Os 4 piores ports para PC : os reis dos bugs

Os 4 piores ports para PC : os reis dos bugs

Atualmente muitos jogos que antes eram exclusivos para consoles estão ganhando suas versões para computadores através de ports, ou seja, portabilidade. Porém, muitos deles também estão sendo alvos de diversas reclamações por apresentarem bugs e falhas que atrapalham a experiência.

Hoje vamos falar um pouco de 4 exemplos de jogos que foram lançados em suas versões para computadores mas que tiveram o lançamento bombardeado de críticas pela qualidade final com problemas técnicos.

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4 ports para pc que não agradaram muito inicialmente

Embora atualmente muitos jogos estejam apresentando erros e bugs em suas versões de port para pc, isso não é algo novo. Outros jogos já sofreram com esse tipo de situação, algo que vem se tornando uma frustração para os jogadores e um desafio para os estúdios.

Hoje vamos falar de quatro exemplos de ports para pc que não agradaram tanto em seus lançamentos, sendo dois deles mais atuais e dois mais antigos.

The Last of Us Part I

The Last of Us: Part I é um dos jogos mais famosos do PlayStation e por isso também foi um dos ports mais aguardados para quem não tem o console da Sony e queria jogar no computador. Porém, o sonho acabou se tornando um pesadelo para muitos jogadores. Talvez pior do que não ter o jogo para jogar é ter comprado e não conseguir jogar.

Isso aconteceu com muitas pessoas quando o jogo foi lançado para computadores em março desse ano. Infelizmente ele ficou entre os tópicos mais comentados não pelo sucesso e sim pelos bugs, crashes que impossibilitavam a continuação da jogatina e até mesmo problemas de performance.

Alanzoka, um dos maiores streamers do Brasil, sofreu com alguns desses bugs, como é possível ver no vídeo abaixo:

Além disso, muitos outros problemas foram surgindo como por exemplo um bug que deixava os personagens molhados durante uma cutscene do nada, ou problemas de renderização que o faziam parecer bem diferentes. Em outros casos, a coisa fica mais séria porque os computadores desligam sozinhos ou, como no caso do Alan, fica impossível avançar na fase.

Com isso, o jogo acabou ficando com uma avaliação “Ligeiramente Negativa” na Steam na época. Prontamente a Naughty Dog se pronunciou dizendo estar investigando ativamente os problemas e de lá para cá já lançou alguns patches de correção.

Como explicamos nesta matéria, o jogo ganhou um patch no mês passado, com a versão 1.0.5 que chegou com um conjunto grande de melhorias pra o jogo, prometendo consertar esses crashes e bugs e até mesmo trazendo a criação de cache de shader, algo que também foi muito criticado.

Batman: Arkham Knight’s

Esse foi outro jogo muito aguardados pelos fãs do herói, já que sua série sempre fez sucesso e consegue retratar a história do Batman de forma cativante e interessante. Porém, para quem comprou Batman: Arkham Knight’s para o computador na época do seu lançamento, acabou se deparando com uma série de problemas e bugs que dificultaram a jogatina.

Quando isso aconteceu, a página do jogo na Steam ficou com 70% das análises negativas, com diversas reclamações a respeito de glitches estranhos, queda nas taxas de quadros e até mesmo áudios que ficaram clipados, afetando a experiência. Uma das reclamações também era sobre o fato de que, para destravar o limite de 30 quadros por segundo, era preciso mexer nos arquivos de configuração do jogo, algo muito complicado principalmente para quem não entende do assunto.

A maioria dos afetados eram as pessoas que tinham placas de vídeo da AMD, e o vice-presidente de tecnologia para games da Warner Bros. Interactive, Gary Lake-Schall foi na época na Steam para informar que eles estavam trabalhando em conjunto com a fabricante para que pudessem resolver esses problema o mais rápido possível. Inclusive, tanto a AMD quanto a Nvidia na época lançaram atualizações para suas placas de vídeo com o intuito de melhorar o desempenho do jogo.

Houve uma polêmica nesse período, quando duas fontes anônimas que teriam participado do desenvolvimento de Batman: Arkham Knight’s revelaram que os estúdios já sabiam dos bugs e lançaram o jogo mesmo assim. Mas não deu certo. O jogo precisou ter uma pausa nas suas vendas devido a tantas reclamações para depois ser relançado de forma correta. Mais uma frustração para os jogadores.

Grand Theft Auto: Trilogy

No caso de GTA Trilogy, seu lançamento conturbado e cheio de bugs acabou se tornando uma das fontes mais ricas de memes na internet. Não que os jogadores não estivessem frustrados, já que é impossível de acontecer quando se compra um jogo tão caro e uma volta de clássicos queridos e descobre tantos problemas, mas principalmente porque os bugs trouxeram cenas engraçadas que… só rindo para não chorar mesmo.

O pacote trouxe de volta o Grand Theft Auto 3, Grand Theft Auto: San Andreas e Grand Theft Auto: Vice City, todos os três em seu formato remasterizado. Claro que por ser uma versão mais nova, alguns pequenos bugs já eram esperados, mas a realidade foi muito mais intensa do que “alguns pequenos bugs”, infelizmente.

Com isso, o jogo acabou se tornando uma piada na internet. Nesse caso, os jogadores do pc não foram os únicos afetados, já que os bugs também apareciam nas versões de console. Eram bugs bizarros como por exemplo um carro aumentar de tamanho do nada ou sendo atropelados por motos, personagens atravessando paredes, além de diversos problemas de renderização e do visual dos personagens.

Resident Evil 4 (versão de 2007)

Antes de mais nada, é importante deixar claro que estamos falando aqui do port da versão do GameCube, lançado em 2007, e não a versão mais nova lançada esse ano.

Em 2007, a versão do GameCube e PlayStation 2 de Resident Evil 4 foi lançada para os computadores, porém os fãs da série de survival horror acabaram ficando mais horrorizados com os bugs e glitches do que com o jogo em si, infelizmente. Esse fato acabou chamando muita atenção, principalmente os computadores da época tinham um potencial muito maior do que os próprios consoles.

Resident Evil 4 pots

Esses problemas aconteceram principalmente porque, para o port, eles usaram como base outro port, o do PlayStation 2, que já era inferior do que o original do GameCube. Com isso, os problemas só foram acumulando. Inicialmente a versão do pc chegou sem a iluminação do original, om qualidade de texturas bem inferiores, vídeos pré renderizados piores do que a versão do PS2, além de novos bugs e crashes que não eram visto nas versões dos consoles.

Outro fator crucial de reclamações é que mesmo sendo lançado no pc, o jogo não tinha suporte para controle por mouse, e o botões mostrados durante o jogo eram referentes a botões genéricos ao invés de teclas do teclado ou até mesmo dos controles padrões.

Posteriormente eles lançaram correções para melhorar o desempenho e o visual do jogo e em 2014 a Capcom lançou um novo port para computador do jogo, chamado de Ultimate HD Edition.

E aí, pra você qual foi o pior port para computadores já lançado? Comenta aí!

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