Nem todo remake dá certo, e isso já está mais do que provado hoje em dia. Embora haja um grande apelo em pegar um jogo de sucesso e clássico e torna-lo mais moderno e condizente com a evolução nessa indústria, alguns desses projetos não cumprem o que prometem.
Por isso, hoje vamos listar alguns jogos que ganharam remakes ou reimaginações e que acabaram decepcionando mais do que agradando.
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O objetivo de fazer um remake de um jogo é atualizá-lo para que fique nos padrões atuais, já que muitos clássicos acabam envelhecendo mal devido as especificações mais limitadas da época em que foram lançados. A intenção é ótima e vale a pena, não apenas para que os jogadores antigos matem a saudade e curtam esses jogos com uma nova experiência mas também para que novos jogadores curtam pela primeira vez, principalmente se o jogo já conta com continuações de sucesso.
Na teoria sim, isso é ótimo, e muitos conseguem chegar a esse objetivo. Mas na prática alguns acabam ficando no meio do caminho. Existem alguns remakes que acabaram não dando tão certo assim, seja por entregar um produto mal feito ou até mesmo por ter mudado tanta coisa que ficou pior do que o original.
Isso pode acontecer por motivos diversos. Em algumas vezes o estúdio não tem muito orçamento, outras vezes não tem mais o código-fonte original, ou simplesmente por trazer gráficos que não são nada atuais ou adicionando conteúdo que não agrega, só atrapalha.
Por isso, hoje vamos listar 5 exemplos de remakes que não agradaram tanto. Não esquece de comentar outros remakes que você não tenha curtido tanto!
Resident Evil 3
O remake de Resident Evil 2 foi um dos mais aclamados pelo público e pelos críticos, e até recebeu uma indicação de Jogo do Ano, então muitos fãs da franquia ficaram bastante empolgados e ansiosos pelo lançamento do remake do Resident Evil 3. Porém o resultado não foi tão satisfatório assim.
O jogo não é ruim, e para quem nunca jogou pode até divertir. Os gráficos são bonitos e trouxe um ar mais de “filme”, com novas mecânicas. Porém no caminho o remake acabou tirando algumas coisas que fizeram muita falta para os fãs de Resident Evil, e isso acabou comprometendo a experiência de forma negativa.
Uma das mudanças foi que eles cortaram muitos dos enigmas, tirando uma parte do jogo que muitos curtiam bastante. Outro ponto negativo é que eles tiraram também algumas decisões importantes que o jogador precisava fazer no meio do caminho, já que essas decisões acabaram afetando o final da história. No remake, isso não existe.
Também não é possível explorar alguns dos lugares presentes no jogo original como na boutique, no parque, na área da prefeitura ou na fábrica abandonada e na torre de relógio. Até mesmo o grande vilão acabou decepcionando.
Bomberman: Act Zero
Bomberman é um dos jogos antigos e clássicos que pode-se dizer que envelheceu bem. Já que ele é um jogo simples e com gráficos mais cartunescos, hoje em dia o original ainda é capaz de trazer aquela nostalgia gostosa de forma bem gratificante. Porém, ele ganhou um remake, mas que deu muito errado.
O jogo é simples, você precisa andar pelo mapa visto de cima e plantar bombas para destruir blocos e inimigos. Acontece que no remake eles decidiram mudar todo o visual fofo do jogo, trocando as telas coloridas e bonequinhos icônicos por robôs do tipo ciborgues que não traziam nenhum tipo de conexão com os clássicos.
As fases também estão mais escuras e “realistas”, e até mesmo a trilha sonora que ela divertida foi trocada por uma pegada mais rock’n’roll. O remake, que foi chamado de Bomberman: Act Zero, foi produzido pelo mesmo estúdio que desenvolveu os jogos originais, a Hudson Soft, o que é mais impressionante.
Esse é o melhor exemplo do ditado “não se mexe em time que está vencendo”.
Sonic 2006
Sonic é um personagem clássico que já ganhou diversos jogos, versões e com o passar do tempo foi mudando até mesmo o estilo de gameplay, passando do ambiente 2D para o 3D, mesmo que de forma um tanto atrapalhada. No geral, existem jogos considerados muito bons e alguns não tão bons assim com o ouriço azul.
Mas um deles chama a atenção nesse quesito, o Sonic 2006 remake. Os fãs que quiseram experimentar o jogo e queriam ter uma experiência divertida e nostálgica acabaram se frustrando por uma série de motivos. Para começar, o jogo trouxe uma jogabilidade horrível, complicada, com controle precário dos movimentos do personagem que vira e mexe se batia em algum obstáculo.
Além do mais, o jogo também foi lançado com vários bugs, o que deixava tudo ainda pior. A posição da câmera também foi um fator bem estressante para os jogadores, já que ela dificultava alguns pulos em plataformas ou até mesmo em alguns inimigos.
Goldeneye 007 Reloaded
Esse jogo é considerado um remake por alguns, e um remaster por outros, e ele é um pouco complicado de explicar sua origem. Na verdade ele é um remaster do GoldenEye 007 de 2010 que foi lançado para o Nintendo Wii, que por sua vez já era uma reimaginação do GoldenEye 007 do Nintendo 64, o verdadeiro clássico.
Remake, remaster, reimaginação, o fato é que o jogo muda completamente tudo e não dá muito certo. Até mesmo o personagem, que no clássico era inspirado no Pierce Brosnan do filme 007 contra GoldenEye foi mudado pelo Daniel Craig, já que o contrato de licenciamento já tinha vencido. A história também mudou, além da gameplay, e tudo isso fez com que ele se tornasse um jogo bem estranho.
Ao mesmo tempo que tentava trazer a nostalgia do clássico, ele conseguia se afastar o máximo possível dessas raízes, virando uma verdadeira confusão que não agradou muitas pessoas.
Golden Axe: Beast Rider
Golden Axe era um jogo de beat’em up bem popular na época do Mega Drive, mesmo que ficasse atrás de alguns sucessos como o Streets of Rage. E essa popularidade fez com que ele se tornasse um clássico. Por isso, a Sega resolveu que ele merecia um remake para trazer o jogo para ares mais modernos, mas no final o resultado não foi nada do que se esperada.
O Golden Axe: Beast Rider chegou com diversos defeitos, a começar pelos gráficos que, para um remake da época eram muito fracos e pareciam jogos de PS2. Além disso, a jogabilidade também era muito fraca, com elementos repetitivos que só se vê em jogos antigos, mesmo na tentativa de trazer algo mais moderno. Até mesmo tarefas básicas como controlar as montarias acabou gerando frustrações.
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