Logo Hardware.com.br
elias zoby
elias zoby Membro Senior Registrado
446 Mensagens 5 Curtidas

O que considerar ao escolher um notebook

#1 Por elias zoby 25/09/2009 - 08:17
Talvez o pedido de ajuda mais comum neste subfórum seja a respeito de compra de notebooks.

É difícil escolher um modelo se vc não conhece todos, são muitos e muitas marcas. Vai depender, entre outros, do q se espera dele, de quanto $$ tem, aparência etc. Isso só pode ser decidido caso a caso. Mas alguns pontos genéricos devem ser observados e servem a quase todos que estão preocupados em obter o máximo de seu parco dinheirinho.

Em ordem aleatória, e seu valor é relativo p/ cada pessoa:
- a marca produz um notebook barato que pode sofrer upgrade? ou ele vem c/ 1 Gb de RAM e só tem um slot (por ex.)?
- as peças podem ser substituídas em caso de quebra, ou são soldadas na placa mãe (como alguns fabricantes fazem com a wireless), ou são tão diferentes que só o fabricante tem (e o cliente ficará torcendo p/ que ele não deixe de produzi-las enquanto seu note durar)?
- os slots são de fácil acesso, ou tem-se de retirar até o teclado p/ colocar um simples novo pente de RAM?
- e se fizer isso, perde a garantia?
- e se trocar o sistema operacional, perde a garantia? (Na maioria dos casos a garantia não cobre software e não tem porquê perdê-la, mas há fábricas q condicionam isso.)
- o modelo lançado recentemente incorpora as novas tecnologias, ou usa as de 5 anos atrás?
- esse novo e já defasado tem um preço coerente ou é só um pouquinho mais barato?
- os compradores antigos da marca estão satisfeitos e ainda têm suporte do fabricante?
- há muitas reclamações sobre a marca nos sites destinados a isso, e as que existem são acompanhadas de respostas ou soluções adequadas do fabricante?
- as dobradiças são boas e bem protegidas, as teclas firmes e não soltam se alguém tiver a mão mais pesada, o material da carcaça é resistente etc.? (Geral/ fabricantes q usam bom material na carcaça o fazem tb internamente, mas pode haver bom material interno coberto por um plástico ruim.)
- se o notebook ou tela sofrerem uma queda brusca de altitude, o HD desliga-se automaticamente? (Pode parecer besteira, mas pior do que quebrar o notebook numa queda é quebrar e ainda perder os dados gravados.)
- o vídeo SIS tem problemas c/ Linux. Sabe por quê? Porque a fábrica não tem interesse e nem fornece informações p/ que a comunidade do software livre escreva os drivers gratuitamente (o que traria até lucro ao fabricante).
- o Linux que vem de fábrica utiliza-se plenamente da capacidade do hardware, ou há certas funcionalidades faltando? (Isso indica um imenso desrespeito ao comprador, e a CCE já fez isso mais de uma vez - como wireless intermitente, vídeo a meia capacidade etc.)
- se vai usar p/ jogos em 3D ou aplicações gráficas pesadas, bom vídeo dedicado (ATI, NVidea?) é essencial e esses são caros - pior do q comprar coisa cara é comprar algo q não nos serve.
- garantia. Por melhor q seja a marca, erros passam e vc pode ser o azarado. Tem marca q, p/ fugir da garantia de harware, exige q não se troque o SO. Outras dão boas garantias, p/ os padrões brasileiros, e não se furtam a admitir o erro (tenho um Itautec w7645, e essa linha veio c/ um bug no BIOS q os fazia consumir bateria mesmo c/ o note desligado, foi só eu ligar p/ o suporte e eles enviaram a correção pelo e-mail, sem insinuar q eu tinha feito algo errado ou coisa do tipo).

Já outras marcas dão garantias de primeiro mundo. Vejam abaixo.
---------------------- Gateway --------------
Disponibilizamos as seguintes modalidades de atendimento técnico no local em garantia:

1) Garantia Padrão: 2 anos de suporte técnico telefônico e garantia limitada** de peças e serviços com atendimento na modalidade Balcão. No primeiro ano, os custos de envio/devolução do equipamento para nosso laboratório é por nossa conta, nos demais anos por conta do cliente.

2) Garantia On-site: 2 anos de suporte técnico telefônico e garantia limitada** de peças e serviços com atendimento na modalidade on-site* (Garantia padrão, não necessita ser contratada). Atendimento 48 x 72 x 5 (Até 48 horas para início do atendimento e até 72 horas para solução, de segunda à sexta-feira, exceto feriados).


3) Garantia On-site Especial: 3 anos de suporte técnico telefônico e garantia limitada** de peças e serviços com atendimento na modalidade on-site* (Garantia especial mediante contrato).

Atendimento 4 x 24 x 5 (Até 4 horas para início do atendimento e até 24 horas para solução, de segunda à sexta-feira, exceto feriados).

* Os serviços são executados no local de instalação do equipamento defeituoso. Na eventualidade do prazo para solução do problema ultrapassar o tempo contratado, um equipamento backup similar ou superior será disponibilizado. Os serviços on-site não cobrem produtos e acessórios de outros fabricantes.

** A garantia limitada de 2 anos inclui peças (exceto a bateria que possui garantia de 1 ano), mão de obra e suporte técnico telefônico.

---------------------------------------------------

A Lenovo dá uma garantia no local, mas não sei se é padrão e não há o compromisso das horas. Por outro lado os Thinkpad q ela fabrica são mundialmente conhecidos pela durabilidade.

Espero ter ajudado. E quem quiser acrescentar ou corrigir...
antoniosantana
antoniosanta... Membro Senior Registrado
340 Mensagens 12 Curtidas
#2 Por antoniosanta...
25/09/2009 - 11:15
Olá elias!
Boa iniciativa ... aqui tem muitos tópicos relacionado a essa questão. O que comprar?

Mas as dicas mencionadas são um pouco evasivas para usuários leigos, eles não vão saber entender essas questões (Não estou inferiorizando ninguém, apenas acredito que os leigos não se atentarão a esses detalhes).
Então, na minha opinião, na hora da compra vale mais a questão; O que eu pretendo fazer com esse notebook?

Se quer uma máquina para escritório, trabalho, acessar internet só.
As máquinas mais modestas lhe atenderão perfeitamente. Observe apenas a garantia e serviço de pós venda do fabricante e seja feliz!
Não se esqueça, você comprou uma máquina simples, não vá querer rodar jogos 3D.

Se esse for o propósito, ou se for trabalhar com gráficos, tratamento de imagem ou vídeo.
Daí é preciso uma máquina mais avançada e principalmente com processamento gráfico (ATI ou Nvidia). Neste caso o investimento também é maior, e normalmente são máquinas maiores e mais pesadas. Por isso se optou por essas não queira que elas sejam extremamente portáteis.

Se esta for a principal necessidade (mobilidade) aí terá de optar pelas máquinas menores, ou até os já famosos "Netbooks" ... eles lhe atenderão bem para acesso internet e para processar informações simples (texto, planilhas etc) Mas esqueça jogos 3D, Filmes e coisas que exigem mais processamento.

É um erro muito comum adquirir um equipamento e querer utilizá-lo para diversas atividades ... cada equipamento tem seu ponto forte e conseqüentemente pontos fracos também ... então a finalidade do uso é a questão principal!

Boa sorte a todos! Um abraço!
Tom

Manutenção em notebook
www.misternote.com.br

Acesse nosso site!
alex_svp
alex_svp Veterano Registrado
1.8K Mensagens 10 Curtidas
#3 Por alex_svp
25/09/2009 - 12:51
A Dell oferece garantia no local, além da disponibilidade do seguro contra danos inesperados (CompleteCare). É fantástico... se um carro passar em cima do seu notebook, você ganha outro!
[ Pentium Dual Core E5200 ] [ 2 x 2GB DDR2-800 Kingston ] [ 500 GB SATA 2 Seagate + 160 GB SATA 2 Maxtor ] [ Zotac 9600GT DDR3 512MB ] [ C3 Tech DSA 5060V ] [ Mac OS X 10.5.7 + Vista Ultimate X64 ]

[ ASUS EEEPC 1101HA ] [ Intel Atom Z520 @ 0.6~1.73 GHz ] [ 11.6" @ 1336x768 px ] [ +11 hrs ]
elias zoby
elias zoby Membro Senior Registrado
446 Mensagens 5 Curtidas
#5 Por elias zoby
25/09/2009 - 15:10
Alex
A CompleteCare da Dell é interessante, mas paga-se em separado. Na verdade não se pode chamar de garantia no sentido usual do termo (documento que assegura a integridade de um produto vendido e/ou a boa qualidade ou durabilidade de um serviço prestado, e que obriga o fabricante a consertar ou substituir a mercadoria com defeito e o prestador de serviço a refazê-lo se insatisfatório). É um seguro.

AkaMod
Eu já tinha visto o tópico do gcfrancoso, muito mais detalhado e especificado do q o meu. Mas fiquei pensando pq ele não respondia minhas dúvidas. Então a questão é q eu dirijo o foco p/ durabilidade e preço, em todos os sentidos.

Tenho um desktop 486 de 66 Mhz, nem usa cooler smile.png Mouse e teclado ps2, CD Rom, monitor de 14" colorido, comprados em 1994. Estava perfeito até 1 mês atrás, quando meu filho derrubou a torre da mesa e quebrou a tampa plástica da frente (e só aí q eu descobri q p/ retirar o gabinete tinha de colocá-lo de cabeça p/ baixo e puxar a grade interna p/ cima c/o uma gaveta). Ainda assim não afetou o funcionamento, só tive de reencaixar a placa de vídeo.

O teclado dele ainda hoje funciona em outra casa. Só o mouse se acabou.

Se algum de vcs é daquela época sabe q ps2 e CD Rom ainda não haviam chegado aos mortais comuns, mesmo os monitores coloridos estavam começando a aparecer. Até hoje é possível comprar perífericos p/ ele.

Ao escrever o tópico eu queria q, quem o desejasse, pudesse escolher uma máquina q dure assim. Quem não espera tanto, olhe somente a configuração e garantia efetiva de 1-3 anos.

Ah! a marca? Não sou representante de vendas, não negocio hardware, nem tenho dinheiro p/ comprar um notebook mediano deles, mas não é difícil advinhar smile.png
-------------------

Quando alguém lê e não entende o que o autor quis dizer: um dos dois é analfabeto.

concordancia.webs.com
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#6 Por Bit0N3
25/09/2009 - 18:42
essa garantia de ir o tecnico em casa parece que eles tao cobrande extra tb.

mas ela e gateway sao as melhores garantias disparado das outras.

hoje em dia eu penso assim, que comprar uma maquina boa que atende em tudo cata um gateway, se nao pode ter o gateway ve outra coisa ehehhehe

[]'s
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal