Logo Hardware.com.br
aribe013
aribe013 Zerinho Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas

Máquina não recebe endereço IP

#1 Por aribe013 17/09/2023 - 23:02
Boa noite pessoal.

Estou com uma rede de 10 computadores, na onde tem 2 servidores 1 modem/roteador e 1 switch de 16. Recentemente fui instalar um novo ponto (computador) e para minha surpresa ele não está recebendo endereçamento IP, apresenta rede não identificada e está pegando o APIPA 169.254.. Bati o cabo de rede e está normal, tentei colocar ip manual e não reconhece a rede. Resolvi trocar de máquina, e assim que espetei a máquina neste mesmo cabo ele reconheceu a rede, pegou o IP mas depois de 1 minuto deu rede não identificada igual a primeira máquina. Todas as máquinas da rede estão configuradas como DHCP e recebem IP normalmente. Pensei que tivesse esgotado a faixa de IP, desliguei 3 máquinas e mesmo assim somente essas máquinas novas que não estão recebendo IP. Alguém já viu isso?
Responder
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61K Mensagens 10.6K Curtidas
#2 Por PH
20/09/2023 - 09:01
Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim!

Já vi esse tipo de problemas quando não físico (cabo de rede, switch), era o firewall, precisei configurar o mac address para que voltassem a pegar IP.

Como outros computadores ficaram do mesmo jeito, tenta esses procedimentos.

  • Troca o cabo de rede
  • Usa um testador nesse cabo de rede para ver se tem algum par falhando.
  • Troca o cabo na porta do Switch
  • Se tem firewall, veja se não é ele barrando.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
aribe013
aribe013 Zerinho Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por aribe013
20/09/2023 - 20:46
PH disse:
Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum!
Tudo bem com você? Espero que sim!

Já vi esse tipo de problemas quando não físico (cabo de rede, switch), era o firewall, precisei configurar o mac address para que voltassem a pegar IP.

Como outros computadores ficaram do mesmo jeito, tenta esses procedimentos.

Troca o cabo de redeUsa um testador nesse cabo de rede para ver se tem algum par falhando.Troca o cabo na porta do SwitchSe tem firewall, veja se não é ele barrando.


Boa noite, Ph!

Realizei teste de cabo, estão todos batendo certinho e troquei de porta na swtich, a falha é a mesma.
A switch que está instalada é um 3com 3cr17333a-91, acredito que tenha alguma configuração que está bloqueando o MAC Adress dessas máquinas. Procurei o manual dessa sw porém está difícil de encontrar.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61K Mensagens 10.6K Curtidas
#4 Por PH
21/09/2023 - 08:21
Bom dia!

Já o olhou se não é no firewall o bloqueio? Em uma configuração correta nas empresas, qualquer computador novo não consegue acessar a rede, é bloqueado. Em uma empresa que presto suporte o firewall é o Pfsense, é desse jeito. Compraram 4 computadores novos, alguns funcionaram e depois foram bloqueados, outros nem entraram na rede. Precisei registrar o host e o mac para que pudessem ingressar na rede. Isso é segurança para evitar que alguém coloque um computador o notebook conectado via cabo.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
aribe013
aribe013 Zerinho Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por aribe013
24/09/2023 - 14:49
Boa tarde!

Problema resolvido, segue a solução: 

Levei meu notebook pessoal e um cabo de rede certificado, espetei na SW1 e pegou rede normalmente, sendo assim descartei a possibilidade de firewall. Então mesmo o teste de cabo dando "OK" refiz as pontas, coloquei no padrão T568A e pegou rede boa.gif. Depois dessa não confio mais nesse teste de cabos kk. 
A principio a rede do usuário não possui filtro MAC.

Agradeço o apoio.
Abraço
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
51.2K Mensagens 3.8K Curtidas
#7 Por apimente.br
25/09/2023 - 09:30
aribe013 disse:
...Depois dessa não confio mais nesse teste de cabos kk. ...

Existem testadores de cabos que apenas verificam continuidade e curto entre pinos e existem Testadores de Cabos que medem diversos parâmetros como diafonia, atenuação...

Precisaria ver qual testador utilizou.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar.

aribe013
aribe013 Zerinho Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por aribe013
25/09/2023 - 21:14
PH disse:
Bom dia!

Esse cabo estava no padrão T568B ou sem padrão?

‎Boa noite!
Estava sem padrão, porém quando eu conectava ele na lan do roteador, dava rede na máquina. Quando conectava da Sw1 para máquina não pegava rede. Pegou 1 vez com uma máquina nova e caiu em questão de minutos. Por isso descartei a possibilidade de ser cabo.

Atualização: 25/09/2023 21:20
apimente.br disse:
aribe013 disse: ...Depois dessa não confio mais nesse teste de cabos kk. ...
Existem testadores de cabos que apenas verificam continuidade e curto entre pinos e existem Testadores de Cabos que medem diversos parâmetros como diafonia, atenuação...

Precisaria ver qual testador utilizou.

‎Boa noite meu nobre.

Utilizei o testador WH806R, é um testado + localizador simples. 
Anexo do post

Anexos

PH
PH Cyber Highlander Registrado
61K Mensagens 10.6K Curtidas
#9 Por PH
26/09/2023 - 08:36
Bom dia!

Esse testador é bem simples, identifica os pares, o melhor dele é o identificador de cabo, já me salvou muito em locais onde chegam muitos cabos e precisava achar certo cabo.

Seguir o padrão é muito importante, evita dores de cabeça.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal