Logo Hardware.com.br
advi
advi Veterano Registrado
782 Mensagens 33 Curtidas

Esforços desperdiçados?

#1 Por advi 18/07/2010 - 22:41
Inicialmente, gostaria de dizer que não pretendo ofender ninguém, mas, aí vai a pergunta:

Será que não estamos desperdiçando esforços? de_olho.gif

Repare a seguinte situação: alguém gosta de uma distribuição, como, por exemplo, o Ubuntu. E nota que poderia ser melhor, pois falta, por exemplo, um programa de instalação fácil de aplicativos.

Quais as opções?

1) Escreve um programa para a distro que supra a deficiência.

2) Cria uma nova distribuição baseada no Ubuntu

Quando se escolhe a opção 1, todo mundo que gostou daquela distro passará a utilizar o novo programa, e todos se beneficiarão. A distro ficará melhor, mais amigável, e todos saem ganhando.

Foi o que ocorreu, por exemplo, com o Wubi. Após algum tempo de testes, passou a vir no Ubuntu.

Infelizmente, quando ocorre esta situação, muitas pessoas utilizam a opção 2, e criam uma nova distro.

O criador desta distro se esforça e cria bons programas que só estarão disponíveis em sua nova distro desconhecida. Assim, todo mundo que gostou da distro mãe (ex: Ubuntu) não terá acesso ao novo programa.

As pessoas que trabalham na distro mãe terão que solucionar o problema, pois o criador da nova distro não entrou em contato com eles. E, então, os programadores da distro mãe irão fazer um novo programa idêntico aquele que já foi feito pelo criador da distro, gerando uma autêntica duplicação de esforços. Ou seja, houve um retrabalho.

A seguir, após bastante tempo e esforços empregados pelo criador da distro, ele encontra dificuldade em continuar desenvolvendo, acaba desistindo, e todo o seu trabalho e ideias são perdidas.

Portanto, pergunto eu, será que não seria melhor, para quem gostasse de uma determinada distro, que fizesse um programa para colaborar ao invés de criar uma nova distro baseada na anterior?

Será que não estamos disperdiçando esforços a cada vez que se tenta fazer uma distro?

Fica o tema para reflexão.

Fui!
foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#2 Por foca
19/07/2010 - 04:00
Já falei isso antes.
Se os esforços fossem direcionados na criação de bons programas ao invés de distribuições o Linux já teria um market share muito maior, seria mais facil que usar que uma calculadora e com mais recursos que um canivete suiço.
Sabe porque o Windows tem 90% do mercado?
Porque quase todos os programas existentes rodam nele.

Ninguém compra um computador para rodar um sistema operacional e sim para rodar programas, seja ele um navegador, editor de texto, editor de filmes, imagem, software de laboratório quem tem mais programas tem mais usuários.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
luky22
luky22 General de Pijama Registrado
3.3K Mensagens 229 Curtidas
#3 Por luky22
19/07/2010 - 04:26
Ola amigo, e como o foca disse, quanto mais programas rodam em um OS mais espaço ele tem no meio da info.
Linux ainda falta um markenting expressivo e alguns bons programas de instalação para que começe a abocanhar alguma fatia no mercado, fora isso vai continuar com os 3% que tem no mercado.
arkGreen">I54460 @3,2 Corsair h70 || Asus Z97 pro || Gskill ripawjes 1600 Blue || Mouse Logitech Gs402 || Mouse pad Sirius || Teclado Anansi Razer ||VGA GTX 960 MSI || Antec gamer 620W || half 912 || samsung Sync Master P2370 + LG 32' ||


Origin: kinin22
Steam: Ferrari noobizito
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#4 Por Bit0N3
19/07/2010 - 05:45
Por exemplo, que tipo de programa vocês acham que falta no linux ?

tipo, editores, players, etc...

Até empresas como autodesk investem no linux

Requerimentos de sistema pra rodar maya

Microsoft Windows Vista Business (SP2 or higher), Microsoft Windows XP x64 Edition (SP2 or higher), Microsoft Windows 7 Professional, Apple Mac OS X 10.6.2, Red Hat® Enterprise Linux® 5.4 WS, or Fedora™ 11 operating system
Windows and Linux: Intel® EM64T, AMD Athlon 64, AMD Opteron, or AMD Phenom™ processor

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/pc/index?siteID=123112&id=13583877

Tem tanta distro pq muita gente pensa que pode ganhar uma nota fazendo uma distro e ela crescer.

Acho que é bem por ai.

[]'s
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#5 Por PHIRON
19/07/2010 - 08:27
foca disse:

Ninguém compra um computador para rodar um sistema operacional e sim para rodar programas, seja ele um navegador, editor de texto, editor de filmes, imagem, software de laboratório quem tem mais programas tem mais usuários.


ice2642 disse:
Por exemplo, que tipo de programa vocês acham que falta no linux ?

tipo, editores, players, etc...

Até empresas como autodesk investem no linux

Requerimentos de sistema pra rodar maya

Microsoft Windows Vista Business (SP2 or higher), Microsoft Windows XP x64 Edition (SP2 or higher), Microsoft Windows 7 Professional, Apple Mac OS X 10.6.2, Red Hat® Enterprise Linux® 5.4 WS, or Fedora™ 11 operating system
Windows and Linux: Intel® EM64T, AMD Athlon 64, AMD Opteron, or AMD Phenom™ processor

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/pc/index?siteID=123112&id=13583877

Tem tanta distro pq muita gente pensa que pode ganhar uma nota fazendo uma distro e ela crescer.

Acho que é bem por ai.

[]'s


Eu fiz uma pequena campanha há algum tempo atrás sobre isso, o que o foca disse é a pura verdade, poucas pessoas se preocupam realmente qual o sistema operacional que está funcionando eles querem é o seu problema resolvido, mas como o Ice citou na parte profissinal e empresarial o linux tem o seu mercado e está muito bem colocado, o problema fica no desktop onde a carência de aplicativos para o usuário normal no dia a dia é evidente, ao invés do pessoal criar e desenvolver novos aplicativos ou temas fica aí na estupidez de criar uma nova distro só para massagear o próprio ego.
Na maioria das vezes nem tem nada de inovador além de programas que não vêm como padrão na distro mãe e um novo tema, depois de algum tempo o cara desiste e pronto.
Para os usuários que desejam usar o linux infelizmente isso só atrapalha porque o cara escolhe um remaster desses e depois o autor acaba com o mesmo e ele fica órfão. Poucas pessoas como o Morimoto se preocuparam em realmente colocar algo diferente e a mais na distro.
Xupeta
Xupeta Veterano Registrado
802 Mensagens 32 Curtidas
#6 Por Xupeta
19/07/2010 - 08:31
Eu já falei antes, o que mata o Linux é o exagerado número de distribuições, muitas delas só servem pra encher o saco do pretenso usuário. Bem ou mal, no Windows quase tudo é 'padronizado', pra instalar um programa é assim, pra criar uma conexão com a internet é assado; no Linux para fazer os mesmos exemplos são "500" caminhos diferentes. E por favor, que não venham os fanboys de Linux me espinafrar pois tb sou usuário há anos e sei muito bem das limitações do sistema, mas tb sei das vantagens, que são muuuuuuuito maiores, hehehehehe...

Mas assim como na natureza, as distros de Linux vem e vão de acordo com as próprias características das distros existentes: se são minimamente utilizáveis, vão sobrevivendo aqui ou ali; se não forem, acabam desaparecendo. Eu acho que uma distro de Linux, para sobreviver, tem que ter uma empresa por trás dela, esse negócio de "grupo de desenvolvimento" é conversa fiada, eu só vi até hj uma distro de Linux decente (mas cujo projeto parou) feita desse jeito: Kurumin... big_green.png
freeosbr
freeosbr Geek Registrado
1.9K Mensagens 216 Curtidas
#7 Por freeosbr
19/07/2010 - 09:17
O vcs estão falando de um programa ou script para facilitar a vida do user é mais ou menos o caso do easy life no Fedora e do smxi do sidux. Confesso que realmente ajuda muito torna muito mais prática a personalização principalmente no que diz respeito a instalação dos codecs e alguns programas voltados para multimidia.
Mas acho que se faz necessário este empenho de alguns em produzir uma distro totalmente em português, digo isso pela experiência que tive com o Kurumin e encontrar tudo no bom e velho português para muitos é crucial.
O cara que tá começando cheio de dúvidas é complicado encontrar um SO em outra lingua que não a nativa.
Mas respeito o ponto de vista dos outros membros, mas é mais ou menos assim existem usuários e usuários, uns com mais ou menos familiaridade com o inglês.
Grande abraço a todos.
Antes de perguntar leia
O Guia do e-mala
http://br-linux.org/linux/e-mala

Co Yvy Oguereco Yara
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas
#8 Por Marcos FRM
19/07/2010 - 12:39
Não sei dizer se são disperdiçados, pois desenvolver aplicativos exige mais conhecimento que fazer alguma remasterização. Então a lógica que se o pessoal que "desenvolve" remasterizações passasse a desenvolver aplicativos não fecha, pois o pessoal das remasterizações sabe quase nada de programação na maioria das vezes.

A minha opinião sobre essa tonelada de remasterizações (vulgo "distros" -- coloco entre apas pois não são distribuições) é que são todas desprezíveis e irrelevantes. Delas o ecosistema Linux/GNU/open source/etc não aproveita absolutamente nada em forma de código.

Quer uma coisa que faz falta?

Isso: https://wiki.ubuntu.com/font-selector

A forma como a renderização de fontes é configurada hoje é um pouco confusa. Os aplicativos de configuração do KDE mudam diretamente o sistema, os do Gnome não, armazenam em outro lugar e ingnoram as opções globais para seus aplicativos. Não existe hoje no Gnome um modo de alterar através da interface a renderização de fontes para todos os usuários de uma só vez.

Então se você pegar uns 20 ingênuos que publicam remasterizações será que desses 20 não sairia um código que pudesse enfrentar essa questão simples? É claro que não. Enquanto isso, esperemos alguém da Red Hat, Novell, Canonical, IBM, , assumir a tarefa e desenvolver/melhorar aplicativos para este fim.
...
meinhardt_jgbr
meinhardt_jg... Super Participante Registrado
608 Mensagens 16 Curtidas
#9 Por meinhardt_jg...
19/07/2010 - 18:15
Claro que concordo totalmente que as descontinuidades das boas distros são uma lástima porém não existem milagres. Por mais bem preparadas que sejam, o idealismo de seus autores chega ao limite, seja isto em termos de tempo exigido, em falta de cooperação ou com certeza o mais importante, a carência de recursos financeiros.
Este é o caso também de tantos outros fóruns que começam cheios de entusiasmo, porém após algum tempo vão ficando esvaziados ou quase sem nenhuma atividade.

Me atreveria a dizer que não deve existir empreendimento que funcione só "com o vento" com exceção daqueles de caridade pura, sem compensação monetária que permita aos autores e equipe de desenvolvimento pelo menos algum nível de retirada que lhes permitam dedicar o tempo necessário a manter suas distros atualizadas e portanto em dia pelo menos com algumas das outras distros raiz cujo padrão de renovação seja mais conservador.

A grande verdade, para mim entretanto é o fato de que se você é daquele grupo que sempre quer estar com o último do último, apenas aquelas distros do tipo "rolling release" vão lhe satisfazer.

Se ao contrário você estiver procurando alguma alternativa com estabilidade e se possível todas as funcionalidades que você necessita, mesmo vários casos de versões de distros que podem ser consideradas defasadas podem funcionar perfeitamente.
aptosid ( kernel 3.6-8.slh.3-aptosid-686 ) - Debian Hot & Spicy!
http://www.aptosid.com.br
Debian 6.0 Squeeze (kernel 2.6.32)
Linux Mint 10 LMDE (kernel 3.2.0-2)
NoBo Acer Aspire 5570z
BrazilFW 2.30 - Diskless Firewall e Router (AMD-K6-2 333Mhz @ 166Mhz / PcChips MoBo)
Ilkyest
Ilkyest Super Zumbi Registrado
5.8K Mensagens 715 Curtidas
#10 Por Ilkyest
19/07/2010 - 18:32


Me atreveria a dizer que não deve existir empreendimento que funcione só "com o vento" com exceção daqueles de caridade pura, sem compensação monetária que permita aos autores e equipe de desenvolvimento pelo menos algum nível de retirada que lhes permitam dedicar o tempo necessário a manter suas distros atualizadas e portanto em dia pelo menos com algumas das outras distros raiz cujo padrão de renovação seja mais conservador.
a questão, abordaria aqui é:
  • até quão grande vai teu pensamento hobbysta para criar algo "por criar"
  • se você "é do ramo" vai criar por criar? tipo.... vai investir algo de si por um retorno fático ($$$$) ou por um retorno não tão tangível assim (brilho, status, teu nick, ou nome, em algum site)
  • E sobre o "tal retorno" que se espera quando você estuda algo, e resolve criar a partir do teu estudo?
ASUS 1151 ATX PRIME Z270-K/ Intel i7 7700k / 16Gb Kingston HyperX FURY 2133Mhz DDR4 /Radeon RX570 Powercolor 4Gb // Corsair TX 750W modular // Air Cooler Stock
Sn@ke Byte
Sn@ke Byte Super Participante Registrado
827 Mensagens 25 Curtidas
#11 Por Sn@ke Byte
19/07/2010 - 19:19
Desperdício para min é o user instalar sua Distro preferida
e ficar somente dependente dos repositórios instalados!
Aqueles programas e atualizações que só aparecem nos repositórios,
a maioria são ótimos,sim facilita,mas ficar só a merce disso...
para min é desperdício.
Desenvolver outra distro só para suprir uma ou outra deficiência também é
outro desperdício.E o foca disse tudo...quero rodar bons programas,de
preferência os mais atuais possíveis,porque de sistema operacional
Linux já estou bem servido! Precisamos mesmo é de algumas ferramentas,
como um desfragmentador de arquivos de verdade...isso sim é uma carência.
Enfim que venha os softwares e não novas Distros.
Linux Distro Mandriva Free 2010.1/i586
Linux User #495346

Visitem: http://mandrivahacks.blogspot.com/
N0625
N0625 Super Zumbi Registrado
7.1K Mensagens 785 Curtidas
#12 Por N0625
19/07/2010 - 20:39
Já era. Pregaram que o SL permite ao usuário desenvolver e compartilhar sem dar satisfações a nenhuma empresa ou órgão. Hoje, o ego fala mais alto que a razão, o raciocínio e a lógica. Logo, nunca que essa ânsia de criar distros vai acabar ou diminuir.

Hoje para mim, só existem 4 distribuições: RedHat, Mandriva, Debian e Ubuntu. É uma pena que o Debian não seja desenvolvido por uma empresa. Prefiro apoiar projetos desenvolvidos por empresas (empresa mesmo, das sérias) do que projetos amadores (a única exceção a esta regra foi o Kurumin).

Alexander DeLarge
Alexander De... Geek Registrado
1.7K Mensagens 134 Curtidas
#13 Por Alexander De...
20/07/2010 - 08:14
Poxa, gostei desse tópico. E ainda digo mais.


Os defensores do atual modelo furado de desenvolvimento do Linux gostam de compará-lo com a Seleção Natural de Darwin.


O problema é que a SN levou mais de 1 bilhão de anos para produzir formas de vida avançadas e resistentes como o ser humano. E no mundo da informática/TI, não podemos esperar tanto tempo. Desenvolvimento de software não deve ser governado pelas leis da natureza, mas sim por metodologias científicas e administrativas bem definidas. Do contrário o resultado não sai nunca, ou sai uma porcaria.
Phenom II X6 1055T 2.8 ghz - 6 gb 1333 mhz - SATA II 500 gb 7200 RPM - ATI HD 5450 1 gb - LG LED 20" bom_trabalho.gif

Seja um cliente/consumidor consciente. Antes de reclamar de um serviço, leia o contrato e procure conhecer nos mínimos detalhes seus direitos e deveres. Evite aborrecimentos.


PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#14 Por PHIRON
20/07/2010 - 09:43
Metalhead666 disse:
Poxa, gostei desse tópico. E ainda digo mais.


Os defensores do atual modelo furado de desenvolvimento do Linux gostam de compará-lo com a Seleção Natural de Darwin.


O problema é que a SN levou mais de 1 bilhão de anos para produzir formas de vida avançadas e resistentes como o ser humano. E no mundo da informática/TI, não podemos esperar tanto tempo. Desenvolvimento de software não deve ser governado pelas leis da natureza, mas sim por metodologias científicas e administrativas bem definidas. Do contrário o resultado não sai nunca, ou sai uma porcaria.


O modelo atual de desenvolvimento de software livre funciona bem quando os esforços são concentrados, vide as soluções empresariais, produzir software livre da maneira atual além de gerar software com menor custo para as empresas, a qualidade é igualmente boa.
O problema é quando sai do escopo empresarial e entra no dos usuários comuns ou pessoas que resolvem fazer algo onde a razão e bom senso não impera, nesse caso temos problemas de brigas de ego, etc.
E quando o projeto depende apenas de uma pessoa a situação ainda fica pior pois depende do tempo, disposição e boa vontade da mesma.
Eu percebo que há tempos a falta de padronização não tem sido um grande problema para o linux, empresas que realmente querem lançar os seus produtos para linux se focam em uma única distro, como é o caso do google e da IBM que ultimanente oferece pacotes instaladores dos seus programas apenas em .deb ou no caso da IBM em .rpm também, eu não acho essa prática ruim, se você precisa realmente do software tem duas opções: instala o ubuntu ou debian (não tem custo algum) ou descompacte e instale o programa manualmente.
Mas como foi dito, desenvolver um aplicativo é bem mais complexo do que remasterizar uma distro e disponibilizar alguns scripts do antigo kurumim junto. Pessoalmente eu não recomendo nem utilizo nenhuma delas porque sei que mais cedo ou mais tarde elas vão à falência e deixarão o pessoal na mão, mesmo remasterizar uma distro dá trabalho e exige tempo, eu constantemente faço remaster pois quando alguém me pede o linux para testar eu pego o remastersys e crio uma imagem atualizada com os plugins e programas mais comuns para o cara já ir usando, mas deixo bem claro: Isso é o ubuntu big_green.png
Xupeta
Xupeta Veterano Registrado
802 Mensagens 32 Curtidas
#15 Por Xupeta
20/07/2010 - 10:00
Não que a carapuça tenha servido em mim (hehehehe...), já vi (e vejo), por exemplo, nego comprando máquinas com Linux 'estranhos' como Limpuz, Fenix e Metasys pra colocar Mandriva, Ubuntu ou Debian, se isso não é 'seleção natural', não sei o que é então... E não vejo o contrário, ou seja, máquinas com 'linux decente' terem o OS trocado para 'distros estranhas'. E por favor, entendam como distros estranhas aquelas que, no primeiro uso, levam o usuário a pesquisar na internet (se conseguir conectar) como fazer assim ou assado nessas distribuições, que muitas vezes só servem pra encher o saco do pretenso usuário, que depois de alguma decepção do tipo acaba achando que tudo que é distribuição é a mesma %%$$#@@@! de linux...

Na minha seleção natural, é Debian, Ubuntu e vá lá o Mandriva... big_green.png

Ah, sim, "formas de vida avançadas e resistentes como o ser humano" foi ótimo, qto mais eu conheço o ser humano, mais eu gosto dos animais, já diz um ditado que eu vi por aí mas não sei onde...


Metalhead666 disse:
Poxa, gostei desse tópico. E ainda digo mais.


Os defensores do atual modelo furado de desenvolvimento do Linux gostam de compará-lo com a Seleção Natural de Darwin.


O problema é que a SN levou mais de 1 bilhão de anos para produzir formas de vida avançadas e resistentes como o ser humano. E no mundo da informática/TI, não podemos esperar tanto tempo. Desenvolvimento de software não deve ser governado pelas leis da natureza, mas sim por metodologias científicas e administrativas bem definidas. Do contrário o resultado não sai nunca, ou sai uma porcaria.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal