Logo Hardware.com.br
dario.rostirolla
dario.rostir... Super Participante Registrado
946 Mensagens 15 Curtidas

continuo testando... *VectorLinux SOHO

#1 Por dario.rostir... 16/01/2008 - 12:41
A principal novidade é que o Kurumin subiu MUITO no meu conceito. Consegui superar alguns conflitos (num deles, uma dica do Queiroz resolveu) e só falta instalar o Python 2.4 nesse Linux.

A diferença é que pude, finalmente, testar o desempenho do Kurumin, e fiquei favoravelmente surpreso - ele é rápido! Colocando o tema Cristal com botões do Vista, a interface ficou ótima, e os programas do kokar são muito bons... nota dez!

Acabo de fazer as pazes com o Kurumin...

Bom, o Sabayon é mais rápido? Sim, só que o suporte a português, para o Linux, é por aplicativo, e quero ver quem é que pode passar para PT-BR aquela montanha de programas que ele instala. Daí, pelo menos para sair por aí instalando, o Kurumin é uma boa opção.

Já o Ubuntu caiu no meu conceito - até a versão 7.04, que testei, tudo bem, mas o 7.10 está pra lá de pesado. Se você monta um micro Core 2 com placa aceleradora e 2GB de memória, ele é ótimo, só que isso é o Brasil, onde imperam os Celerons, placas de vídeo onboard e micros com 512MB/1GB...

O Kalango 3.3 também foi testado - ele detecta tudo, até quem você foi na última encarnação! Agora, o driver da nvidia instalado foi o 9631, velhinho - deve ser por isso que ficou lento. Além disso, sou exigente e não gostei da ausência da fonte Times no BRoffice, que podia estar presente por default...

Outro que subiu no conceito foi o Yoper, talvez o mais rápido da turma, só que não consegui a versão em DVD ainda para descobrir onde chega o suporte para português do Brasil... com isso, ele continua sendo uma interrogação para mim... mas que é rápido, ele é!!

O Famelix tem a cara do XP, mas internamente é como o Kalango - um Kurumin adaptado - daí porque não ficar com o original? O Litrix tentei instalar umas 3 vezes e no final ele exige tanta configuração que você se perde e o GRUB não instala...
Danilo Moraes
Danilo Morae... Membro Junior Registrado
146 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por Danilo Morae...
16/01/2008 - 13:15
Bom, eu estou procurando uma distro rápida. E gostaria de saber se esse Yoper reconhece bem o hardware como placa de som, video, teclado e etc. Ele tem uma instalacao fácil? NNF(next, next...finish)?
Poderías falar um pouco mais desse yoper? Bem como o site onde vc baixou, prós e contras?
Obrigado
Notebook
HP Pavilion zd7000
Pentium4 2.8GHz
512MB Ram; Nvidia GeForce FX go5600 64MB
17polegadas com teclado numérico
Windows XP sp2 & Xubuntu 7.10punk.gif trabalho_duro.gif rindo_atoa.gif
dario.rostirolla
dario.rostir... Super Participante Registrado
946 Mensagens 15 Curtidas
#3 Por dario.rostir...
16/01/2008 - 13:58
Olá Danilo, o que acontece é que o Yoper é considerado o Linux mais rápido que existe - um benchmark do Distrowatch, entre ele e o Gentoo, o coloca como mais rápido.

Só que... eu não acredito! O problema é... qual gentoo??

O Gentoo é extremamente configurável, mesmo que você o instale numa configuração Default você tem N níveis de otimização... o problema é que o Gentoo é Linux... para ninja, ou pelo menos era há algum tempo.

A simples instalação do Gentoo, até 2005, era quase o mesmo que criar uma distro do nada - tudo por linha de comando. Mas agora, com a adição de instaladores gráficos, e com a distro derivada Sabayon, qualquer um pode instalar o Gentoo.

Existe uma versão brasileira, o Litrix, baseada no Gentoo - o problema é que não tive tempo de superar uns conflitos da instalação, mas já tenho gravado em CD.

De modo geral, o Gentoo é sempre mais rápido, e não acredito que o Yoper supere mais que sua instalação padrão.

De fato, o Yoper e muito rápido, tem um CD e DVD à disposição para download no site. O nome é diferente, e significa Your Operating System... o site é moleza - yoper.com - e tem até uma wiki. Observe que você digita sua senha, conta até 4 e tem o KDE aberto e disponível.

Isso se deve a vários motivos, especialmente porque ele é um LFS, um Linux trabalhado desde a base - melhor dizendo, o kernel é trabalhado. Ele é ótimo, muito bom mesmo, só que não tenho o DVD, só a versão CD e não instalei o suporte a português (que na wiki eles declaram ser instalado com um único comando).

Sim, o núcleo do Yoper seria espetacular para uma distro - existem vários procedimentos que o tornam rápido - patches, prelinkagem etc. - diversas implementações que o transformam num sistema tão rápido. O problema é... para fazer uma distro competitiva, você tem que ser programador C++ - só o manual do LFS não dá conta...

Um exemplo é o Litrix, que começou com o núcleo Slackware e migrou para o Gentoo em vista da performance... o desenvolvedor teve que fazer várias adaptações, colocar o servidor de impressão para funcionar direito - estava dando problemas...

Daí fica difícil você criar uma distro, sendo que já existe de tudo um pouco. O que compensa é ADAPTAR uma distro, coisa que o Morimoto fez e, no meu entender, foi bem-sucedido. O Kurumin tem menos máquinas instaladas que o Ubuntu? Pode ser, mas quantos desses usuários do Ubuntu não começaram com o Kurumin??

Daí se você quiser baixar o Yoper Titanium 3.0.1 pode ser interessante, mas não se deixe levar pelas aparências - uma coisa é a customização final da interface gráfica - outra é o núcleo que está executando no segundo plano.

Uma grande vantagem é que ele instala em menos de dez minutos - números mais rápidos que qualquer outra distro, e abre o KDE 3.5.2 mais rápido que o Sabayon abrindo o Gnome...

À disposição.
Gubalu
Gubalu Membro Senior Registrado
159 Mensagens 1 Curtida
#5 Por Gubalu
16/01/2008 - 14:22
Já testou a distro PCLinuxOS MiniMe 2008?

Links:

http://docs.pclinuxos.com/MiniME

e

http://www.pclinuxos.com/index.php?o...&topic=38573.0
Abraços,
Gustavo
Dell Optiplex GX280
Pentium 4 HT 3.2 GHZ
2GB DDR2-533
VGA Geforce 8600 GT
HD SAMSUNG 250 GB SATA-II e Western Digital 80 GB IDE

* Windows Vista Ultimate SP1 + Windows XP Pro SP3 (dual-boot)
* OpenSUSE 11.1
Danilo Moraes
Danilo Morae... Membro Junior Registrado
146 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por Danilo Morae...
16/01/2008 - 14:30
Estou com o cd do fedora 8 aqui para testar, mas ate agora deu erro. tenho cd regravavel entao ja estou na 3 gravacao. O sha1sum deu certo, mas quando vou dar boot no cd ele para na mensagem bopting kernel...
O yoper estou meio chateado, fui todo faceiro instala-lo e fiquei de boca aberta com o upload dos servidores. A minha net aqui em casa é 600k e nao baixo a mais de 5Kb/s! Testei todos os servidores e o primeiro que se saiu melhor baixa a 10Kb/s. Isso aconteceu com vc tmb dario?
Notebook
HP Pavilion zd7000
Pentium4 2.8GHz
512MB Ram; Nvidia GeForce FX go5600 64MB
17polegadas com teclado numérico
Windows XP sp2 & Xubuntu 7.10punk.gif trabalho_duro.gif rindo_atoa.gif
dario.rostirolla
dario.rostir... Super Participante Registrado
946 Mensagens 15 Curtidas
#7 Por dario.rostir...
16/01/2008 - 14:32
Seguinte - não é qualquer distro que estou testando... apenas aquelas que posso sair por aí e instalar nas máquinas sem problemas, mesmo que não tenha acesso à Internet - o objetivo é divulgar o Linux.

Não testei a última versão do Fedore e do OpenSUSE - só a versão anterior. Testei o Fedora Core 7 em CD, mas de jeito nenhum ele instalou o driver da Nvidia, precisaria baixar os fontes do Kernel, que não vem na versão CD. Ele pareceu ser bem eficiente, mas é daqueles Linux que seguem a legislação americana - eles vêm vazios, sem os drivers/codecs proprietários... só baixando pela Internet.

Achei muito bom, muito rápido, mas ainda não disponho da última versão e com vários CDs... quem sabe ainda acabe caindo nestas mãos...

Quanto ao OpenSUSE, testei a versão 10.2 em DVD... putz, nem com DVD ele vem com os codecs... deu um baita conflito com meu driver da Nvidia, as normais ficaram invertidas... dizem que há que baixar um driver especial, do site da Nvidia, para esta distro - não confirmei.

Portanto, estou priorizando as distros mais independentes, que já instalam tudo. Um dos motivos pelos quais não gostei do Ubuntu, que não vem com codecs, drivers, amsn, java, etc. e etc.
Danilo Moraes
Danilo Morae... Membro Junior Registrado
146 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por Danilo Morae...
16/01/2008 - 14:41
umm, eu sou justamente o contrário. Adoro distros bem "secas", sem nada. Prefiro por aos poucos sozinho apenas o que eu preciso. Ahh e olhem que louco isso: Minha vó tem um pc com windows vista e fui tentar baixar o yoper por lá, e acreditem, o download está normalsnao_sei.gif Será que isso é problema do Kubuntu? Quero a distro mais rápida possível. Nao intendi muito bm dario. Você disse que yoper é muito rápido entao porque não usa-lo?qual o motivo que te faz pensar em usar outro? E você falou que para instalar o gentoo(naquela epoca) tinha que ser ninja. Eu quero ser um!cap_feceiro.png: você tem alguma dica para me dar? Onde eu começo estudando? O que eu começo a fazer? Quero aprender muito sobre linux mas nao sei por onde começar: shell script, programacao, sistema unix etc... Alguem pode me dar uma dica?
Notebook
HP Pavilion zd7000
Pentium4 2.8GHz
512MB Ram; Nvidia GeForce FX go5600 64MB
17polegadas com teclado numérico
Windows XP sp2 & Xubuntu 7.10punk.gif trabalho_duro.gif rindo_atoa.gif
dario.rostirolla
dario.rostir... Super Participante Registrado
946 Mensagens 15 Curtidas
#9 Por dario.rostir...
16/01/2008 - 15:21
Danilo, preciso de distros completas, em português, porque quero sair por aí instalando... essa é uma das vantagens do Linux, você já ter tudo à mão.

Por exemplo, o Sabayon não é melhor que sua base, o Gentoo... só que o Gentoo vem seco e o Sabayon instala 7GB de games na hora. Daí para um gamer é a distro indicada...

Primeiro ainda não estou convencido de que alguma distro seja melhor que o Gentoo - como todo usuário de Linux, tenho aquela distro preferida - esta é o Gentoo. No meu entender, é uma das máquinas mais perfeitas que conheci, ultra-customizável, cem por cento compilável, com um robô poderoso - o Portage, capaz de controlar tudo, atualizar tudo, reconstruir todo o sistema com um único comando otimizado com as configurações que você determina - nem o apt-build do Debian se compara.

Ele tem níveis de instalação... em 2005, você abria um manual com... 151 páginas numa área de trabalho e montava o sistema noutra - tinha gente que passava dois meses tentando até desistir da instalação. Esse manual está no site do Gentoo até hoje. Depois vieram os instaladores gráficos, e qualquer usuário comum pode dispor dessa maravilha.

O Yoper é um Linux de 32 bits unicamente para a arquitetura i686... ele não instalará, livremente, como o Gentoo, que "se adapta" ao hardware. O núcleo é rápido, mas a portabilidade é restrita. Todo Linux tem vantagens e desvantagens. Você não instalará a aceleração gráfica sem baixar os fontes do kernel, um arquivo de 134MB, necessário para montar o módulo.

Bom - você diz que gosta do Linux, quer aprender tudo. Claro, existem manuais, mas existe também as man pages, as documentações que encontrará na sua própria distro. Eu nem sei se há documentação, traduzida para português, do kernel. Veja, são bilhões de linhas de código... e tem uma documentação referente a ela, etc. e etc.

Portanto, temos os guias, o manual do LFS, o Guia Foca, para iniciantes, mas também temos a documentação oficial do Linux... nenhum destes irão dizer COMO A COISA FUNCIONA - acho que só os programadores C++ sabem mesmo rsrs
dario.rostirolla
dario.rostir... Super Participante Registrado
946 Mensagens 15 Curtidas
#11 Por dario.rostir...
16/01/2008 - 15:51
Comparado com antigamente, o Gentoo é fácil de instalar. a única diferença que você sentira com relação a instalar outras distros é que ele oferece uma lista com umas 100 flags de compilador para você escolher smile.png

Ou seja, antes, durante e depois, ele é totalmente customizável. Seu robô, o Portage, é totalmente escrito numa linguagem interpretada, derivada do C++ - o Python, de forma que você pode ler e modificar cada tarefa que ele executa...

Contudo, a base disso tudo, como disse, é a linguagem C++... essa é a grande fábrica dos hackers - confira

http://www.arnaut.eti.br/op/CPPAR002.htm

Agora, Gentoo brasileiro já existe - é o Litrix - mas você viu alguém usando Litrix??

Muita gente usa o Kurumin, o Ubuntu, mas quem é que usa Litrix? Pois é - em, tese, é uma distro bárbara, conectada com o repositório do Portage com 11 mil programas...

Quanto à Nvidia, pode ser instalada no Gentoo pela Internet - mas acredite se quiser, o Gentoo é tão customizável que pode ser instalado através da rede, ou montado a partir de dentro de outra distro, como o Kurumin. O problema é o Yoper - você precisará de um rpm do repositório Rocketfuel com nome tipo kernel-source-[números]- yos_47_rocketfuel.rpm algo assim... 134Mb por aí... claro que no LiveDVD, pelo gerenciador de pacotes Smart iso tudo instala automaticamente.

Basta instalar esse arquivo com rpm -ivh [nome-do-arquivo], desativar o X e rodar o instalador da Nvidia... é simples.
Junior_LP
Junior_LP Super Participante Registrado
459 Mensagens 16 Curtidas
#12 Por Junior_LP
16/01/2008 - 16:36
Das "prontas" eu indico BigLinux, que tá pra sair versão 4. Das leves Resulinux, que com o Texas Flood vai do 0 ao KDE aberto em cerca de 7 segundo e o sistema é bem rápido também. Usei o Big por um tempo e com o boot KDE seco gastava uns 80Mb. Ambas tem base Debian/Knoppix e com isso, o excelente reconhecimento de hardware. Creio que valha a pena, mesmo porque as duas são live-CD também...
ideia.pngLinux: use e recomende.
rindo_ate_agora.png Se sua dúvida foi sanada, coloque "resolvido" na frente do seu tópico!
atencao_regras.gifLeia: O Linux não é o Windows
dario.rostirolla
dario.rostir... Super Participante Registrado
946 Mensagens 15 Curtidas
#13 Por dario.rostir...
16/01/2008 - 16:38
Galera vocês querem saber porque insisto na questão do Gentoo? Vou explicar... vejam como a distro funciona...

Vocês sabem que existem duas formas de montar um sistema, e quem faz isso é o compilador. Numa você tem pacotes pré-compilados, pré-montados (compostos de zeros e uns) - é o que a maioria das distros utiliza. Outra forma é compilar o sistema - nada de zeros e uns, você monta tudo a partir do código-fonte.

Ora, o Gentoo oferece vários níveis de instalação - um deles é quando você recebe um CD ou DVD do sistema. Dependendo do nível, ele é totalmente, parcialmente ou completamente compilado. No nível mais avançado você não tem CD - instala o sistema totalmente pela Internet, compilando tudo - vai dormir e deixa a máquina compilando online. Essa é a instalação perfeita, super-rápida (depois da instalação).

Pois bem, na hora de instalar o Gentoo, você tem grandes pacotes, os Tarballs, com núcleos prontinhos, saindo da forma, para cada arquitetura de computador. Assim, você pode instalar um kernel já otimizado para o hardware em questão. É até aí que vai a fama do Gentoo - muitos linuxers acham que a vantagem de desempenho do Gentoo se assenta sobre isso, que ele, em tese, seria construído para cada arquitetura de processador...

Contudo, o que constrói, monta um sistema? O compilador, e ele pode ser configurado - a forma com que ele compila um programa pode ser otimizada - digamos, as Cflags setadas pelo usuário no momento da instalação. Sua instalação já pode ser otimizada, p. ex., para montar uma máquina que roda games desde o princípio.

Contudo, o segredo do Gentoo vem depois disso, sua poderosa capacidade de compilação, otimizada para a máquina e para o uso em questão, e isso envolve um grande dispositivo, denominado Portage, que foi desenvolvido com base no sistema de gerenciamento de pacotes do BSD. Assim, o Gentoo é parte Linux e parte BSD...!

Você conhece a questão das dependências - sabe que quando vai instalar um pacote, ele possui uma árvore de pacotes nas suas próprias dependências. Toda instalação de pacotes implica nessa instalação das dependências, porém o Portage é conhecido como o melhor gerenciador da plataforma Linux.

Ele mapeia todas as dependências do sistema, todas as árvores e interligações, se uma dependência é estável ou não, ou se ela precisa ser instalada ou não conforme as configurações adotadas pelo usuário quando recompila o sistema - o Portage é uma espécie de robô inteligente. Tudo bem, então você configura o sistema a partir de comandos, de um sistema de configuração. Esse sistema são as USE flags, que o próprio usuário seta.

Existe diferença, p. ex., entre um sistema que vai executar 3D e outro que irá renderizar imagens... no Gentoo, se você tenciona, digamos, otimizar a execução de jogos do Blender em Python, você inclui uma USE flag especialmente destinada a isso. Agora você compreende - você quer um micro com determinadas características e assim você debate com outros usuários do Gentoo o que eles configuram com base... nos dispositivos de sistema. Eles lhe transmitirão suas experiências, suas opiniões, sobre a configuração do sistema, e assim você determina toda a configuração do micro conforme seu hardware e até sua personalidade de usuário - digamos, setando umas 30 USE flags...!

Daí você manda o Portage "emergir o mundo" - esse gerenciador de pacotes, de forma muito organizada, irá pegar estas configurações e calcular tudo que ocorre com cada árvore de dependência de cada pacote do sistema - a partir daí, ele conecta o repositório, que pode ser local ou Internet, e reconstrói todo o seu sistema Linux para bater com sua personalidade de usuário, compilando tudo, a partir do fonte, de acordo com o hardware disponível...!

É por isso que o Gentoo já sai rápido de fábrica e, uma vez configurado, reconstruído total ou parcialmente pelo portage, ele pode ficar muito mais rápido ainda!!
Gubalu
Gubalu Membro Senior Registrado
159 Mensagens 1 Curtida
#15 Por Gubalu
17/01/2008 - 07:21
Lucenildo Lima disse:
Para usuario final que esta super acostumando ao rwindows, qual distro vc recomendaria (maior biblioteca de drivers e hardware)???


Dario, eh o meu caso tambem.... recem instalei o kurumin para aprender linux... então o Gentoo é mais fácil para quem recem tomou contato com o linux?
Abraços,
Gustavo
Dell Optiplex GX280
Pentium 4 HT 3.2 GHZ
2GB DDR2-533
VGA Geforce 8600 GT
HD SAMSUNG 250 GB SATA-II e Western Digital 80 GB IDE

* Windows Vista Ultimate SP1 + Windows XP Pro SP3 (dual-boot)
* OpenSUSE 11.1
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal