9 jogos que se destacaram em 2023

9 jogos que se destacaram em 2023

O ano de 2023 foi marcado pela chegada de muitos jogos, e muitos jogos bons, o que é mais importante. Muitos chegaram de surpresa, outros já estavam sendo ansiosamente aguardados e cumpriram o que prometeram.

Por isso, hoje vamos relembrar 9 jogos que marcaram o ano de 2023 por diversos motivos. Confira a lista!

Leia também:

7 jogos de mundo aberto que se destacaram em 2023
8 jogos que decepcionaram em 2023

9 jogos que se destacaram em 2023

A ideia dessa lista não é dizer quais foram os melhores jogos do ano, até porque isso acaba sendo algo muito subjetivo uma vez que cada jogo envolve cada jogador de forma única. A ideia é listar 9 dos vários jogos que marcaram o ano de 2023 de alguma forma.

Seja por surpreender, por oferecer uma experiência única ou divertida, por estar nos holofotes ou por simplesmente trazer o que era esperado. Felizmente esses não foram os únicos, muitos outros jogos acabaram se destacando nesse ano tão abundante, então convidamos vocês a formarem o seu TOP 9 nos comentários, seja repetindo os jogos daqui ou adicionando outros.

Baldur’s Gate 3

jogos

Baldur’s Gate 3 chegou como quem não quer nada, e logo se mostrou um furacão e um exemplo do que é uma experiência de jogo. Primeiro, o jogador tem uma diversidade de opções na hora de montar o seu personagem, seja em termos de aparência, de personalidade e de poderes. Como um bom jogo de D&D existem as classes, as raças, os modificadores e todos os ingredientes para que um personagem dificilmente seja igual a qualquer outro criado.

Passada essa parte, o jogo apresenta um mundo repleto de possibilidades. Cada pequena decisão pode mudar o curso do destino. Um aliado morto, uma arma encontrada, um acordo feito, um erro crítico ali, um 20 no dado no momento certo. A verdade é que Baldur’s Gate 3 chegou como um jogo nichado para os fãs de RPG, mas abriu as portas para todos. Não é preciso entender todas as regras, elas são automáticas, basta saber o básico de dados.

É um jogo grande, não dá para negar, e que pode ser jogado diversas vezes com histórias diferentes e resultados diferentes. Relacionamentos, escolhas para romance, desenvolvimento da trama e escolha de diálogos ou até mesmo de parceiros são cruciais e ao mesmo tempo mutáveis. O jogo traz muito o que explorar, tanto sozinho quanto com amigos, e por isso continuará sendo jogado por muito tempo ainda.

Hogwarts Legacy

jogos

Veja bem, se houvesse um prêmio de “Jogo para fãs”, certamente Hogwarts Legacy seria uma força a ser batida. E isso não é pouco! Não é a toa que nessas listas de fim de ano o título apareça com frequência entre os mais procurados, os mais vendidos, os mais finalizados, e muito mais. Embora esteja longe de ser perfeito em termos de mecânicas e detalhes técnicos, ele cumpre o que promete: transportar o jogador para o mundo mágico de Harry Potter (sem Harry Potter).

Então não dá para negar, Hogwarts Legacy foi uma grata surpresa para muita gente, e um grande destaque esse ano com recordes de vendas. Ele trouxe a chance de cada um se imaginar dentro do mundo mágico, escolhendo sua própria varinha, tendo aulas, criando criaturas mágicas e explorando Hogwarts por horas a fio e descobrindo segredos e easter eggs dos livros e até mesmo dos filmes.

E quando finalmente o jogador se obriga a deixar o castelo imenso para explorar as redondezas ainda se depara com inimigos mágicos, vilas fofas, uma Hogsmead viva e a chance de voar de vassoura por aí. A customização também é um ponto forte, podendo escolher entre diversos modelos de roupas de aluno de Hogwarts ou até mesmo outros estilos de roupas mais casuais ou mais imponentes. O combate oferece uma mistura de feitiços conhecidos, incluindo as maldições imperdoáveis e feitiços mais passivos para resolver puzzles no caminho. Longe de ser perfeito, como já dito, mas ainda assim um presente para os fãs.

Dave the Diver

jogos

Embora a discussão sobre Dave the Diver ser um jogo indie ou não continue, isso na verdade não importa. O que importa mesmo é que ele foi outro jogo que chegou quieto e fez um grande barulho simplesmente por oferecer uma jogabilidade divertida e leve. No estilo pixelado, ele traz uma combinação de duas mecânicas que, de forma surpreendente, acabaram se misturando muito bem.

Durante o dia é possível explorar o mar em mergulhos divertidos (menos quando há encontro com criaturas como tubarões) para encontrar bens e peixes. De noite, andando pela cidade e indo ao restaurante para vender o que encontrou. Ou seja, são duas experiências bem diferente. Enquanto no mar tudo é mais voltado para exploração e eventuais combates, no restaurante o jogo vira quase um jogo de simulação, podendo criar receitas, contratar funcionários e até mesmo participar de um mini jogo dentro do jogo.

Toda essa combinação torna Dave the Diver um jogo viciante. Seja para “apenas mais um mergulho” para conseguir o máximo de achados e peixes possível, seja para acompanhar a história que embora não seja grandiosa ainda diverte bastante, ou até mesmo melhorar o restaurante de alguma forma, como contratando um velociraptor como garçom, quem sabe?

Star Wars Jedi: Survivor

jogos

Assim como Hogwarts Legay é um presente para os fãs de Harry Potter, Star Wars Jedi é um presente para os fãs de Star Wars. Dessa vez, Jedi: Survivor, a aguardada sequência de Star Wars Jedi: Fallen Order, chegou para aprimorar e evoluir a experiência do primeiro jogo, que já era querido por muitos. Sim, o jogo foi lançado com alguns problemas, o que afetou e muito seu acolhimento, mas atualmente ele já está muito mais estável e é possível apreciar o que ele oferece de bom.

Ambientado cinco anos após o primeiro jogo, a narrativa segue o Cavaleiro Jedi Cal Kestis, interpretado por Cameron Monaghan, navegando por uma galáxia dilacerada pelo conflito. Separado de seus aliados, Kestis embarca em missões para Saw Gerrera, interpretado por Forest Whitaker, à medida que novas ameaças leais ao Império surgem. A história entrelaça de forma bem interessante os elementos de camaradagem, traição e a constante luta para manter o caminho Jedi, o que acabou cativando os jogadores por apresentar uma boa profundidade emocional à trama.

Entre as melhorias do novo jogo estão as opções avançadas de personalização, permitindo aos jogadores adaptar a aparência de Kestis, suas habilidades na Força e a postura do sabre de luz. A introdução de diferentes configurações de sabre de luz, incluindo empunhadura única e dupla, adiciona uma camada de estratégia ao dinâmico sistema de combate. Os jogadores conseguem adaptar sua abordagem com base nos tipos de inimigos, evitando que o jogo se torne previsível, o que é muito importante.

Sea of stars

jogos

E aqui temos mais um jogo que surpreendeu muitas pessoas em 2023. Assim como Dave the Diver, o joguinho Sea of Stars também surgiu quando muitos não esperavam e conquistou o coração de um número considerável de jogadores que não conseguiram largar a aventura que traz uma gostosa sensação de nostalgia.

Desenvolvido pela equipe da Sabotage Studio, o jogo mergulha os jogadores em um universo mágico, onde uma ameaça sombria ameaça apagar as estrelas do céu. O enredo cativante segue dois jovens heróis, Soli e Lunais, dotados de habilidades cósmicas únicas, enquanto embarcam em uma jornada épica para salvar o mundo da escuridão iminente.

Sea of Stars conquistou não apenas pela trama envolvente, mas também por trazer uma abordagem inovadora ao sistema de combate baseado em turnos. Os jogadores são desafiados a explorar um vasto e deslumbrante mundo em constante mudança, repleto de quebra-cabeças criativos e encontros desafiadores. A trilha sonora envolvente e a atenção meticulosa aos detalhes na construção do mundo contribuem para a imersão única proporcionada pelo jogo. Sea of Stars é, sem dúvidas, uma celebração do poder da narrativa nos videogames.

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

jogos

Muitas pessoas não sabem, mas “Tears of the Kingdom”, a aguardada sequência do aclamado “Breath of the Wild” lançado em 2017, era pra ser inicialmente uma DLC. Porém, o planejado acabou se tornando tão ambicioso que evoluiu para um jogo próprio. E os jogadores agradecem. O novo jogo de Zelda oferece uma imersão ainda mais profunda no vasto mundo de Hyrule, onde os jogadores reassumem o papel de Link.

A narrativa gira em torno da busca por Zelda e dos esforços para impedir que o Rei Demônio, Ganon, desencadeie a destruição no reino. A trama se desenrola, explorando os vínculos com a antiga história de Hyrule, incentivando os jogadores a desvendar mistérios enquanto enfrentam desafios cada vez mais intrincados.

Em “Tears of the Kingdom”, a experiência de mundo aberto é expandida, apresentando cavernas misteriosas e ilhas celestiais que podem e devem ser exploradas. A fluidez dos movimentos e do combate de Link, aprimorada por novos power-ups, torna a travessia por Hyrule não apenas desafiadora, mas também incrivelmente divertida. E além da beleza de todo o ambiente, o jogo ainda apresenta uma narrativa envolvente que ajuda ainda mais a atrair os jogadores para a trama central.

Alan wake 2

jogos

Demorou um pouco, mas finalmente o jogo cult Alan Wake ganhou uma continuação. E dessa vez ele chegou grandioso! Mais maduro e mais completo em relação ao jogo inicial, Alan Wake 2 surpreendeu muitos jogadores e rapidamente subiu no ranking de vários deles. O jogo vai além de um “bom game”, trazendo arte com meta-narrativas, conexões com outros jogos e até mesmo números musicais. Ah, e ele também é um ótimo jogo assustador.

A parte aterrorizante da narrativa e do gameplay não é pouca coisa, muitos já consideram Alan Wake 2 o melhor jogo de terror da década. Nele, o jogador controla dois protagonistas, sendo uma delas a agente do FBI chamada Saga Anderson, que investiga um misterioso culto, e o segundo é o próprio Alan Wake, que tenta se libertar do ciclo do Dark Place onde está preso há 13 anos.

Embora inicialmente pareça que os caminho de ambos não têm ligação nenhuma, não demora muito para que isso seja provado errado. Os personagens estão na maioria das vezes munidos de lanternas, armas, mas a sensação é a de que nunca será o suficiente diante das ameaças encontradas. É um jogo que vale a pena jogar e até mesmo rejogar para descobrir mais pistas e conexões.

Spider-Man 2

jogos

Spider-Man 2 foi sem dúvidas um dos jogos mais aguardados do ano e o sucesso em vendas foi uma prova disso. Ele chegou como sequência de dois jogos que já são queridinhos de muitos jogadores, o Spider-Man e o Spider-Man: Miles Morales. No novo título os dois heróis se unem em uma continuação direta da história e conseguem evoluir de verdade, assim como acontece com a própria cidade.

O jogo foca em ambos, tanto no Peter quanto no Miles, e cada um deles conta com seu arco formado, que ilustra muito bem em que momento da vida cada um deles está. Além disso, elementos como a volta do Harry Osborn, a chegada do Kraven the Hunter e principalmente a ameaça do Venon servem para dar uma chacoalhada nas coisas.

Os outros jogos já traziam uma gameplay bastante intuitiva, e isso foi aprimorado no Spider-Man 2. A jogabilidade ganhou novidades bem vindas, como as web wings (asas de teias), mais gadgets e habilidades que permitem acabar com os inimigos de forma mais fluida e até mesmo imediata quando preciso. Outro detalhe que agradou muito foram as missões secundárias, que nesse jogo parecem ser mais significativas e até mesmo conversam melhor com a trama principal. Sem dúvidas o jogo trouxe melhorias, amadurecimento e uma experiência tão saborosa que o jogador espera nunca chegar ao fim.

Residente vil 4 remake

jogos

Para muitos fãs da franquia o Resident Evil 4 foi o melhor título da série, e ter um remake que faz jus a essa medalha é mais do que merecido. A Capcom mantém o seu plano de trazer seus jogos do RE em formato remake e embora nem todos tenham agradado tanto, RE 4 foi muito bem recebido.

Dessa vez o jogo é mais voltado para a ação, perdendo um pouco do foco de susto e medo do título original, mas nada que impeça a experiência (e alguns sustos ocasionais). A história se mantém a mesma, onde os jogadores controlam o agente Leon S. Kennedy enquanto ele salva a filha do presidente, Ashley Gaham, de um grupo de cultistas chamados Los Illuminados e do misterioso vírus Las Plagas.

Como não podia deixar de ser, o remake traz melhorias para a gameplay, trazendo combates aprimorados e movimentações que facilitam a imersão como o fato dele poder se mover e atirar ao mesmo tempo e até mesmo usar a faca para bloquear alguns golpes. Outra mudança bem vinda é em relação a Ashley, que deixa de ser apenas uma preocupação constante e assume o papel de parceira.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X