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euzinn
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[Resolvido] Tela tremendo (notebook Dell 5458)

#1 Por euzinn 20/08/2020 - 01:58
Fala, pessoal, beleza?

Gostaria da ajuda de vocês pra solucionar (ou achar o "culpado") num notebook que peguei de um cliente. O notebook é um Dell Inspiron 14 5458 i3 (Windows 8.1) e está apresentando o problema dos vídeos anexados.

Quando eu peguei o notebook com a cliente, ela disse que ele estava apresentando listras coloridas e verticais em toda a tela. Com ela ainda presente, liguei o notebook normalmente e ele não apresentou problema algum.

Contudo, de imediato já achei que pudesse ser algo na tela (provavelmente defeito no cabo flat), e antes mesmo de abri-lo, rodei um teste de estresse nele durante mais de 48h e nada do problema aparecer. Mas enquanto estava instalando os programas para rodar o teste, percebi muita lentidão no notebook (estava com 3 antivírus instalados, Baidu, Chromium, o app do Baixaki e várias outras coisas desnecessárias), então após o teste, rodei o ESET online, que achou mais de 65 ameaças, limpou quase tudo, mas mesmo assim ele continuava lento (o que não era novidade).

Como ele tem Windows original, com a autorização da cliente, restaurei para estado de fábrica (pra não perder tempo tentando fazer uma limpeza) e já atualizei para o Windows 10 utilizando a ferramenta do site da Microsoft. E mesmo após todos esses procedimentos, nada do problema aparecer.

Com isso, achei que podia ser algum malware (?) causando algum problema ligado ao vídeo ou alguma coisa relacionada ao driver de vídeo, e após o Windows 10 instalado, os programas necessários (para ela) também instalados e tudo funcionando sem nenhum problema aparente, entreguei o notebook à cliente ontem (19/08) pela manhã. Mas aí ontem mesmo, já no final da noite, ela me mandou os dois vídeos (anexados) mostrando o problema que estava dando.

Não é igual ao problema que ela tinha falado inicialmente, mas a filha dela (que é quem usa o notebook) disse que era esse mesmo o problema (mostrado nos vídeos) que vinha dando antes de eu mexer nele, e que só acontece quando ela começa a jogar (coisa que a cliente - mãe da menina - não tinha me falado). Os jogos que ela joga são Roblox e The Sims 4 (que nem são tão pesados), mas que mesmo assim, quando ela começa a jogar, começam a dar esse problema (o que me deixa sem entender o motivo de não ter dado problema no teste de estresse, já que também estava forçando a GPU).

E só pra desencargo de consciência, venho em busca da ajuda de vocês pra concluir o seguinte: é problema no vídeo, logo condeno a placa mãe (já que é integrado), correto? Não acho que seja problema na tela, pois ele funciona normalmente se não estiver sendo usado para jogos.

Há algum teste específico que eu possa fazer para saber se é isso mesmo? Não possuo peças para testes, então fica difícil condenar por suposição, mas pela lógica, seria a GPU mesmo apresentando problema.

Agradeço desde já a ajuda e espero que possamos chegar à uma conclusão juntos!

boa.gif

Anexos

Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
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#2 Por Alexandre Gr...
20/08/2020 - 03:17
euzinn disse:


E só pra desencargo de consciência, venho em busca da ajuda de vocês pra concluir o seguinte: é problema no vídeo, logo condeno a placa mãe (já que é integrado), correto? Não acho que seja problema na tela, pois ele funciona normalmente se não estiver sendo usado para jogos.


Errado, é justamente isso que muitos técnicos faz, por falta de conhecimento!

Se for problema no BGA se faz Reballing, a não ser que vc não tenha o equipamento, para isso vc terceiriza para quem tenha!

Mas não creio que seja BGA, verifique flat, mas de muitos que aqui apareceram com esse problema, alguns consegui consertar a placa da tela já outros teve que trocar a tela!
PH
PH Cyber Highlander Registrado
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#3 Por PH
20/08/2020 - 09:42
E só pra desencargo de consciência, venho em busca da ajuda de vocês pra concluir o seguinte: é problema no vídeo, logo condeno a placa mãe (já que é integrado), correto? Não acho que seja problema na tela, pois ele funciona normalmente se não estiver sendo usado para jogos.


Há algum teste específico que eu possa fazer para saber se é isso mesmo? Não possuo peças para testes, então fica difícil condenar por suposição, mas pela lógica, seria a GPU mesmo apresentando problema.


Bom dia!

Quando fez a manutenção pela primeira vez, olhou o log do Windows antes de restaurar para o modo de fábrica? O log contem muitas informações que podem ser úteis no diagnóstico.

Faça o teste com um monitor externo, se for GPU o monitor externo vai ficar do mesmo jeito, mas se ficar normal, pode ser que seja mau contato no flat que liga a tela a placa-mãe ou na própria tela. Mesmo que não tenha peças para testar não pode condenar a placa-mãe ou outro dispositivo, pois placa-mãe quando tem problema pode ser reparada.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
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#4 Por euzinn
20/08/2020 - 11:49
Alexandre Grecco disse:
Errado, é justamente isso que muitos técnicos faz, por falta de conhecimento!

Se for problema no BGA se faz Reballing, a não ser que vc não tenha o equipamento, para isso vc terceiriza para quem tenha!

Mas não creio que seja BGA, verifique flat, mas de muitos que aqui apareceram com esse problema, alguns consegui consertar a placa da tela já outros teve que trocar a tela!

Bom dia, Alexandre!
Inicialmente, obrigado por responder ao tópico.

Quanto à sua resposta, eu realmente não possuo equipamento nem conhecimento para tentar fazer o reparo da placa, por isso não o fiz. Contudo, você fala para verificar o flat, seria o flat da tela? Porque se for, não achas que se fosse tela, o problema aconteceria em qualquer momento e não só quando a filha da cliente começa a jogar os jogos citados?

PH disse:
Bom dia!

Quando fez a manutenção pela primeira vez, olhou o log do Windows antes de restaurar para o modo de fábrica? O log contem muitas informações que podem ser úteis no diagnóstico.

Faça o teste com um monitor externo, se for GPU o monitor externo vai ficar do mesmo jeito, mas se ficar normal, pode ser que seja mau contato no flat que liga a tela a placa-mãe ou na própria tela. Mesmo que não tenha peças para testar não pode condenar a placa-mãe ou outro dispositivo, pois placa-mãe quando tem problema pode ser reparada.

Bom dia, PH!
Obrigado também por se dispôr a ajudar!

Não, não olhei o log. A primeira manutenção que eu fiz nele foi esta citada no tópico, e quando selecionei para restaurar o sistema, ele apenas perguntou o que salvar e eu selecionei que era pra zerar tudo e restaurar para estado de fábrica. Não foi gerado um log.

Quanto ao teste de ligar um monitor ao notebook, eu não o fiz, porque como falei, ele não apresentou nenhum problema enquanto estava comigo (ele agora encontra-se com a cliente e vou buscá-lo mais tarde, aí sim farei esse teste). E eu vim buscar a ajuda de vocês exatamente para não condenar a placa mãe aleatoriamente, pois tenho um amigo que faz os reparos, mas antes de levar pra ele, queria ter a certeza de que poderia ser algo que realmente um reparo pudesse resolver.

Como esse problema eu nunca tinha visto, diferente das listras verticais como a cliente relatou inicialmente que era (mas a filha confirmou que o problema sempre foi esse aí mostrado no vídeo, não o que a mãe me relatou), eu achei que realmente pudesse ser o flat da tela, e queria saber se alguém fazia ideia do que poderia ser antes de eu tomar alguma decisão sobre o que fazer (ou condenar). De qualquer forma, agora sabendo que ele só dá o problema quando ela joga, eu vou poder fazer outros testes e decidir o que fazer.

Assim que eu realizar os testes eu venho dar um feedback.
Obrigado, pessoal!
PC em atualização mostrando_lingua.png
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#5 Por Alexandre Gr...
20/08/2020 - 15:12
euzinn disse:
Bom dia, Alexandre!
Inicialmente, obrigado por responder ao tópico.

Quanto à sua resposta, eu realmente não possuo equipamento nem conhecimento para tentar fazer o reparo da placa, por isso não o fiz. Contudo, você fala para verificar o flat, seria o flat da tela? Porque se for, não achas que se fosse tela, o problema aconteceria em qualquer momento e não só quando a filha da cliente começa a jogar os jogos citados?




Olá euzim, me desculpe mas vou ter que criticar vc!

Se vc não tem equipamentos e nem conhecimento, o que faz na área? Não me leve a mal, mas é por essas pessoas assim que o setor hoje está defasado e mal pago!

Pelo visto vc não tem ideia de sintomas de BGA, e tb não tem conhecimento de sintomas de circuito! Então vc nem imagina como os componentes de uma PCB trabalham!

Para muitos "técnicos" muita coisa se resolvem formatando, mas não é assim que funcionam as coisas, tem gente que se deparam com um problema em memória e já troca a memória sem ter conhecimento que memória tb se arruma e fica nova novamente, claro que não falo de memória de 100 reais, e sim falo de memórias caras assim como as minha da Corsair!

Aqui por exemplo só de multímetro tenho uns 4 e mais um que está chegando com outras funções e uma funções com osciloscópio, parece ser besteira mas tem que ter, até um frequencímetro tem que ter, tem que ter muita coisa!

Aqui ainda não tenho tudo, mas trabalho para ter, e aqui também faço Reballing, não faço reflow pois não compensa!

Aqui tenho terceirizado, técnico impressora, técnico eletrônica, mas só uso eles caso aqui eu não consiga ou vejo que o problema é mais sério, do contrário eu mesmo faço em 70% dos problemas.

Você precisa de conhecimento básico de eletrônica, não é qualquer coisa que não funciona que vc pega e troca por outra!

Minha TV LG por exemplo, ligava e desligava, para muito se trocaria a placa principal ou a placa fonte, desmontei e apenas fiz uma limpeza, mas para muitos limpeza é somente pincel e álcool isopropílico, mas também não é assim, vai muito além e minha TV parou com problema de liga e desliga!

Na semana passada trouxe 2 notes de uma nova clínica, dois Lenovo um sendo Ideapad, os dois sem ligar, mas o Ideapad além de não ligar, também não funcionava teclado e mouse, o Ideapd já está pronto para entregar e tudo funcionando o outro estou esperando peças para repor, por outro lado o técnico que lá toma conta condenou as duas placas e o Idea o técnico mandou jogar no lixo! É complicado!

O seu problema pedi para verificar o flar, tire analise limpe e teste, mas creio que realmente seu problema é tela, e pode até ser a placa da tela! Todo componente de PCB trabalha com calor, basta um trabalhar com defeito para os demais não responder sua ordem
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
339 Mensagens 37 Curtidas
#6 Por euzinn
20/08/2020 - 18:44
Alexandre Grecco disse:
Olá euzim, me desculpe mas vou ter que criticar vc!

Se vc não tem equipamentos e nem conhecimento, o que faz na área? Não me leve a mal, mas é por essas pessoas assim que o setor hoje está defasado e mal pago!

Pelo visto vc não tem ideia de sintomas de BGA, e tb não tem conhecimento de sintomas de circuito! Então vc nem imagina como os componentes de uma PCB trabalham!

Para muitos "técnicos" muita coisa se resolvem formatando, mas não é assim que funcionam as coisas, tem gente que se deparam com um problema em memória e já troca a memória sem ter conhecimento que memória tb se arruma e fica nova novamente, claro que não falo de memória de 100 reais, e sim falo de memórias caras assim como as minha da Corsair!

Aqui por exemplo só de multímetro tenho uns 4 e mais um que está chegando com outras funções e uma funções com osciloscópio, parece ser besteira mas tem que ter, até um frequencímetro tem que ter, tem que ter muita coisa!

Aqui ainda não tenho tudo, mas trabalho para ter, e aqui também faço Reballing, não faço reflow pois não compensa!

Aqui tenho terceirizado, técnico impressora, técnico eletrônica, mas só uso eles caso aqui eu não consiga ou vejo que o problema é mais sério, do contrário eu mesmo faço em 70% dos problemas.

Você precisa de conhecimento básico de eletrônica, não é qualquer coisa que não funciona que vc pega e troca por outra!

Minha TV LG por exemplo, ligava e desligava, para muito se trocaria a placa principal ou a placa fonte, desmontei e apenas fiz uma limpeza, mas para muitos limpeza é somente pincel e álcool isopropílico, mas também não é assim, vai muito além e minha TV parou com problema de liga e desliga!

Na semana passada trouxe 2 notes de uma nova clínica, dois Lenovo um sendo Ideapad, os dois sem ligar, mas o Ideapad além de não ligar, também não funcionava teclado e mouse, o Ideapd já está pronto para entregar e tudo funcionando o outro estou esperando peças para repor, por outro lado o técnico que lá toma conta condenou as duas placas e o Idea o técnico mandou jogar no lixo! É complicado!

O seu problema pedi para verificar o flar, tire analise limpe e teste, mas creio que realmente seu problema é tela, e pode até ser a placa da tela! Todo componente de PCB trabalha com calor, basta um trabalhar com defeito para os demais não responder sua ordem

Críticas são bem vindas, principalmente se forem construtivas!

Mas respondendo à sua pergunta, trabalhar na área não me limita apenas ao (não)entendimento de eletrônica. Eu acredito que possuo outras qualificações, e quando se trata de eletrônica, que eu não possuo tal conhecimento (que foi especificamente sobre isso que eu falei sobre não possuir conhecimento), eu tenho a quem recorrer e não terceirizo, eu repasso o trabalho por ser alguém confiável (pois já trabalha em parceria comigo há algum tempo).

A área não nos limita à manutenção, ao suporte e ao conserto, por isso que meu foco é em projetos de infraestrutura, redes (onde trabalho a administração das redes físicas e lógicas, além da otimização de tráfego de dados, análise de riscos, etc), cabeamento, banco de dados (MySQL, SQL Server, Oracle e estou começando a ler sobre InfluxDB), servidores, faço consultoria e estou querendo migrar para o desenvolvimento, que já tenho uma base em PHP e HTML, mas estou fazendo uma pós em Desenvolvimento de Aplicações para Web, iOS e Android.

Faço serviços de manutenção também, mas eu não os faço simplesmente por me achar um "técnico", faço no intuito de realmente desenvolver um trabalho eficiente e honesto. Minha cliente não me pagou R$1 pelo serviço que prestei, pois falei a ela que só me pagasse pelo serviço se em pelo menos 2 semanas o notebook não apresentasse problema, mas apresentou no mesmo dia.

Vim aqui exatamente para não dar um diagnóstico precipitado, pois prezo pelos meus clientes e não faço nenhum serviço "meia boca". Se não for pra resolver, eu não faço ou não quero receber nem R$1 pelo que eu tenha feito.

Sobre ter restaurado o sistema, pra ela foi lucro, uma vez que o notebook estava extremamente lento, cheio de programas desnecessários, com várias ameaças (vírus) e não tinha nada a perder (nem backup precisei fazer, pois não tinha o que salvar). E o melhor é que ela está com o Windows 10 rodando perfeitamente, apenas com este problema dos vídeos em questão.

Acho que consegui responder à sua pergunta sobre "o que faço na área". smile.png

Como falei anteriormente, assim que eu realizar outros testes agora sabendo como o problema surge, volto para dar um feedback! boa.gif
PC em atualização mostrando_lingua.png
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
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#7 Por Alexandre Gr...
20/08/2020 - 19:15
euzinn disse:
Críticas são bem vindas, principalmente se forem construtivas!

Mas respondendo à sua pergunta, trabalhar na área não me limita apenas ao (não)entendimento de eletrônica. Eu acredito que possuo outras qualificações, e quando se trata de eletrônica, que eu não possuo tal conhecimento (que foi especificamente sobre isso que eu falei sobre não possuir conhecimento), eu tenho a quem recorrer e não terceirizo, eu repasso o trabalho por ser alguém confiável (pois já trabalha em parceria comigo há algum tempo).

A área não nos limita à manutenção, ao suporte e ao conserto, por isso que meu foco é em projetos de infraestrutura, redes (onde trabalho a administração das redes físicas e lógicas, além da otimização de tráfego de dados, análise de riscos, etc), cabeamento, banco de dados (MySQL, SQL Server, Oracle e estou começando a ler sobre InfluxDB), servidores, faço consultoria e estou querendo migrar para o desenvolvimento, que já tenho uma base em PHP e HTML, mas estou fazendo uma pós em Desenvolvimento de Aplicações para Web, iOS e Android.

Faço serviços de manutenção também, mas eu não os faço simplesmente por me achar um "técnico", faço no intuito de realmente desenvolver um trabalho eficiente e honesto. Minha cliente não me pagou R$1 pelo serviço que prestei, pois falei a ela que só me pagasse pelo serviço se em pelo menos 2 semanas o notebook não apresentasse problema, mas apresentou no mesmo dia.

Vim aqui exatamente para não dar um diagnóstico precipitado, pois prezo pelos meus clientes e não faço nenhum serviço "meia boca". Se não for pra resolver, eu não faço ou não quero receber nem R$1 pelo que eu tenha feito.

Sobre ter restaurado o sistema, pra ela foi lucro, uma vez que o notebook estava extremamente lento, cheio de programas desnecessários, com várias ameaças (vírus) e não tinha nada a perder (nem backup precisei fazer, pois não tinha o que salvar). E o melhor é que ela está com o Windows 10 rodando perfeitamente, apenas com este problema dos vídeos em questão.

Acho que consegui responder à sua pergunta sobre "o que faço na área". smile.png

Como falei anteriormente, assim que eu realizar outros testes agora sabendo como o problema surge, volto para dar um feedback! boa.gif

OK, tudo que vc faz tirando programação eu tb faço aqui, estou na área a praticamente 30 anos, meu campo de trabalho hoje está bem grande graças a DEUS, até faço alguma coisa na WEB mas não tem um retorno bom assim como os concertos que realizado aqui, para vc seria mais interessante terceirizar algumas coisas, como eu disse tenho técnicos confiáveis que posso contar, mas nem tudo terceirizo, pois tudo aqui ou quase tudo resolvo!

Em falar nisso, vc faz site e-commerce?
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
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#8 Por euzinn
22/08/2020 - 14:08
Alexandre Grecco disse:
OK, tudo que vc faz tirando programação eu tb faço aqui, estou na área a praticamente 30 anos, meu campo de trabalho hoje está bem grande graças a DEUS, até faço alguma coisa na WEB mas não tem um retorno bom assim como os concertos que realizado aqui, para vc seria mais interessante terceirizar algumas coisas, como eu disse tenho técnicos confiáveis que posso contar, mas nem tudo terceirizo, pois tudo aqui ou quase tudo resolvo!

Em falar nisso, vc faz site e-commerce?

Não, não faço. Eu tenho uma base básica de PHP e HTML, a pós vai servir pra desenvolver Apps para Android e iOS.
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euzinn
euzinn Super Participante Registrado
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#9 Por euzinn
29/08/2020 - 11:20
Bom dia, pessoal!

Seguinte, realizei todos os testes que eu podia:

Diagnóstico da Dell (não acusou erro ou falha);
Diagnóstico do Windows (não acusou erro ou falha);
Tela (ligando a outro monitor e continuou o problema);
HD (trocando por outros dois e continuou o problema);
Memória (trocando por outras e mudando de slots, também continuou o problema);
E por fim, testei todas as peças acima citadas em outro notebook e nenhuma apresentou problema.

Tentei achar possíveis causas no site da Dell, pesquisei também por problema semelhantes no Youtube, mas nada do que foi feito nos casos semelhantes solucionou o meu caso.
Hoje encaminho o notebook para a pessoa de minha confiança (que citei anteriormente) para ele ver se há possibilidade de algum reparo na placa mãe.

Caso não haja o que ser reparado, acredito que agora sim há de se condenar a placa mãe.
Ou vocês sugerem algum outro teste?

No mais, agradeço a vocês pelo tempo disponibilizado.
PC em atualização mostrando_lingua.png
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
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#10 Por euzinn
07/09/2020 - 13:58
Boa tarde, pessoal!

Vindo atualizar vocês do que foi realizado para identificar o que causava o problema. Após os testes que citei acima, foram realizados os seguintes:

Enviei para a minha pessoa de confiança ver a possibilidade de reparo, contudo, não houve jeito (continuou com o problema);
No meio tempo em que ele estava com o notebook, consegui uma placa mãe e processador iguais, e quando recebi o notebook de volta, coloquei a placa mãe "nova" (porém, usada) e processador juntos com as peças originais do notebook e ele funcionou sem nenhum problema;
Testei somente com a placa mãe "nova", também rodou sem problema;
Voltei a placa mãe antiga, com todos os outros componentes diferentes dos originais do notebook, o problema voltou a surgir.

Em resumo, a placa mãe estava defeituosa e não teve jeito nem com reparo.
Acabou que a cliente comprou essa placa mãe "nova" que consegui para testar (de um amigo que estava vendendo peças do notebook do mesmo modelo) por R$300, e o notebook dela ficou funcionando sem problema algum!

Aproveito para agradecer a disposição do Alexandre e do PH!
Até uma próxima!! boa.gif
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