Logo Hardware.com.br
mahavishnu
mahavishnu Super Participante Registrado
794 Mensagens 0 Curtidas

600.000 crianças aprendendo linux em São Paulo

#1 Por mahavishnu 01/01/2005 - 12:04
Lendo a dica postada aqui no Forum sobre o Sacix cheguei a página do TELECENTRO da Prefeitura de São Paulo.

São quase 600.000 mil crianças e jovens aprendendo informática direto no Linix, OppenOffice, Gimp, Firefox etc.

Estas notícias tem de ser melhor divulgada na cominidade GNU/Linux. Quando entramos na página do Telecentro damos de cara com uns 3 pinguins. Este meu post não tem nenhuma intenção política, mas espero que o atual prefeito (serra) mantenha a filosofia atual, o que acho difícil pois até hoje não vi nenhuma atitude de seu partido em direção ao software livre quando fhc esteve no poder. Vejam a revolção que o governo lula está fazendo para implantar sistemas não proprietários e livres de patentes (linux para resumir).

A atitude do PT a nível federal e municipal no tocante ao Software Livre tem de ser reconhecida. A implantação dos Telecentros na esfera municipal e do ITI na esfera federal são fatos. A nível estadual não vejo nada publicado a respeito do Software Livre. (Se eu estiver errado me corrijam).
Felizmente, ao que tudo indica, em pouco tempo o Software Livre no governo será uma realidade e sua implantação estará consolidada.

links:
www.telecentros.gov.br
www.softwarelivre.com.br
debi-Ana
debi-Ana Membro Junior Registrado
85 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por debi-Ana
01/01/2005 - 18:31
mahavishnu, fui eu quem postei a notícia do SACIX, distro criada pela antiga prefeitura de São Paulo.
excelente post o seu. o pessoal por aqui é muito preocupado em saber qual distro é melhor mas poucos dão atenção a notícias como esta, afinal de contas o gnu/linux já é um sucesso e parece que a antiga prefeita acreditava nisto. eu tenho minhas dúvidas que uma grande fabricante de softwares norte americana que monopoliza o mercado é financiadora de campanha dos tucanos. em breve teremos office e windows nos Telecentros.
MANDRAKE 10.1 COMMUNITY KERNEL 2.6.8.1 KDE 3.2


"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
luciano
luciano Super Participante Registrado
747 Mensagens 3 Curtidas
#8 Por luciano
02/01/2005 - 01:18
O projeto dos Telecentros me agrada, porque pessoalmente sempre achei que a melhor maneira de se divulgar o Linux é torná-lo conhecido entre crianças e adolescentes, isto é, o pessoal que ainda não está com a cabeça feita. Assim, daqui a uns 8 anos teríamos uma nova geração de usuários que veria com naturalidade um sistema multiusuário/multitarefa como o Unix/Linux, e que não teria receios de abrir um arquivo como o xorg.conf e ajustá-lo manualmente.
1) Phenom II FX8350 2) Athlon X4 645
FMC
FMC Ubbergeek Registrado
8.3K Mensagens 5 Curtidas
#9 Por FMC
02/01/2005 - 16:36
Mais uma notícia bem legal se tratando do governo, não sei se alguém já viu, me chegou por e-mail:

"Caro leitor,

A LinuxPress encerra a sua última edição do ano (só voltaremos na segunda quinzena de janeiro) com uma notícia muito saudável para a comunidade Linux. O próprio governo brasileiro já se encarrega de distribuir cópias de distribuições do pingüim. É o caso do Kurumin, na Caixa Econômica Federal.

Os resultados dessa política de apoio ao software livre já rende bons dividendos. A balança comercial, referente apenas a software, melhorou consideravelmente. Justamente por isso, o Palácio deve enfrentar oposição internacional, conforme pode ser lido nesta edição.

Boa leitura e nos vemos na segunda quinzena de janeiro,
Abraços,

O editor."

Quem quiser mais informação ai vai o link:
http://www.linuxpress.com.br/newsletter/linux_press11.pdf

Falow...
FMC = Fábio Magalhães Catunda
mahavishnu
mahavishnu Super Participante Registrado
794 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por mahavishnu
02/01/2005 - 21:48
FMC, realmente nosso governo está abraçando a filosofia do software livre, não apenas por questões ideológicas, mas por que isto representará quase US$ 1 bilhão de economia que deixará de ser remetida como royalties de softwares proprietários.

Só espero que ao final do mandato do Lula o software livre esteja consolidado a ponto de nehum candidato eleito patrocinado pela mico$oft estrague tudo.....

FMC
Justamente por isso, o Palácio deve enfrentar oposição internacional,...
ubuntu hardy 8.04
falcon_dark
falcon_dark Membro Senior Registrado
262 Mensagens 0 Curtidas
#11 Por falcon_dark
03/01/2005 - 04:04
Esse tipo de programa deveria estar acontecendo em todas as cidades do Brasil, se não pensarmos no problema dos analfabetos digitais hoje, teremos no futuro a mesma desigualdade que vemos hoje no campo intelectual e no social.

Acredito que a maioria dos usuários de GNU/Linux considerou o fator filosófico quando escolheu este em detrimento ao Microsoft Windows. Partindo desse preceito o que eu escrevi acima é uma preocupação geral de nosso meio (o SL) ao menos assim imagino. Se considerarmos que na ultima eleição para a prefeitura de São Paulo a canditada derrotada, Sra. Martha, recebeu entre os eleitores da classe econômica C uma proporção de quase 4:1 votos em relação a José Serra e que a maioria das 600 mil crianças e adolescentes beneficiados pelos programas de inclusão digital da prefeitura pertencem a essa classe podemos criar um panorama fictício interessante.
Poderíamos conjecturar que as pessoas mais humildes e de menor renda entenderam que a prefeitura tinha uma atenção com elas que não ocorrera antes, já que uma votação de quase 4:1 foi inédita na cidade de São Paulo. Essa atenção consistiu principalmente na oportunidade que as pessoas tiveram de tomar contato com um mundo novo e diferente ao mesmo tempo que isso custou muito pouco para o município, perto de soluções equivalentes sem SL. Agora olhando para as outras classes sociais, chamadas A e B notamos que foram seus votos que reverteram a vantagem da então prefeita contra o canditado da oposição, dando-lhe a vitória.

Em um exagero de linguagem, uma brincadeira apenas, qualquer um poderia dizer então que os mais favorecidos econômica e socialmente, os cidadãos paulistanos das classes A e B mudaram a administração por não concordar, em outras coisas, com a política de inclusão digital da prefeitura, dando sua contribuição, de certa forma, para a manutenção da segregação cultural instituída no Brasil hoje. Ainda conjecturalmente esperamos que a nova gestão mantenha o programa e aumente sua abrangência seguindo, no mínimo, as metas de crecimento propostas pela gestão anterior, considerando que qualquer coisa menos que isso é um retrocesso. Mas tudo isso é viajem da minha parte, claro.

Não podemos, nem devemos, votar olhando apenas para os programas de inclusão digital dos candidatos, mas devemos ter em mente o quão importante é para um país a educação que este dá à seus filhos. Sem educação um país é um mar de bobos. E a inclusão digital deve ser considerada peça chave de qualquer processo educacional dada a importância que os computadores terão no futuro da humanidade. E é no momento de escolhermos nossos governantes que estaremos decidindo se seremos uma pátria de leprosos ou uma nação que andará sobre as próprias pernas.

Foi mal, excedo-me às vezes ok? Não quero fazer flames e nem apologia política e espero ter deixado isso tudo bem neutro. Valeu
"A verdade nunca foi e não é estritamente importante. O sonho é, essencialmente, uma mentira; mas fundamental para existência humana"
GNU/Linux: Nosso potencial. Nossa inspiração! :twisted:

http://falcon-dark.blogspot.com/
falcon_dark
falcon_dark Membro Senior Registrado
262 Mensagens 0 Curtidas
#14 Por falcon_dark
06/01/2005 - 13:54
FMC
falcon_dark, honestamente, não ficou nada neutra sua opinião! hehe

Como de praxe eu descordo de alguns pont...


Salve FMC, como poderia dizer o poeta, discordar é viver. :lol:

Não foi nada neutro do ponto de vista econômico social, concordo, mas sem guerra de classes né? Sei que A x B x C é só fetichismo sociológico na maioria das vezes, exceto na África talvez. Mas do ponto de vista político eu até acho que foi equilibrado, na medida em que falei que:
falcon_dark
esperamos que a nova gestão mantenha o programa e aumente sua abrangência seguindo, no mínimo, as metas de crecimento propostas pela gestão anterior, considerando que qualquer coisa menos que isso é um retrocesso.
Já que não critiquei ninguém além dos próprios cidadãos de São Paulo e até acredito que, mesmo sendo uma mudança de partido na administração, o programa da prefeitura deve continuar.

De qualquer modo, como já estou off-topic (desculpem por mais essa) se quiser trocar uma idéia sobre isso manda uma MP que terei prazer em discutir sobre os rumos políticos do nosso país.

Grande abraço a todos
"A verdade nunca foi e não é estritamente importante. O sonho é, essencialmente, uma mentira; mas fundamental para existência humana"
GNU/Linux: Nosso potencial. Nossa inspiração! :twisted:

http://falcon-dark.blogspot.com/
FMC
FMC Ubbergeek Registrado
8.3K Mensagens 5 Curtidas
#15 Por FMC
06/01/2005 - 14:27
Ficou bonito o "descordo" que eu escrevi, neh? haha... que horror!

Nao faremos guerra de classes nem qualquer outro tipo de guerra, afinal, guerras nao sao la muito construtivas (embora acarretem desenvolvimento)!

Fico encafifado ao pensar se sera passada alguma filosofia para as tantas criancas que estao aprendendo linux em SP, pensei nisso ao ler a entrevista com Richard Stallman que saiu aqui:
http://kerneltrap.org/node/4484

Dizem que de boas intencoes o inferno esta cheio. Sera que nossos governantes estao lembrando de ensinar as criancas mais do que usar um computador?

Enfim, daqui pra frente ja eh uma questao meio pessoal.

Flw!
FMC = Fábio Magalhães Catunda
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal