Dados revelados recentemente pelo Spotify mostram quer o consumo de podcast na plataforma no Brasil cresce 21% em média mensalmente desde janeiro de 2018, nosso país já é o segundo maior mercado desse tipo de mídia no mundo. É tão impressionante que este mesmo levantamento diz que 40% dos usuários de internet no Brasil já ouviram algum podcast.
Essa espécie de rádio do século XXI, como pontuou muitíssimo bem Lucio Luiz no livro “Reflexões Sobre o Podcast” (Marsupial Editora / 2014), o podcast “guarda muitas semelhanças com com uma brincadeira “clássica” dos anos 80, quando crianças usavam gravadores de fita cassete para gravar seus próprios ‘programas de rádio’. A diferença é que agora o mundo inteiro pode ouvir esses programas e, ainda por cima, eles podem deixar de ser uma simples ‘brincadeira’ e se tornarem uma profissão”.
Neste artigo iremos contar a origem do que hoje entendemos como podcast e divulgar mais algumas estatísticas que comprovam esse sucesso estrondoso dessa forma de mídia que vem conquistando cada vez mais adeptos.
Origem do podcast
Geralmente associado ao conteúdo disponibilizado em áudio, o Podcast é mais um formato de mídia para propagação de conteúdo, assim como a televisão, o rádio a internet e o jornal também são. Categoriza-lo como a rádio do século XXI não é nenhum exagero. Muitos podcasts são estruturados de uma forma que lembram bastante um programa de rádio convencional. A principal diferença é que você tem o controle sobre quando você irá ter o contato com aquele conteúdo disponibilizado. O podcast, assim como as plataformas de streaming de vídeo e áudio democratizaram o modo “eu decido quando e o ritmo que irei imprimir na interação com esse conteúdo.
Até rádios tradicionais aproximaram o seu conteúdo nessa abordagem. Vide o caso da Joven Pan, seus principais programas são transmitidos no rádio, dentro de uma grande que acontece em dias e horários específicos, mas ao mesmo tempo tudo está sendo transmitido também no canal do Youtube, que armazena esses vídeos, permitindo que muitas pessoas possam acompanhar no horário e dias que acharem melhor.
Para compreendermos melhor esse turbilhão que se tornou o Podcast temos que recorrer a sua origem, tanto no termo quanto também nas suas primeiras incursões práticas. O homem creditado como o verdadeiro criador do que Podcast é atualmente se chama Christopher Lydon, jornalista e autor norte-americano.
A empreitada teve a colaboração do colega de graduação de Lydon em Harvard, o desenvolvedor de softwares Dave Winer. O colega de Lydon conseguiu transformar um RSS tradicional, o clássico agregador de conteúdos em texto, que já era utilizado na internet, numa forma de também disponibilizar arquivos de áudio. Com essa modificação o feed de RSS do blog de Lydon em Harvard poderia disponibilizar suas entrevistas em MP3, acessando em players de áudio, como o famoso iPod, que foi lançado pela Apple dois anos antes.
No entanto, até este ponto o termo podcast ainda não era utilizado. A utilização dessa nomenclatura viria no ano seguinte, na verdade uma forma mais ampla do termo, “podcasting”. Em 2004 o ex-VJ da MTV Adam Cury e o desenvolvedor de softwares Dave Winer desenvolveram uma forma de transferir os arquivos de áudio do RSS para o agregador do iTunes na época.
Eles chamaram essa possibilidade de RSStoiPod. O termo que acabou pegando mesmo foi podcasting, que é a união entre duas palavras, pod, em referência ao iPod, e casting, de “broadcasting”, uma forma de comunicação massificada, utilizado a primeira vez pelo jornalista britânico Ben Hammersley, em uma matéria publicada no The Guardian, o título da matéria retrata perfeitamente o que o podcast fez no mundo “Audible Revolution” (Revolução Audível”) Neste mesmo anos Winer e Cury lançaram seu próprio podcast, o The Daily Source Code.
Conteúdo infinito
Como vimos acima a origem do que hoje é o Podcast são entrevistas disponibilizadas no formato de áudio. Hoje em dia podcasts sobre entrevistam continuam, mas há outros inúmeros temas, sobre tecnologia, livros, notícias, viagem, cultura pop, economia, games, política, história, entre muitos outros.
Podcasts são comumente associados ao conteúdo em áudio, mas também podem ser enquadrados como tal os vídeos de entrevista e outros formatos de programa. Há também o que é conhecido como Enhanced Podcasts, que são versões ainda mais interativas e imersivas, disponibilizando imagens e links, por exemplo.
Perfil do consumidor de Podcast no Brasil
Um estudo encomendado pela plataforma de streaming Deezer revelou algumas informações muito interessantes sobre o panorama do consumo de podcast no Brasil.
• Entre os usuários do Dezzer, no Brasil, o aumento de consumo de podcast foi de 177% nos últimos 12 meses;
• O tempo de escuta na plataforma, que já havia aumentado em 130% em 2018, subiu mais de 40% de janeiro até setembro;
• Os gêneros mais populares são, respectivamente: Comédia, Negócios e Educação, Cursos de Língua, Cultura e Sociedade, Estilo de vida e Lazer, Informação e Política, Cultura Pop, Música e Espiritualidade e Religião;
• No Brasil, a maioria dos entrevistados, correspondente a 47%, tinham entre 24 e 35 anos. Outros 25% tinham entre 35 e 45 anos, enquanto 17% possuíam mais de 45 e 11% correspondiam a jovens entre 16 e 24 anos. A pesquisa também revelou que entre os usuários brasileiros, 25% escuta mais de 1 hora de podcast por dia;
• A análise dos usuários da plataforma do Deezer também indica que, de forma majoritária, eles gostam de rir ao ouvir podcasts.
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