Tudo o que você precisa saber sobre Wi-Fi Mesh

Tudo o que você precisa saber sobre Wi-Fi Mesh

O Wi-Fi Mesh é uma solução para um problema pelo qual muitos usuários passam: a queda de qualidade e estabilidade das redes sem fio. Caso você esteja tentando se conectar de um cômodo muito distante de onde está o roteador ou haja muitos obstáculos pelo caminho, é bem provável que a internet caia ou a velocidade fique muito baixa.

Se você compartilha a sua internet com pessoas de casas vizinhas, pode ser que elas também passem pelo mesmo problema. O que ocasiona isso são duas coisas: distância e obstáculos. Para resolver esse problema foi que surgiram as redes Wi-Fi Mesh.

Leia também
Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo PC e celular
Quais materiais afetam a propagação do sinal Wi-Fi?

Unboxing do kit de roteadores Mesh COVR-1102 da D-Link [VÍDEO]

E é justamente esse o tema do nosso artigo. Nos próximos parágrafos você vai entender o que é uma rede Wi-Fi Mesh, quais os benefícios, vantagens e também as desvantagens que esse tipo de rede oferece.

O que é Wi-Fi Mesh?

Wi-Fi Mesh

Wi-Fi Mesh é, na prática, uma nova tecnologia de redes wireless. Essa tecnologia permite aumentar o alcance do sinal, mas sem prejudicar a performance e a velocidade da internet. Isso porque cada ponto de acesso faz parte de uma única rede. Como assim? Vamos começar com o significado da palavra.

A palavra “Mesh” significa “malha”, em inglês. Então, imagine que você tenha 6 roteadores espalhados pela casa. Cada roteador é um ponto de acesso ou terminal. Os pontos de acesso são conectados entre si, formando uma malha de rede sem fio. Daí o nome da tecnologia: Wi-Fi Mesh (Malha).

É igual usar um repetidor de sinal?

Não. O conceito é até parecido, mas existem diferenças cruciais que tornam o Wi-Fi Mesh muito melhor. Quando você instala um repetidor, o que ele faz na verdade é criar uma segunda rede sem fio.

Só que a desvantagem é que essa segunda rede sem fio é bem mais lenta que a rede de origem do sinal. Por exemplo: vamos supor que a sua banda larga seja de 10 Mb/s. Quando você instala um roteador, a velocidade diminui para cerca de 1 Mb/s. Ou seja, você até consegue se conectar à internet, mas terá que se contentar com velocidades menores.

repetidor de sinal

Além disso, a rede secundária que o repetidor cria, na grande maioria dos casos, só funciona na frequência de 2.4 Ghz. E essa frequência costuma ser bem congestionada, o que gera instabilidades na conexão. Portanto, não é uma boa ideia usar um repetidor de sinal.

Uma outra solução para tentar contornar o problema é comprar um roteador potente e com muitas antenas. Mas eles não fazem milagres. E por mais potente que o roteador seja ele não consegue cobrir áreas muito amplas.

Como funciona uma rede Wi-Fi Mesh?

Geralmente, o kit de Wi-Fi Mesh é vendido com 3 roteadores. E a configuração é bem simples. Você deve configurar a primeira unidade do conjunto. Este é o equipamento que vai receber o sinal da internet.

Wi-Fi Mesh

Daí ele se encarrega de passar o sinal para as outras unidades de forma automática e, o melhor, sem perda de velocidade ou de dados. Por isso, mesmo com vários roteadores, a rede continua sendo uma só. Todos eles terão o mesmo SSID e senha para se conectar.

Digamos que você esteja usando o celular na sala e depois vá até um cômodo mais distante. O próprio smartphone vai se desconectar de um roteador e se conectar no terminal mais próximo, mantendo a qualidade e velocidade do sinal. Isso é possível pois todos estão conectados na mesma rede Wi-Fi, que aqui atua como uma malha de sinal.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Vantagens do Wi-Fi Mesh

A principal vantagem do Wi-Fi Mesh é justamente manter a qualidade, estabilidade e velocidade do sinal o tempo todo. Qualquer roteador, mesmo os mais potentes, possuem um limite de alcance. Ou seja, em algum momento o sinal ficará fraco e instável.

Wi-Fi Mesh

Mas, em teoria, com as redes Wi-Fi Mesh não há limite para amplificar o sinal. Basta que você tenha terminais suficientes e ao alcance uns dos outros. Outra vantagem é que não é preciso configurar pontos adicionais. Só instalar novos terminais para ampliar o alcance da rede original.

Inclusive, há alguns estudos que tentam viabilizar a instalação de uma única rede Wi-Fi Mesh para conectar uma cidade inteira. Dessa forma, seria possível oferecer redes Wi-Fi públicas para toda a população e em todo canto da cidade. Basta conectar a quantidade de terminais necessários.

Desvantagens do Wi-Fi Mesh

Tecnicamente falando, não vejo nenhuma desvantagem do Wi-Fi Mesh em comparação a outros tipos de redes sem fio. No entanto, a tecnologia ainda é um pouco cara e inacessível para a população em geral.

Um kit de roteadores Wi-Fi Mesh custa, no mercado, no mínimo R$ 400. Mas os preços podem chegar a mais de R$ 1.200. Sendo assim, são valores que ainda assustam a maioria dos usuários.

Além disso, se as distâncias a serem cobertas não forem muito grandes, um bom roteador com tecnologia MU-MIMO pode dar conta do recado com tranquilidade. Mas, se você tem uma casa muito grande ou quer conectar toda a sua empresa com qualidade, as redes Wi-Fi Mesh são a opção mais viável.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X