Logo Hardware.com.br
Z0
Z0 Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 0 Curtidas

25 razões para usar Linux

#1 Por Z0 18/01/2006 - 05:53
O site do grupo de usuários Bellevue escreveu um artigo [1] com mais de 25 argumentos para convencer usuários do sistema Windows migrarem para sistemas Linux.

O artigos levanta pontos já absolutamente conhecidos, como baixo custo de licenciamento, acesso ao código fonte, modificações do código fonte, entre outros. Porém, ele aborda de maneira didática e clara aspectos não tão intuitivos: suporte contínuo ao sistema, sem riscos de descontinuação; conjunto de softwares livres que acompanham o sistema operacional; grande variedade de plataformas suportadas; grande variedade de distribuições, customizadas para diferentes aplicações; e uso de arquivos de formatos abertos (como o caso do padrão OASIS adotado pelo OpenOffice.org), entre outros.

A leitura do artigo é extremamente recomendada, principalmente aos profissionais envolvidos em projetos de migração para software livre.


Fonte e link para o artigo (em inglês)

Se alguém quiser ajudar a traduzir, coloca uma resposta ou manda MP.
ricneves
ricneves Veterano Registrado
1.8K Mensagens 28 Curtidas
#2 Por ricneves
18/01/2006 - 08:32
25 razões converter-se a Linux



Os negócios, as instituições educacionais, as agências governamentais e outras organizações em torno do mundo estão convertendo1 seus sistemas operando-se do computador de Microsoft Windows a Linux em um ritmo crescente. Estão convertendo do mesmo modo seus programas de aplicação do software comercial para livrar o software (consultado também a como o software aberto da fonte). Há ao menos 25 razões para esta situação, incluindo:

(1) porque é licenciado sob uma licença livre 2do software, Linux (as.well.as o outro software livre) está disponível em nenhum custo. Pode downloaded do Internet para livre, e pode ser comprado no formulário do disco ou da caixa no custo trivial. Uma cópia pode ser usada em tantos como computadores como desejado com nenhumas limitações. Isto está no contraste afiado a Microsoft Windows, que pode fàcilmente custar USS100 ou mais por o computador.

(2) porque é software livre, Linux está também livre no sentido que qualquer um é permitido para o modificar, including seu código de fonte, em toda a maneira desejada. Se as versões modificadas não redistributed (isto é, dado afastado ou vendido fora de uma organização), podem ser mantidas secretas. Isto está também no contraste afiado a Microsoft Windows, para que a modificação do software não é permitida geralmente. O código de fonte é a versão original de um programa porque é escrito por um programador usando uma língua de programação e antes de ser convertido por um compilador em um formulário tais que suas instruções podem ser compreendidas diretamente pelo processador central de um computador (unidade central do processador); é geralmente necessário ter o código de fonte a fim poder fazer mudanças a um programa. Esta abilidade de experimentar livremente com e modificar o código de fonte, e de fazê-lo assim sem divulgar as modificações aos outsiders, foi uma consideração muito importante para um número de organizações grandes3.

(3) a sustentação da qualidade elevada para Linux está disponível para livre no Internet, incluindo nos newsgroup e nos outros forums. Alguns povos reivindicam que esta sustentação é ao menos tão boa quanto aquela fornecida para ( isto é, comercial) sistemas se operando proprietários para uma taxa. A sustentação de Linux pode também ser comprada em uma base comercial se desejada. Entre os tipos de sustentação que podem ser requeridos para sistemas se operando são a ajuda com customization, o auxílio em programas novos instalando, os remendos lidar com as ameaças novas da segurança e os remendos para reparar erros recentemente descobertos (isto é, defeitos). Felizmente, a necessidade para os últimos dois tipos é relativamente infrequënte para Linux.

(4) lá são pouca possibilidade que suporta para Linux será interrompido em alguma data futura devido ao obsolescence de planeamento ou para toda a outra razão. Isto é porque o código de fonte estará sempre disponível a qualquer um que o quer, including os indivíduos que fornecem a sustentação para livre sobre o Internet e os negócios que o fornecem para uma taxa. No contraste, com Microsoft Windows e o outro software proprietário para que o código de fonte é mantido geralmente secreto, obter a sustentação torna-se difícil ( de um ponto técnico e legal da vista) se o colaborador se decidir o retirar (para o exemplo a fim tentar forçar usuários a pagar por melhoramentos às versões mais novas).

(5) lá são quase nenhum medo do obsolescence principal, de planeamento ou de outra maneira, com Linux. Este é porque a arquitetura de UNIX em que é baseado exhaustively foi testada e refinada para mais de 35 anos e provou ser extremamente eficiente, robust e seguro. As melhorias continuam em um ritmo rápido, mas as versões novas remanescem bàsicamente compatíveis com a arquitetura subjacente de UNIX.

(6) lá não são nenhum melhoramento forçado4 para usuários de Linux. Este porque umas versões mais velhas continuam a ser suportadas (por exemplo, com o desenvolvimento de remendos da segurança e de excitadores de dispositivo novos) e porque umas versões mais novas, se desejadas, estão disponíveis para livre (como é todo o software livre) e são tipicamente altamente compatíveis com versões mais velhas. Os colaboradores do software proprietário, entretanto, têm os incentives financeiros fortes a acoplar no obsolescence de planeamento, a saber, a fim induzir usuários de umas versões mais adiantadas gastar o dinheiro para comprar ou alugar versões novas.

(7) se um usuário se decidir promover a uma versão mais nova de Linux, lá não são nenhuma taxa licenciando ou outros custos do software se o usuário selecionar uma distribuição livre (isto é, versão). Além disso, o treinamento, o programa modification/conversion, a aquisição da ferragem e a outra custam associado com promover a uma versão nova são também relativamente baixo devido à compatibilidade com versões mais adiantadas.

(8.) Linux não tem nenhuma exigência onerous para manter-se a par de licenças. Em uma companhia com centenas ou milhares dos computadores, um número de pessoal a tempo completo pode ser requerido apenas certificar-se de que todos os computadores no uso estão na conformidade com os termos licenciando complexos do EULAs (acordos de licença do usuário da extremidade) para Microsoft Windows, o escritório de Microsoft e o outro software proprietário. E para usuários de Linux não há nenhum medo de exames da surpresa pelo BSA (alliance) do software do negócio5, com penalidades severas possíveis para violações menores da licença.

(9) Linux caracteriza a segurança superior, including uma taxa muito baixa da infecção por vírus, por trojans, por sem-fins, por spyware e pelo outro malware. Isto é porque UNIX e todos seus descendentes (Linux including) projetado da terra acima com segurança na mente, melhor que em ter tentativas na segurança tacheada sobre como um afterthought. Para o exemplo, os usuários não usam rotineiramente o sistema como o usuário da raiz (isto é, administrativo), protegendo desse modo as limas de sistema chaves mesmo no evento de um arrombamento por um intruder malicioso. Também, um guarda-fogo robust é incluído em distribuições principais e é permitido pelo defeito. Um outro fator importante é a disponibilidade livre do código de fonte, que permite a milhares de povos em torno do globo à busca para vulnerabilities da segurança nela6.

(10) Linux é altamente resistente aos ruídos elétricos de sistema e necessita raramente recarregar (isto é, reiniciando). Isto pode ser muito importante para as organizações grandes para que mesmo alguns minutos de para baixo cronometram podem resultar em um custo substancial. A razão é que Linux estêve projetado da terra até seja um sistema se operando extremamente estável e robust, incorporar todo o que foi aprendido sobre alcançar estes objetivos dos mais de 35 anos do history Unix-como de sistemas se operando.

(11) embora o número e a variedade de programas de aplicação para Linux não sejam ainda tão grandes quanto aqueles disponíveis para os sistemas se operando de Microsoft Windows, uma seleção extensiva existe já e está continuando a aumentar ràpidamente como o mais e mais colaboradores começam criar programas para Linux. A maioria de aplicações de Linux são também software livre (que inclui quase todos os os mais populares), e muitas têm as características e o desempenho iguais ou o superior àquelas de aplicações comparáveis para o uso com Microsoft Windows. No fato, os usuários encontram frequentemente que todas as aplicações que querem estão livremente disponíveis no Internet e que é um necessário não mais longo comprar todo o software comercial.

(12) lá são uma escolha das distribuições numerosas (diversos cem) de Linux, cada um com seu próprio jogo original das características mas tudo bàsicamente compatível com se. Isto permite que os usuários selecionem as versões que a mais melhor reunião suas exigências específicas. Significa também que se um fornecedor de Linux dever sair do negócio, haveria ainda muito outro de que para escolher. Além disso, promove uma competição saudável entre eles, desse modo contribuindo às melhorias contínuas na qualidade e no desempenho de Linux. Se a escolha parecer oprimindo, é geralmente difícil fazer um erro selecionando uma das distribuições as mais populares, tais como o chapéu vermelho ou o SuSE.

(13) Linux caracteriza um grau elevado de flexibilidade da configuração, e o customization muito pode ser realizado muito fàcilmente e sem ter que modificar o código de fonte. Para o exemplo, é uma coisa fàcil configurarar Linux durante a instalação de modo que optimized para o uso como uma estação de trabalho, um computador desktop, um computador do caderno, um web server, um usuário da base de dados ou um router. Do mesmo modo, a aparência e o comportamento do desktop, including ícones e menus, podem ser configurarados em um número quase infinito das maneiras, de acordo com o gosto do usuário ou as exigências. Podem mesmo ser feitos para assemelhar-se a Microsoft Windows. Se este não for bastante, a abilidade de alcançar, revisar livremente e recompile o código de fonte permite flexibilidade virtualmente ilimitada da configuração.

(14) Linux e outros usos livres do software abrem formatos da lima do formato. Estes são formatos para processar de palavra, spreadsheet e outros tipos da lima que se conformam aos padrões industry-wide e que podem ser usados por todo o colaborador do software criar programas compatíveis, no contraste aos formatos closed usados geralmente por algum software proprietário. Isto elimina o problema fechamento- a padrões proprietários, com a dificuldade e a despesa conseqüentes de comutar ao outro software no futuro. Permite que o usuário tenha o controle completo de seus dados, particularmente caso em alguma data futura o colaborador que criou originalmente o software sai do negócio ou para de suportar seu software mais adiantado.

(15) Linux é geralmente mais rápido para um jogo dado de especificações da ferragem. Isto é devido a um optimization mais grande do código de fonte, incluindo distante menos código bloat.

(16) Linux caracteriza um grau elevado de compatibilidade com outros sistemas operando-se. Para o exemplo, pode ler, escreve, copía, apaga e manipula de outra maneira os dados que residem em divisórias de Microsoft Windows na mesma movimentação de disco duro (HDD), no ato como um usuário de Windows para uma rede que contem clientes de Windows, nos discos do formato para o uso com Windows, e mesmo nos programas de Windows do funcionamento diretamente se necessário. No contraste, os sistemas operando-se de Microsoft Windows não podem alcançar as divisórias de HDD que contêm outros sistemas se operando, não podem formatar discos para os outros sistemas operando-se, etc..

(17) os padrões éticos muito elevados são mantidos para Linux e o outro software livre, na parte grande devido ao openness very de seu processo do desenvolvimento e à disponibilidade livre do código de fonte. Linux nunca não convicted em uma corte federal da violação de leis antitrust de ESTADOS UNIDOS ou de outros crimes, nem tem-na teve que pagar penalidades pelo copi desautorizado da tecnologia desenvolvido por outras companhias.

(18.) Linux reduz a necessidade promover ou substituir a ferragem ao promover a umas versões mais novas. Isto porque seu código é muito eficiente e compacto, está permitindo assim que trabalhasse eficazmente em uns computadores mais velhos que não sejam apropriados para as versões as mais novas de Microsoft Windows.

(19) Linux é capaz de operar-se em uma variedade larga das plataformas (isto é, processador e tipos do sistema), melhor que apenas sendo limitado aos processadores e aos computadores Intel-compatíveis. Escala bem e é servido bem para o uso em uma disposição diversa do equipamento que varia dos supercomputers aos robôs industriais ao equipamento médico eletrônico aos telefones da pilha (e pode mesmo funcionar em um relógio de pulso).

(20) Linux é uma escolha superior para o uso em instituições academic para um número de razões. Entre elas é o fato que não há nenhum segredo (no contraste afiado ao software proprietário), fornecendo desse modo estudantes a oportunidade de estudar como os computadores trabalham realmente melhor que para aprender apenas como os usar. Muitos educadores são convencidos que é mais importante distante para estudantes estudar fundamentos da informática de do que para praticar aplicações específicas (tais como a palavra de Microsoft ou o Microsoft PowerPoint). Uma razão é que os fundamentos da informática de serão ainda válidos muitos anos de agora, visto que os programas de aplicação específicos, especial proprietários que não se conformam aos padrões industry-wide, estão mudando constantemente e aqueles atualmente no uso se tornarão provavelmente obsoletos em alguns anos7.

(21) agências governamentais, Linux e o outro software livre permitem a transparência dos dados porque armazena os dados nos formatos consistentes com os padrões industry-wide. Isto está no contraste aos formatos proprietários, closed característicos do software comercial. Tal transparência é importante para manter uma democracia eficaz. Manter dados do non-segredo em formatos padrão-standards-compliant permite que qualquer um alcance-o sem ter que comprar o software proprietário caro. Também, armazenar dados secretos em formatos padrão-standards-compliant está considerando extensamente como sendo mais seguro do que mantendo o em formatos proprietários.

(22) com Linux e o outro software livre há pouca razão temer a existência dos backdoors, na parte grande porque todo o código de fonte está disponível para a inspeção. Um backdoor é um método secreto para obter o acesso remoto a um computador. Há um interesse de a (nao unjustified) por muitos governos extrangeiros e uns corporation que as portas traseiras estiveram introduzidas secretamente no software proprietário que poderia permitir o colaborador do software e as agências de outros governos ao snoop em seus dados mais confidential.

(23) usar e advogar ajudas de Linux promovem uma diversidade saudável e uma competição aumentada durante todo a indústria do software. Tal competição pode promover o avanço technological, melhora o desempenho e uns custos mais baixos para o software aberto da fonte e o software proprietário igualmente. Ambo a teoria econômica e as centenas dos anos da experiência real-world mostram claramente que os monopólios têm pouco incentive a innovate, tender a produzir produtos shoddy, para carregar preços inflados e a tender a corrupt o sistema político.

(24) Linux e o outro software livre alcançaram não somente , ou alguns casos surpassed, suas contrapartes proprietárias, mas está tornando-se também em um ritmo mais rápido8. Esta vontade da tendência acelera enquanto a demanda para tal software continua a crescer e mais e mais indivíduos e organizações se tornam o envolveram ativamente seu desenvolvimento.

(25) Linux e o outro software livre fornecem a oportunidade para usuários de contribuir ao avanço da tecnologia do software porque o código de fonte está livremente disponível estudar, melhorar, estender e redistribute. Isto foi razoavelmente comum, e o exemplo incorporado o mais notável foi IBM. Além a dar para trás à comunidade do software e a ser um virtue nse, tais contribuições podem ter o valor grande das relações públicas.

(26) lá são realmente mais de 25 raciocinaram que as organizações em torno do mundo se estão convertendo a Linux e ao outro software livre. Uma vigésima sexta razão não é aquela com Linux, no contraste aos sistemas operando-se de Microsoft Windows, lá é nenhum defragment HDDs da necessidade . A fragmentação, que é espalhar dos dados em posições non-contíguas em uma movimentação de disco duro, pode reduzir a eficiência do armazenamento de dados de e retardar abaixo a operação de computador. Defragmentation não é difícil, mas pode ser um annoyance a ter que fazê-lo periòdicamente, e é desnecessário com um sistema operando-se projetado bom.

Há também diversas situações em que os negócios e outras organizações puderam se beneficiar de converter seus sistemas se operando de Linux a Microsoft Windows:

(1) uma organização que seja downsizing sua operação e tenha já válido mas as licenças não utilizadas para Microsoft Windows puderam poder reduzir custos do pessoal substituindo seus peritos de Linux com os administradores de Windows, como a última lata seja empregada geralmente para significativamente menos do que administradores de Linux.

(2) eram Microsoft para oferecer a uma organização um custo extremamente baixo o pacote incentive, including fornecer licenças a longo prazo (e melhoramentos) no custo nominal, pagando pela ferragem nova e fornecendo o treinamento e a sustentação livres, este poderia ser um proposition muito atrativo. No fato, poderia ser ganh-ganha a situação por causa do valor grande do publicity que poderia resultar a Microsoft de uma companhia ou da outra organização que se convertem de Linux a Windows.

________
1para as ligações aos artigos sobre algumas conversões recentes a Linux, veja histórias do sucesso de Linux, o projeto da informação de Linux, dezembro 2005.

2Linux e a maioria outro de software livre são licenciados sob a licença do general público do GNU (GPL). Esta licença altamente bem sucedida foi projetada especificamente fornecer tanta liberdade como possível para usuários, em um sentido monetary e no que diz respeito ao uso. O GPL permite que qualquer um alcance livremente o código de fonte para o software licenciado sob ele a fim estudá-lo, usar, modificar, estender e redistribute como desejado com somente as exigências muito mínimas sempre de fazer o código de fonte para redistributions de versões modificadas livremente disponível e de incluir uma cópia do texto do GPL com o software.

Deve-se indicar neste contexto que há as versões também compiladas de Linux que não estão livres em um sentido monetary, que seja permitido também pelo GPL. Entretanto, não são necessariamente melhor do que as versões livres. Os negócios e outras organizações têm a opção de selecionar se querem uma versão livre ou non-livre, e se selecionarem o anterior, têm muitas distribuições de que para escolher.

3isto são uma razão principal que Google selecionou Linux, de acordo com fontes da indústria.

4melhoramentos forçados ocorrem quando o colaborador para de suportar uma versão mais adiantada de seu software, e assim os remendos da segurança para os vírus os mais novos e o outro malware tornam-se unavailable e os excitadores são não mais longos desenvolvidos para a ferragem nova. Assim, muitos usuários têm pouca escolha mas para comprar ou alugar a versão a mais nova. Isto pode ser muito caro por causa das taxas licenciando ou de outros pagamentos que devem ser feitos ao colaborador ou ao vendedor do software. Uma adição mais adicional ao custo é a necessidade freqüente comprar a ferragem nova para acomodar o código bloated nas versões novas do software. Além, instalar o software novo e pesquisá-lo defeitos podem ser muito time-consuming para administradores de sistema e disruptivos para operações de negócio.

5 O BSA altamente controverso são uma organização internacional que seja ajustada acima por colaboradores principais do software proprietário. Empowered pelo EULAs imperativo que acompanha tal software para fazer exames da surpresa em usuários e para levy multas pesadas no evento da violação.

6 é o mesmo princípio que é empregado pelo cryptography chave público (PKC), que é o formulário o mais seguro do encryption de dados. E é o oposto da aproximação usada com software proprietário, para que uma tentativa é feita de manter o segredo do código de fonte como meios de esconder vulnerabilities da segurança.

7 para um olhar mais detalhado nas razões que Linux é a mais melhor escolha para o uso em instituições educacionais, veja Linux e instrução, o projeto da informação de Linux, março 2004.

8exemplos numerosos podiam cited. Para o exemplo, Apache é o web server dominante, hospedando distante mais locais da correia fotorreceptora do que algumas de suas contrapartes proprietárias. Do mesmo modo, concorda-se extensamente que o web browser livre de Firefox é mais avançado distante (nos termos da segurança, da usabilidade, etc..) do que o Microsoft Internet Explorer. O Internet Explorer está livre em um sentido monetary, mas não é software livre porque o código de fonte não é feito disponível e os usuários são proibidos de o modificar.






Criado Janeiro 10, 2006. Janeiro Updated 13, 2006.
Copyright © 2004 - 2006 O Projeto Da Informação De Linux. Todos os direitos reservados.



A tradução deste texto foi obtida através de tradutor on-line (yahoo), não revisei nada apenas copiei e colei, por tanto pode haver inconsistências, caso alguêm as encontre por favor me comunique!

Boa leitura!

OBS.: SEM FLAMES!!!
Não há maior ego do que o daquele que se julga acima dos outros por ter domado o ego. Ao dominar o ego, ao buscar a transcendência e negar o mundo, ele comete o maior EGO de todos: Achar que não tem ego, e que está além do mundo em que vive.(Lao Tsé)
"NÃO ALIMENTE OS TROLLS"
ricneves
ricneves Veterano Registrado
1.8K Mensagens 28 Curtidas
#5 Por ricneves
18/01/2006 - 17:54
Z0
Até que não ficou tão ruim quanto eu esperava de um tradutor automático. Mas nada como uma tradução humana... e esse ...


Sei que não ficou das melhores, mas assim que tiver mais um tempinho posto uma tradução melhor... ou se alguem já possuir uma bem acabada é só mandar por MP que eu substituo, com os devidos créditos a que fez a tradução.


Mhaneh
o que seria flames????


Flames, meu caro, Mhaneh, é um jargão do mundo da informática que em outras palavras significa uma discussão que não conduz a nada e gera conflito entre aqueles que estão envolvidos nela, fugindo do cerne da questão e baixando o nível.

Consegui esclarecer sua dúvida?!?
Não há maior ego do que o daquele que se julga acima dos outros por ter domado o ego. Ao dominar o ego, ao buscar a transcendência e negar o mundo, ele comete o maior EGO de todos: Achar que não tem ego, e que está além do mundo em que vive.(Lao Tsé)
"NÃO ALIMENTE OS TROLLS"
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal