Logo Hardware.com.br
vclima95
vclima95 Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas

Desabilitar aviso de SMART do HD

#1 Por vclima95 19/02/2015 - 00:22
Tenho um HD de notebook SAMSUNG HM321HI, depois de dois anos de uso ele começou a apresentar um aviso de erro no SMART após um dia que a bateria descarregou completamente durante o uso porque não tinha tomada próxima. Ele acusou um erro no primeiro item, Raw Read Error Rate, fiz um backup dele, executei o seagate recovery e não foi possível recuperar. Tendo em mente que ele estava com os dias contados, continuei usando, até que o notebook apresentou um problema no chipset, eu removi ele do notebook e coloquei no meu desktop, e o mesmo aviso continuou aparecendo todas as vezes que iniciava o PC, mesmo desabilitando o SMART dele na BIOS. Já faz 1 ano e 6 meses que ele começou a avisar falha iminente, sendo que durante esse tempo, nenhum tipo de indicação de falha apareceu, dados corrompidos, travamentos inesperados, superaquecimento, nada, então gostaria de saber como eu desabilito o aviso de falha iminente no windows. Estou usando o technical preview do windows 10, mas imagino que seja o mesmo procedimento do windows 8. Se existisse uma forma de reiniciar a contagem no SMART seria melhor ainda, pq pelo que eu entendi (posso estar muito errado aqui) o aviso está aparecendo porque ele contou um erro de leitura, no dia que a bateria acabou bruscamente.
Obrigado
NewtonJose
NewtonJose Tô em todas Registrado
893 Mensagens 174 Curtidas
#2 Por NewtonJose
19/02/2015 - 01:23
Se você acredita que o HD está bom o melhor é formatar, de preferência usando uma distribuição Linux live-cd como o SystemRescueCd

Um detalhe importante: o SMART da BIOS não altera nada no HD. Ele verifica o mesmo analisando o comportamento dinâmico do HD em funcionamento, ou seja, no boot o HD começa a rodar e o SMART recebe sinais do HD sobre o comportamento do eixo central do HD e dos discos. O quanto eles estão "balançando" fora de um determinado padrão. É algo puramente mecânico que nada tem a ver com software.
Newton José
===========
DEBIAN
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#3 Por TRONNER
19/02/2015 - 09:49
NewtonJose disse:

Não tem como acreditar o disco rígido estar saudável sem nem mesmo modificando o BIOS a mensagem do S.M.A.R.T. persiste, minha dica é descartar este disco rígido e providenciar outro, não vejo motivos para continuar a correr riscos desnecessários usando um periférico já condenado pelo próprio gerenciamento dele foi_ruim.gif:nao_sei_de_nada:
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
NewtonJose
NewtonJose Tô em todas Registrado
893 Mensagens 174 Curtidas
#4 Por NewtonJose
19/02/2015 - 23:53
TRONNER disse:

O problema é que se o S.M.A.R.T da BIOS estiver desabilitado não deveria haver mensagem alguma. Acredito que a mensagem está aparecendo após o carregamento do S.O. e portanto é uma mensagem de algum software que teria de ler a informação da BIOS.

A mensagem do S.M.A.R.T que é válida é a que aparece no POST antes do carregamento do S.O.
Newton José
===========
DEBIAN
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal