Fala, pessoal, beleza?
Gostaria da ajuda de vocês pra solucionar (ou achar o "culpado") num notebook que peguei de um cliente. O notebook é um Dell Inspiron 14 5458 i3 (Windows 8.1) e está apresentando o problema dos vídeos anexados.
Quando eu peguei o notebook com a cliente, ela disse que ele estava apresentando listras coloridas e verticais em toda a tela. Com ela ainda presente, liguei o notebook normalmente e ele não apresentou problema algum.
Contudo, de imediato já achei que pudesse ser algo na tela (provavelmente defeito no cabo flat), e antes mesmo de abri-lo, rodei um teste de estresse nele durante mais de 48h e nada do problema aparecer. Mas enquanto estava instalando os programas para rodar o teste, percebi muita lentidão no notebook (estava com 3 antivírus instalados, Baidu, Chromium, o app do Baixaki e várias outras coisas desnecessárias), então após o teste, rodei o ESET online, que achou mais de 65 ameaças, limpou quase tudo, mas mesmo assim ele continuava lento (o que não era novidade).
Como ele tem Windows original, com a autorização da cliente, restaurei para estado de fábrica (pra não perder tempo tentando fazer uma limpeza) e já atualizei para o Windows 10 utilizando a ferramenta do site da Microsoft. E mesmo após todos esses procedimentos, nada do problema aparecer.
Com isso, achei que podia ser algum malware (?) causando algum problema ligado ao vídeo ou alguma coisa relacionada ao driver de vídeo, e após o Windows 10 instalado, os programas necessários (para ela) também instalados e tudo funcionando sem nenhum problema aparente, entreguei o notebook à cliente ontem (19/08) pela manhã. Mas aí ontem mesmo, já no final da noite, ela me mandou os dois vídeos (anexados) mostrando o problema que estava dando.
Não é igual ao problema que ela tinha falado inicialmente, mas a filha dela (que é quem usa o notebook) disse que era esse mesmo o problema (mostrado nos vídeos) que vinha dando antes de eu mexer nele, e que só acontece quando ela começa a jogar (coisa que a cliente - mãe da menina - não tinha me falado). Os jogos que ela joga são Roblox e The Sims 4 (que nem são tão pesados), mas que mesmo assim, quando ela começa a jogar, começam a dar esse problema (o que me deixa sem entender o motivo de não ter dado problema no teste de estresse, já que também estava forçando a GPU).
E só pra desencargo de consciência, venho em busca da ajuda de vocês pra concluir o seguinte: é problema no vídeo, logo condeno a placa mãe (já que é integrado), correto? Não acho que seja problema na tela, pois ele funciona normalmente se não estiver sendo usado para jogos.
Há algum teste específico que eu possa fazer para saber se é isso mesmo? Não possuo peças para testes, então fica difícil condenar por suposição, mas pela lógica, seria a GPU mesmo apresentando problema.
Agradeço desde já a ajuda e espero que possamos chegar à uma conclusão juntos!
euzinn
Super Participante
Registrado
339 Mensagens
37 Curtidas
[Resolvido] Tela tremendo (notebook Dell 5458)
#1 Por euzinn
20/08/2020 - 01:58