Talvez o pedido de ajuda mais comum neste subfórum seja a respeito de compra de notebooks.
É difícil escolher um modelo se vc não conhece todos, são muitos e muitas marcas. Vai depender, entre outros, do q se espera dele, de quanto $$ tem, aparência etc. Isso só pode ser decidido caso a caso. Mas alguns pontos genéricos devem ser observados e servem a quase todos que estão preocupados em obter o máximo de seu parco dinheirinho.
Em ordem aleatória, e seu valor é relativo p/ cada pessoa:
- a marca produz um notebook barato que pode sofrer upgrade? ou ele vem c/ 1 Gb de RAM e só tem um slot (por ex.)?
- as peças podem ser substituídas em caso de quebra, ou são soldadas na placa mãe (como alguns fabricantes fazem com a wireless), ou são tão diferentes que só o fabricante tem (e o cliente ficará torcendo p/ que ele não deixe de produzi-las enquanto seu note durar)?
- os slots são de fácil acesso, ou tem-se de retirar até o teclado p/ colocar um simples novo pente de RAM?
- e se fizer isso, perde a garantia?
- e se trocar o sistema operacional, perde a garantia? (Na maioria dos casos a garantia não cobre software e não tem porquê perdê-la, mas há fábricas q condicionam isso.)
- o modelo lançado recentemente incorpora as novas tecnologias, ou usa as de 5 anos atrás?
- esse novo e já defasado tem um preço coerente ou é só um pouquinho mais barato?
- os compradores antigos da marca estão satisfeitos e ainda têm suporte do fabricante?
- há muitas reclamações sobre a marca nos sites destinados a isso, e as que existem são acompanhadas de respostas ou soluções adequadas do fabricante?
- as dobradiças são boas e bem protegidas, as teclas firmes e não soltam se alguém tiver a mão mais pesada, o material da carcaça é resistente etc.? (Geral/ fabricantes q usam bom material na carcaça o fazem tb internamente, mas pode haver bom material interno coberto por um plástico ruim.)
- se o notebook ou tela sofrerem uma queda brusca de altitude, o HD desliga-se automaticamente? (Pode parecer besteira, mas pior do que quebrar o notebook numa queda é quebrar e ainda perder os dados gravados.)
- o vídeo SIS tem problemas c/ Linux. Sabe por quê? Porque a fábrica não tem interesse e nem fornece informações p/ que a comunidade do software livre escreva os drivers gratuitamente (o que traria até lucro ao fabricante).
- o Linux que vem de fábrica utiliza-se plenamente da capacidade do hardware, ou há certas funcionalidades faltando? (Isso indica um imenso desrespeito ao comprador, e a CCE já fez isso mais de uma vez - como wireless intermitente, vídeo a meia capacidade etc.)
- se vai usar p/ jogos em 3D ou aplicações gráficas pesadas, bom vídeo dedicado (ATI, NVidea?) é essencial e esses são caros - pior do q comprar coisa cara é comprar algo q não nos serve.
- garantia. Por melhor q seja a marca, erros passam e vc pode ser o azarado. Tem marca q, p/ fugir da garantia de harware, exige q não se troque o SO. Outras dão boas garantias, p/ os padrões brasileiros, e não se furtam a admitir o erro (tenho um Itautec w7645, e essa linha veio c/ um bug no BIOS q os fazia consumir bateria mesmo c/ o note desligado, foi só eu ligar p/ o suporte e eles enviaram a correção pelo e-mail, sem insinuar q eu tinha feito algo errado ou coisa do tipo).
Já outras marcas dão garantias de primeiro mundo. Vejam abaixo.
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Disponibilizamos as seguintes modalidades de atendimento técnico no local em garantia:
1) Garantia Padrão: 2 anos de suporte técnico telefônico e garantia limitada** de peças e serviços com atendimento na modalidade Balcão. No primeiro ano, os custos de envio/devolução do equipamento para nosso laboratório é por nossa conta, nos demais anos por conta do cliente.
2) Garantia On-site: 2 anos de suporte técnico telefônico e garantia limitada** de peças e serviços com atendimento na modalidade on-site* (Garantia padrão, não necessita ser contratada). Atendimento 48 x 72 x 5 (Até 48 horas para início do atendimento e até 72 horas para solução, de segunda à sexta-feira, exceto feriados).
3) Garantia On-site Especial: 3 anos de suporte técnico telefônico e garantia limitada** de peças e serviços com atendimento na modalidade on-site* (Garantia especial mediante contrato).
Atendimento 4 x 24 x 5 (Até 4 horas para início do atendimento e até 24 horas para solução, de segunda à sexta-feira, exceto feriados).
* Os serviços são executados no local de instalação do equipamento defeituoso. Na eventualidade do prazo para solução do problema ultrapassar o tempo contratado, um equipamento backup similar ou superior será disponibilizado. Os serviços on-site não cobrem produtos e acessórios de outros fabricantes.
** A garantia limitada de 2 anos inclui peças (exceto a bateria que possui garantia de 1 ano), mão de obra e suporte técnico telefônico.
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A Lenovo dá uma garantia no local, mas não sei se é padrão e não há o compromisso das horas. Por outro lado os Thinkpad q ela fabrica são mundialmente conhecidos pela durabilidade.
Espero ter ajudado. E quem quiser acrescentar ou corrigir...
elias zoby
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