso é pirataria. mesmo q vc não faça copias e venda esse material, mesmo tendo pego so pra vc sem ter pago por este produto é crime no meu ponto de vista.


matheus_rj
matheus_rj General de Pijama Registrado
4.8K Mensagens 57 Curtidas
#25 Por matheus_rj
18/10/2006 - 19:56
Mattheus Henrique é como vc mesmo disse la no topico, é uma discussão sem fim.

pelo q li e pude entender o que não é pirataria ( isso eu e creio q mtos e mtos aqui já sabiam ) é vc vir a fazer uma copia de algum produto original q vc tenha adquirido e pago por ele.

eu por exemplo fiz isso com o Windows XP aqui, eu adquiri o original e fiz uma cópia desse CD, para prevenir se por ventura eu vier a perder o CD original. isso não é crime.

agora vc pegar algum produto q tenha direitos autorais sobre ele da internet e fizer uma copia pra vc sem ter pago por ele é diferente e é crime.


jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#27 Por jqueiroz
18/10/2006 - 20:51
Segundo declaração de Elie Wahaba (Gerente Sênior VP da América Latina e Caribe da Fox) ao jornal paulistano não é crime baixar episódios disponíveis na internet desde que seja para uso próprio “As pessoas baixam porque querem assistir antes”, o problema para a Fox seria a comercialização destes episódios em CDs ou DVDs sejam na própria rede mundial de computadores ou em barraquinhas e standes.

A partir do momento em que o detentor do direito autoral/conexo se manifesta autorizando a cópia do material, deixa de existir pirataria.

É como a GPL (Licença do Gnu): você é livre pra copiar, distribuir, e alterar o conteúdo de um material protegido pela GPL, desde que mantenha a referência ao material original, e que não cobre pelo direito de uso. Quem desenvolve um programa GPL não está abrindo mão de seus direitos, mas sim dando a qualquer pessoa direito de usar o material, sem necessidade de pagar por isso. Dá pra fazer pirataria com software GPL? Sim, dá: basta você distribuir o software de alguma forma que quebre a GPL.

No caso citado, acontece a mesma coisa: o detentor do direito autoriza (com essa declaração) qualquer um a baixar, mas proíbe que seja vendido. Como se fosse uma espécie de GPL de vídeo. :roll:
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
pulsar
pulsar Membro Senior Registrado
342 Mensagens 4 Curtidas
#28 Por pulsar
18/10/2006 - 23:17
Ricardo Guimarães
É pirataria sim, distribuição ilegal de conteúdo protegido. Até tem um tópico recente que o jqueiroz rebate tentativa...


As pessoas já partem de pressupostos e isso é péssimo. Péssimo. Não se pára para questionar se os pressupostos dos quais partem são válidos ou não.

A lei fala abertamente que copiar obra protegida por direitos autorais desde que seja para uso pessoal não é violação alguma. Só faltava o legislador em vez de escrever, desenhar. Não é crime algum isso.

Quando o Michael Moore declarou abertamente que podiam rippar seus filmes e distribuir na Internet, aqui, pelo que me lembro, ainda proibiram a divulgação de links. Acho que não se sentiam seguros ou já possuiam certas idéias incrustadas na mente. Sei lá, não sei o que ocorre.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal