Como melhorar o sinal de internet para assistir streaming de vídeos

Como melhorar o sinal de internet para assistir streaming de vídeos

Assistir filmes e séries através de plataformas de streaming já se tornou uma prática absolutamente comum entre as pessoas. Com tantas opções de streaming no mercado, fica difícil não se render às facilidades que a tecnologia proporciona.

No entanto, às vezes a nossa própria internet não contribui para que as transmissões ocorram sem travamentos. Dependendo da velocidade da sua conexão, do tipo de roteador e até da distância entre o roteador e os dispositivos conectados, pode ser que você enfrente travamentos e má qualidade na hora de assistir um filme na Netflix, por exemplo.

Leia também
Como acessar a página de configuração do roteador
Dicas para melhorar o Wi-Fi da sua casa

Neste artigo nós vamos dar algumas dicas que podem ajudar a melhorar a qualidade do sinal do Wi-Fi na hora de assistir filmes e séries por streaming.

Qual é a velocidade da sua internet?

melhorar o sinal do Wi-Fi

Cada vez mais o preço da internet banda larga vem diminuindo. Hoje em dia as operadoras possuem planos de 300, 400 e 500 Mbps por preços acessíveis para boa parte da população. Mesmo assim, sabemos que em algumas áreas do país a velocidade de conexão à internet ainda é bem baixa.

Especialmente em regiões rurais, onde a disponibilidade de planos é baixa, pode ser que os usuários enfrentem dificuldades com relação a esse ponto. Portanto, o primeiro passo é se certificar de que você possui uma conexão com velocidade adequada para fazer streaming de vídeos em alta qualidade.

Como saber a velocidade da minha internet?

Descobrir a velocidade da sua internet é muito simples. Existe uma infinidade de sites e serviços que disponibilizam essa informação. Estes são os serviços mais conhecidos para medir a velocidade da internet:

Serviço para medir a velocidade da internet

Todos os serviços e aplicativos listados acima vão medir não apenas a velocidade atual da sua conexão, mas também a taxa de upload e o ping. Caso queira saber como estes serviços funcionam, temos um artigo bem completo sobre isso: Como funciona o teste de velocidade da internet? 4 opções de velocímetro para você conhecer.

Se você for realizar o teste de velocidade pela rede Wi-Fi, dê preferência para a frequência de 5 GHz. A frequência de 2,4 GHz, por ter um alcance maior, sofre mais interferência de outras redes sem fio. Sem falar que as redes que operam na frequência de 2,4 GHz atingem uma velocidade máxima de apenas 80 Mb/s.

Se, por acaso, você constatar que a velocidade da sua conexão está muito abaixo da velocidade contratada, abra um chamado junto à sua operadora. Se mesmo assim o problema não for resolvido, faça uma reclamação na Anatel. Geralmente o órgão fiscalizador resolve esse tipo de problema bem rápido.

Melhorando o sinal do Wi-Fi

Se a velocidade que você está recebendo é compatível com a que você contratou junto a operadora, o próximo passo é pensar em como melhorar o sinal da sua rede Wi-Fi.

Um dos grandes vilões para a baixa qualidade do sinal Wi-Fi é a distância entre o roteador e os dispositivos. Quanto mais longe o roteador estiver do smartphone, tablet, notebook ou Smart TV, pior é a qualidade do sinal. Além disso, se houver muitos obstáculos no caminho, como paredes grossas, lajes ou colunas de concreto, a qualidade do sinal também diminuirá.

Outro fator que contribuirá para a lentidão da rede ou eventuais quedas é a qualidade do modem/roteador. Alguns roteadores mais antigos ou que são fornecidos pelas operadoras são de baixa qualidade. Assim, eles não conseguem suportar e muito menos gerenciar o tráfego intenso de dados ocasionado por uma plataforma de streaming. O resultado? Travamentos e lentidão durante a transmissão do conteúdo, especialmente transmissões ao vivo.

Kit Wi-Fi Mesh
Kit Wi-Fi Mesh da Huawei

Portanto, o caminho para melhorar a qualidade do sinal Wi-Fi de sua casa é solucionar os dois problemas citados acima. Veja se é possível reposicionar o roteador para um local estratégico, que fique próximo da maioria dos cômodos da casa. Se for possível também, invista em um bom roteador, que suporte frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. Modelos que tenham duas ou mais antenas externas também ajudam na boa propagação do sinal.

Mas se você quiser que o sinal Wi-Fi tenha alta qualidade em todos os cômodos da casa ou empresa, especialmente em locais grandes, o mais recomendado é utilizar um kit de roteador Wi-Fi mesh. Caso queira saber como funciona esse tipo de rede Wi-Fi, temos um artigo bem completo sobre o assunto:

Apele para o bom e velho cabo de rede

Se você utiliza uma Smart TV ou TV Box para consumir seus filmes, séries e transmissões ao vivo no YouTube ou Twitch, talvez a melhor saída seja apelar para um cabo de rede (Ethernet).

O cabo de rede permite que o sinal da internet seja transmitido com mais estabilidade, rapidez e menos interferência. Se o roteador estiver próximo a Smart TV ou TV Box, basta comprar um cabo de rede comum e conectar os dois dispositivos. Mas se eles estiverem muito distantes, a melhor saída é comprar um cabo de rede maior e passar pela tubulação da parede. É uma solução mais elegante.

Se optar por um cabo de rede, deve-se ter atenção com um pequeno detalhe. Veja se a sua Smart TV ou TV Box possui uma placa de rede Gigabit Ethernet 10/100/1000. Se a placa de rede do dispositivo for apenas 10/100, não adianta trocar para o cabo de rede, pois a velocidade da internet também será baixa.

Desconecte dispositivos desnecessários ou até mesmo intrusos

Um outro fator que pode estar a prejudicar a qualidade do sinal Wi-Fi é a grande quantidade de dispositivos conectados. Às vezes você está assistindo a um filme ou a uma transmissão ao vivo e, de repente, um computador ou notebook começa a fazer uma atualização automática. E isso requer muita banda de sua rede, tornando as outras atividades mais lentas.

Vale a pena revisar todos os dispositivos que estão conectados à sua rede Wi-Fi. Desconecte aqueles que podem ser conectados via cabo de rede ou mesmo que não vão usar o Wi-Fi naquele momento.

Fazer essa revisão também pode revelar dispositivos que você não conhece ou não se lembra e que estão conectados à rede. Pode ser um vizinho “roubando” a sua internet. Desconecte todos os dispositivos que você não reconhecer e aproveite para trocar a senha Wi-Fi.

Travamentos no IPTV pirata

IPTV pirata

Muitos usuários reclamam que as transmissões através de IPTV pirata travam ou são muito lentas. Infelizmente, isso nem sempre depende da qualidade da sua internet. Acontece que os servidores piratas utilizados por estes serviços são compartilhados com um número muito grande de pessoas.

Quanto mais pessoas utilizarem o serviço ao mesmo tempo, pior será a qualidade da transmissão. Isso pode ocasionar até quedas bruscas do sinal.

Nesse caso, a melhor opção mesmo são os serviços de streaming legítimos. Eles investem em uma boa rede de distribuição de conteúdo (CDNs) e também fazem parcerias com as operadoras para que elas melhorem a qualidade de transmissão. Portanto, os serviços de streaming legítimos garantem uma qualidade de transmissão mais fluida, sem engasgos ou travamentos.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X