Pimentel_RJ disse: Eu nunca fiz nenhum curso (somente a faculdade de redes q ta trancada) e já trabalhei em 2 grandes empresas: detran-rj e petrobras
Concordo que vale a experiência, mas seja um pouco mais humilde, pois de experiência com grandes clientes/empresas muitos de nós temos, e isso não é garantia de conhecimento farto. Quanto ao serviço no Detran, fica aí uma questão para você.
- Home
- >
- Fórum
- >
- Profissional
- >
- Profissões, Emp...
- >
- Quanto cobrar por uma for...
Este tópico é continuação do antigo "Quanto cobrar por uma formatação?", que cresceu muito e ficou difícil de acompanhar.
Pra quem tiver curiosidade de conhecer o histórico do tópico, ele está aqui:
https://www.hardware.com.br/comunidade/cobrar-formatacao/267408/#post2044263
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Caros colegas,
vamos discutir aqui o "como cobrar", deixando para trás o "quanto cobrar". Para os novatos que entram nesse mercado, o ideal é começar com preços disruptivos, isto é baixo justamente para entrarem no mercado.
Minha sugestão é que:
1) Usem a Planilha CDINFO para descobrirem seus custos
2) Escolher um preço de venda e observar.
3) Revisão continua do modelo...
PessoALL,
sugiro nivelarmos nossos conhecimentos. A teoria é importante para uma praxis (prática refletida) avançada.
Vamos fazer o seguinte: pausa para a leitura desse post (tranco lá e deixo a discussão aqui)
http://blog.consultoriadomestica.com.br/2008/02/01/m01a02-como-cobrar-servicos-profissionais
voltamos todos em 21/02/08 para continuarmos o debate. Que acham?
Meu dei um block a si mesmo
Vou apresentar o Projeto Começar de Novo quando voltarmos com as leituras feitas. Até 21/02....bye...
Eu li parte do tópico antigo
não ignorantemente venho com minha opinião "curta e grossa"
quem faz o menor preço ou agrega brindes e serviços no pacote
sempre ganha.. isso é fato, não adianta dizer que "ah, mas também
não posso cobrar tão pouco senão lucro pouco" porque se você não
faz, o seu vizinho faz (por menos) e muito provavelmente ele vai ter
mais clientela que você, pois é no "desconto" que o brasileiro está interessado (icluindo todas as classes)
simples assim: se quer ganhar dinheiro, pesquise, veja qual é a média e baixe um pouco o seu preço....
~13,8 bilhões de anos ou mais...
"Não sou jovem o suficiente pra saber tudo". Oscar Wilde.
Então devo cobrar R$ 13,00 para formatar o PC ?
Pois aqui em BH tem um bairro de classe média com a seguinte faixa:
"Formatação e instalação Windows, Office e Anti-Vírus: R$ 15,00"
Ganha quem agrega qualidade ao seu serviço...
Guerra de preço é para quem está iniciando, e precisa demonstrar seu serviço.
Andróide Cell;3532264Então devo cobrar R$ 13,00 para formatar o PC ?
Pois aqui em BH tem um bairro de classe média com a seguinte faixa:
"Formatação e instalação Windows, Office e Anti-Vírus: R$ 15,00"
Ganha quem agrega qualidade ao seu serviço...
Guerra de preço é para quem está iniciando, e precisa demonstrar seu serviço.
Se quiser competir com eles sim.. como pode combrar mais no mesmo local?
como você mesmo disse "aqui em BH tem um bairro de classe média com a seguinte faixa: "
se for lá.. é dificil cobrar mais... a não ser que encontre alguém que de valor a sua qualidade e tenha condições financeiras.. não podemos esquecer disso... muita gente é de classe D ainda
ou você tem que fazer outra coisa...
claro que a qualidade conta muito, mas me refiro a somente a "formatação"
~13,8 bilhões de anos ou mais...
"Não sou jovem o suficiente pra saber tudo". Oscar Wilde.
Fábio Garcia;3532416Se quiser competir com eles sim.. como pode combrar mais no mesmo local?
ou você tem que fazer outra coisa...
claro que a qualidade conta muito, mas me refiro a somente a "formatação"
Se o cara cobra R$ 15,00, é difícil que ofereça um serviço de qualidade. Basta que você, eu ou qualquer outro ofereça um serviço de qualidade e terá a grande maioria de clientes da região.
Pra te ser sincero, se eu não tivesse nenhum conhecimento de PC, eu jamais chamaria um cara que cobra R$ 15,00, porque quando a esmola é demais, o Santo desconfia.
Andróide Cell disse: Se o cara cobra R$ 15,00, é difícil que ofereça um serviço de qualidade. Basta que você, eu ou qualquer outro ofereça um serviço de qualidade e terá a grande maioria de clientes da região.
Pra te ser sincero, se eu não tivesse nenhum conhecimento de PC, eu jamais chamaria um cara que cobra R$ 15,00, porque quando a esmola é demais, o Santo desconfia.
Vc já usou esse serviço de 15 reais ??? Levar um pc antigo e ver o que eles fazem ?? Se só é formatação ou eles abrem a máquina, limpam....
Acho q isso seria uma boa. :nao_sei_de_nada:
eyamamotoVc já usou esse serviço de 15 reais ??? Levar um pc antigo e ver o que eles fazem ?? Se só é formatação ou eles abrem a máquina, limpam....
Acho q isso seria uma boa. :nao_sei_de_nada:
Caro eyamamoto,
foi assim o começo do fim aqui em Brasilia dos serviços de R$ 45. Testei TODOS. Levei um PC com uma "falha programada" para fazer uma reportagem e acabei por descobrir um festival de pessoas que usavam uma picareta para exercer o trabalho.
Chamei técnicos de R$ 40 em casa e o resultado foi: seu eu fizer um serviço de qualidade que custe R$ 160, terá mercado?
A resposta vocês já sabem: Começar de Novo.
Será isso que apresentarei no dia 21/02...
Vamos tentar manter a conversa no nível proposto.
Tentem ler 20 ou 30 paginas do topico antigo e os mais recentes por favor, apenas para entender do que falamos
EDIT
Vamos tentar um resumão:
O Método do Quemel consiste em um "plano de saúde" do micro, valido por 12 meses, sendo novamente cobrado depois. O serviço não se trata de uma formatação e sim da preparação do micro para o usuario, exatamente como ele precisa, e da preparação do micro para que ele possa ser restaurado a voltar a funcionar em 2 horas maximo (certo?), porquê o sistema é vendido para pessoas que usam o micro parar lucrar (em suma) e tempo, é dinheiro.
O Robert trabalha como técnico da Prodabel e executa alguns serviços de hardware, que pelos seus certificados/ conhecimentos, crê que deva cobrar a mais, porquê vai entregar um serviço muito melhor...Cobra pelo conhecimento e pela garantia de que o micro esta 100%.
Dentre outros...
Tentamos discutir aqui o COMO cobrar, ao inves de quanto...Quanto é para produtos, e olhe lá.
O que é o COMO cobrar?
Você saber quanto vale seu serviço, o mercado que pretende atingir, pesar qualidade, tempo, e chegar ao preço ideal, que nem sempre é o do mercado.
Exemplo: O Quemel percebeu que os clientes dele precisam do micro funcionando 100% TODOS OS DIAS, e criou um metodo que isso acontecesse, resolveu vender o serviço como um plano de saude, e cobra de acordo com a quantidade de horas que trabalha no micro (em geral).
O skull resolveu atender o "publico padrão" que hoje em dia são as pessoas que usam o computador para internet/msn/orkut, e outros.
Para isso o serviço é mais padrão, nem por isso de baixa qualidade, e alguem que não depende do computador para ter lucro, quanto pagaria? Pelo que pagaria? Definiu seu modo de cobrança de acordo com o serviço, e o publico.
Acho que deu pra ter uma idéia...
Aprendi bem?
kkkkkkkk
Bem pessoal eu li tópico anterior inteiro, e vou continuar acompanhando este aqui, parabéns a todos que fizeram deste tópico uma aula..em especial o Quemel e o Cell.
Rush_Pressa disse: Bem pessoal eu li tópico anterior inteiro, e vou continuar acompanhando este aqui, parabéns a todos que fizeram deste tópico uma aula..em especial o Quemel e o Cell.
Que bom Rush que vc só tem pressa no nome. é um trabalho árduo ler o tópico inteiro, 100 páginas mais uns quebrados...
Todos os dias que acordo fico pensando no que eu posso melhorar no meu atendimento, até a maneira de se vestir já mudei, para um estilo sport-fino
Muitos ainda ficam dando "murros em ponta de faca", e ainda não perceberam que o QUANTO já era e que a nova regra é COMO!
O Quemel e o Cell (apesar de sua juventude), assim como o Robert e tantos outros pegaram o "fim-da-meada" e continuam avançando em qualidade e competência, enquanto outros ficam igualzinho "baratas-tontas" dizendo: "eu acho isso..." "eu acho aquilo" e o que se percebe é que não acharam nada, e no fim de tudo, continuarão sendo técnicos a trabalhar com marretas e picaretas...
Aprendi muito nesse tópico. Tive que dar uma reajustada nos meus preços preços neste início de ano, me adequar ao mercado sem levar prejuízo e continuar estudando...
Grande Abraço a todos,
Rodrigo
Blog Tecnascimento.com
Suporte Técnico na ponta dos Dedos
Computadores > Redes > Internet
www.TECNASCIMENTO.com
Rodrigo_Nascimento disse: e continuar estudando...
Isso mesmo que penso, nunca parar de estudar, prestar atenção nas coisas, encontrar novas formulas e tudo mais.
Para ilustrar, imaginem a situação, eu cobro X por uma pacote chama ZZZ, um concorrente, vendo a popularidade do serviço estuda, busca aperfeiçoar, se recicla e consegue descobrir uma forma de criar um pacote melhor que o ZZZ e ainda mais barato.
Como estou numa cidade pequena a noticia vai espalhar mais rapido que fofoca, então temos de estar sempre se reinventando, eu não paro de estudar, atualmente estou lendo (com calma agora) o Hardware, o guia definitivo do Morimoto (que agradeço mais uma vez pelo presente), mas já tenho uma fila uma apostila sobre redes (basicamente voltado para Windows 2003), que mesmo desatualizada em certos pontos, pode ter algo novo a ser aprendido.
R$15 é brincadeira, hoje em dia cobro no mínimo R$50 trazendo a máquina na minha casa, se eu tiver que ir ao local, no mínimo R$80~R$100 dependendo do cliente, isso pro serviço básico... Coisas além da formatação e sistema, aí uns R$150~R$200.
O cliente pode até falar pra mim q ofereceram serviço por R$30, menos de R$50 hoje em dia é imopssível pra mim.
PessoALL,
sugiro nivelarmos nossos conhecimentos. A teoria é importante para uma práxis (prática refletida) avançada.
Vamos fazer o seguinte: pausa para a leitura desse post (tranco lá e deixo a discussão aqui)
M01A02 - Como cobrar serviços profissionais
voltamos todos em 21/02/08 para continuarmos o debate.
Vou apresentar o Projeto "Começar de Novo" quando voltarmos com as leituras feitas. Até 21/02....bye...