Como colocar senha em pastas do Windows 11

Como colocar senha em pastas do Windows 11

Proteger pastas e arquivos pessoais no Windows 11 é uma forma de impedir que outras pessoas tenham acesso a eles, e também para manter a privacidade. Isso é importante principalmente para pessoas que compartilham uma conta com familiares ou outras pessoas ou até mesmo no trabalho.

A nova versão do sistema operacional da Microsoft oferece a opção para adicionar criptografia com senha em uma pasta ou arquivo sem precisar usar aplicativos de terceiros e de uma forma bem simples e rápida. Nesse artigo, vamos ensinar esse processo e também a opção com o WinRar.

Leia também:

Windows 11: Microsoft lança patch para corrigir problema de desempenho em jogos
Microsoft está testando a exibição de anúncios no menu iniciar do Windows 11

É preciso uma chave de criptografia ou WinRar

Hoje em dia é possível utilizar diversos aplicativos e programas para proteger suas pastas do computador Windows com senhas. Porém, com o Windows 11 não é preciso usar nenhum outro programa, já que ele oferece a opção de forma nativa, o que facilita o processo.

Porém, é importante ressaltar que, nesse caso, é preciso que você tenha uma chave de criptografia, e precisará estar com ela em mãos. Na sua primeira tentativa de colocar a senha em uma pasta, ele vai solicitar um backup da chave de criptografia, então sempre a deixe em um local seguro já que precisará usar ela para ver os arquivos e pastas criptografados.

Porém, há também uma outra forma de colocar senha em pastas e arquivos, só que nesse caso usa-se um aplicativo de terceiro, o WinRar. Para quem não tem chave de criptografia é a forma mais indicada, até porque o WinRar acaba se tornando um programa padrão do Windows e presente na maioria dos computadores de qualquer forma.

Como proteger uma pasta com senha no Windows 11

Se você tem uma chave de criptografia, pode usar esse passo a passo para proteger seus arquivos ou pastas com senha no Windows 11. Primeiro, vá até o local onde está a pasta e então clique com o botão direito em cima dessa pasta.

Ele vai abrir uma lista de ações, escolha Propriedade.

Windows 11

Ao abrir a janela de propriedade, na aba Geral, clique em Avançado.

Windows 11

Ele vai abrir uma nova janela, de Atributos Avançados. A última opção é “Criptografar o conteúdo para proteger os dados”. É preciso selecionar essa opção e então clicar em OK.

Windows 11

Ao voltar para a janela principal, clique em Aplicar.

Windows 11

Agora ele vai abrir uma nova janela de Confirmar Alterações de Atributo. Nela, ele pergunta se você quer aplicar a alteração só naquela pasta ou também nas subpastas que estiverem dentro dela e os arquivos. No primeiro caso só será pedido a senha para abrir a pasta, e então o acesso será livre para tudo que está dentro dela. No segundo caso, será pedido a senha para a abrir a pasta e também para abrir cada um dos arquivos ou subpastas dentro dela.

Escolha o que você prefere e clique em OK.

Windows 11

Ao acabar, ele vai pedir para fazer o backup da chave de criptografia de arquivo. Escolha “Fazer backup agora” e caso seja uma unidade USB, conecte-a no computador. A partir daí é só seguir as instruções da tela para criar o certificado de criptografia, que terá a chave para ter acesso a pasta criptografada e então exportar esse certificado para a unidade USB.

Depois de fazer isso, você receberá uma notificação que solicitará que você faça backup de sua chave de criptografia de arquivo. Clique no backup agora opção.

Então é só escolher sua senha, que precisará ter pelo menos 10 caracteres incluindo letras maiúsculas, minúsculas e números. Ao acabar, clique em Ok e feche as janelas.

Colocando senha nas pastas do Windows com o WinRar

Caso você não tenha uma chave de criptografia, uma forma de fazer isso de maneira simples é usando o WinRar.

Basta clicar com o botão direito em cima da pasta e em seguida escolher a opção “Adicionar para o arquivo…”

WinRar

Na janela que abrir, clique em “Definir senha”.

WinRar

Em seguida crie a senha e clique em OK.

Nesse caso ele fará uma cópia da pasta protegida com senha. Você pode excluir a pasta original já que ela não terá senha e ficar apenas com a opção zipada segura. Para ter acesso aos arquivos é só abrir a pasta com o WinRar e ao clicar no arquivo dentro dela, digitar a senha de acesso.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X