O que é GPS e como funciona?

O que é GPS e como funciona?

GPS é a sigla para Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global). É a tecnologia que mostra a sua posição geográfica em qualquer parte do globo, também em qualquer dia e horário. Por depender apenas de um conjunto de satélites, o GPS não precisa de internet ou sinal de celular. É o sistema usado por aplicativos como o Google Maps ou Waze para calcular o tempo de chegada no seu destino.

Apesar de ser de uso global, a tecnologia GPS faz parte do sistema norte-americano de navegação via satélite. Ele começou a ser usado em 1973, inicialmente para fins militares, e 10 anos depois foi liberado para uso civil. Ou seja, não é uma tecnologia recente.

Leia também
O que é e como funciona o modo noturno da câmera do smartphone?
O que é e como funciona o zoom óptico nos smartphones?

O que é GPS

Importante também salientar que o GPS funciona independentemente das condições climáticas de sua região. É necessário apenas que haja um aparelho receptor no solo. Pode ser um celular, por exemplo. E este dispositivo precisa estar ao alcance de pelo menos 3 satélites, para que seja possível haver uma triangulação. Mas o cenário ideal mesmo é que 4 ou mais satélites estejam ao alcance do dispositivo. Dessa forma a precisão da localização aumenta muito.

Como o GPS funciona na prática?

Todo sistema de geolocalização ou sistema de posicionamento global funcionam sob os mesmos preceitos. Ou seja, é preciso uma rede de satélites geoestacionários. No caso da tecnologia GPS, são 31 satélites na órbita da Terra. Cada um desses satélites possui um relógio interno com precisão de nanossegundos.

Certo, mas como essa rede de satélites sabe exatamente onde eu estou? Os satélites enviam um sinal de rádio para os aparelhos receptores. Os sinais viajam na velocidade da luz (300.000 km/s). Os satélites guardam a hora exata que o sinal foi enviado. Lembra que eu disse que o relógio interno tem precisão de nanossegundos? Pois é, isso é extremamente importante.

Satélite geoestacionário

O receptor em terra, que pode ser um smartphone, tablet ou notebook, vai calcular quanto tempo o sinal levou do satélite para a Terra. A diferença em nanossegundos determina a posição do satélite e também a posição do receptor.

Para que a localização seja precisa, o receptor precisa usar as informações de pelo menos 3 satélites. É a famosa técnica de triangulação. Assim, o receptor calcula o tempo que cada sinal levou para chegar ao solo, determinando sua posição na Terra com uma precisão impressionante. A margem de erro é de apenas 20 metros.

Para finalizar o assunto, é bom deixar claro que os sinais de GPS são gratuitos. Para usá-los, é preciso apenas que os receptores em terra sejam compatíveis. Existem outras ramificações dessa tecnologia, como a A-GPS (GPS assistido), que melhora a precisão da localização em centros urbanos com a ajuda das antenas de telefonia móvel.

Fonte: gps.gov

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X