Logo Hardware.com.br
eduardo5632
eduardo5632 Zerinho Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas

Notebook desligando sozinho, (talvez por superaquecimento) após ser ligado ou depois de um tempo.

#1 Por eduardo5632 10/03/2024 - 17:02
Eu possuo um dell N4030 com i3 370M 2.4ghz, que está se desligando sozinho assim que ligado ou após algum tempo em ambiente refrigerado, e que fica permanentemente com a ventoinha no máximo, e mais recentemente parou de identificar a bateria, mesmo após comprar uma nova, ele ainda não a identifica, só funcionando direto na tomada.

Já limpei todas a peças do notebook com pincel limpo, troquei a ventoinha por uma nova atualizai os drivers e o reinstalei o Windows, inclusive, atualmente ele está com um atualização pendente do Windows defender, com código de erro = 0x80070643 , que não estou conseguindo resolver.

Já cogitei possível erro do HD, porem já fiz testes de integridade e o HD está em bom estado. Já cogitei pasta térmica velha, mas ela ainda está pastosa sem aparentar rigidez nem defeitos.

Estou pensando em trocar o HD por um SSD, e aumentar a memoria ram, porem o notebook continua se desligado sozinho e estou com medo que o problema seja na placa mãe, estou cogitando trocar a pasta térmica mesmo ela estando em bom estado "visivelmente", mas não sei o que fazer, pois se o problema for de fato na placa mãe, então não compensa ajeitar este notebook.

Gostaria que alguém me dissesse o que fazer nesta situação, se tem algo que eu possa fazer, fora a troca da placa mãe.
Responder
eduardo5632
eduardo5632 Zerinho Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por eduardo5632
11/03/2024 - 22:54
Fábio Garcia disse:
Olá!

Antes de sair trocando peças precisa verificar a temperatura do processador pra ver se há indicação de problemas nessa parte. Instale este software pra fazer a verificação:
https://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

Vamos por partes...

Obrigado pela indicação, recentemente o notebook passou uns dias sem se desligar, e eu aproveitei para fazer alguns testes.

1º Fiquei monitorando a temperatura do processador, e de acordo com a Intel, o i3 370m tem temperaturas que variam até 90º, e o meu não passou de 65º em nenhum momento. 

2º Reinstalei o Windows e refiz o teste de integridade do HD, desta vez recebi código de erro, 2000-0142, referente ao disco rígido, ainda estou procurando informações sobre este erro, mas pelo que eu entendi até agora, é problema com o HD, porem, este problema não causa repentinos desligamentos esporádicos repetidos, normalmente o computador não liga ou desliga de vez, mas ainda estou procurado mais informações. 

3º O notebook se desligou novamente após mais de 48h do seu ultimo apagão, neste momento o processador estava numa temperatura de 54º, muito abaixo do limite da fabricante, o que já descarta superaquecimento. 

Agora acredito que o problema possa estar no HD, mas não tenho certeza.
Fábio Garcia
Fábio Garcia Zumbi Registrado
8.2K Mensagens 339 Curtidas
#4 Por Fábio Garcia
12/03/2024 - 10:23
Olá!

https://www.minitool.com/backup-tips/dell-error-code-2000-0141.html

De acordo com esse link, esse código de erro realmente é HD, mas tem possibilidade de ser BIOS (acho difícil), sistema operacional corrompido e até mesmo o cabo. Notebook é mais complicado substituir cabo pois pode mudar o tipo e comprimento, então eu começaria formatando e então substituindo o HD e se não resolvesse iria trocar o cabo.
~13,8 bilhões de anos ou mais...
"Não sou jovem o suficiente pra saber tudo". Oscar Wilde.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal