9 gadgets que foram sucesso nos anos 90

9 gadgets que foram sucesso nos anos 90

Quem cresceu nos anos 90 certamente tem uma memória afetiva com muitos gadgets que surgiram na época e marcaram a história da tecnologia tanto para crianças quanto para adultos.

Hoje, vamos relembrar alguns desses aparelhos mais memoráveis com um pequeno passeio de volta a essa época tão icônica.

Leia também:

8 gadgets que foram sucesso nos anos 80
5 consoles inesquecíveis da SEGA

Gadgets que foram um sucesso nos anos 90

Os anos 90 ficaram marcados por uma evolução bem importante na história da tecnologia. Foi nessa época que o conhecimento adquirido nos anos 80 conseguiu ser ainda mais aprimorado, trazendo gadgets evoluídos. É o caso dos consoles, que nesse período conseguiu sucesso tanto nos modelos de 16 bits quanto de 32 bits.

Alguns aparelhos também surgiram como uma espécie de evolução dos aparelhos dos anos 80, como o Discman que veio para substituir o Walkman, ou até mesmo novas versões de dispositivos como o Gameboy Color.

Confira nossa lista com 9 exemplos de gadgets que se tornaram icônicos nesse período.

1. Mega Drive

anos 90

Aqui no Brasil dois grandes jogos de 16 bits foram sucesso tremendo em vendas, sendo o primeiro deles o Mega Drive, que foi lançado antes. Ele chegou ao Brasil logo no comecinho dos anos 90, em 1990, e logo se tornou um grande sucesso, ao menos até o surgimento dos consoles de 36 bits.

Ele também é conhecido como Sega Genesis e foi responsável pelo sucesso de muitos jogos em muitos países, como é o caso da série clássica do Sonic The Hedgehog, que acabou se tornando o “garoto propaganda” da Sega por causa disso. De lá para cá ainda surgiram outras versões do Mega Drive, mas nenhuma fez tanto sucesso quanto a original.

2. Super Nintendo

anos 90

O segundo console de 16 bits a ter sido um sucesso absoluto nos anos 90 foi, sem dúvidas, o Super Nintendo. Para quem cresceu nos anos 90 com certeza sabe o quanto ele se tornou icônico na época, trazendo memória afetiva de muitos e muitos jogos. Embora tenha sido lançado em 1990 no Japão, ele só chegou ao Brasil em 1993.

Como a Nintendo ainda estava com o Nintendinho que era um console de 8 bits no final dos anos 80, a empresa correu para não ficar atrás da Sega depois do lançamento do Mega Drive, e deu certo. O controle é outro ícone nostálgico do console, com aquele padrão conhecido de 8 botões e tendo sido o primeiro a contar com os botões das bordas, conhecidos como L e R. Dentre os grandes sucessos do console podemos citar o Super Mario World, Donkey Kong e Mario Kart.

Aqui cabe também uma menção honrosa a outro console da Nintendo que surgiu também nos anos 90 e que também foi um grande sucesso na época, que foi o Nintendo 64. Ele foi lançado em 1996 e foi o último console a vir com jogos de cartuchos

3. Playstation

anos 90

O primeiro PlayStation foi lançado em 1994, chegou como um dos grandes representantes de consoles de 32 bits e acabou revolucionando a história de videogames no mundo todo. Não é a toa que até hoje ele é um dos consoles mais vendidos. Sua chegada se tornou conclusiva principalmente para tirar grandes líderes do mercado da época, como o caso da Sega.

Ele também foi um dos primeiros a chegar rodando jogos em CDs, e tirando grande proveito disso, já que eles permitiam melhores animações e sons mais aprimorados. Ele também chegou com o seu controle básico e padrão, que apresentava os novos botões com as simbologias de quadrado, bola, triângulo e xis.

4. Tamagotchi

anos 90

Se você viveu os anos 90 certamente não ficou por fora da febre do tamagotchi, mesmo que não tenha tido um original. O brinquedinho lançado pela Bandai em 1996 se tornou um fenômeno rapidamente, conhecido também como “bichinho eletrônico”. Aqui no Brasil seu sucesso estourou mesmo já no final da década, mas vale a pena relembrar.

O tamagotchi era um pequeno brinquedo que cabia na mão, com controles físicos no corpo e que consistia em um bichinho virtual. Era preciso cuidar para que ele crescesse saudável, e para isso tinha que alimentá-lo, dar água, dar banho, brincar, colocar para dormir, entre outras funções. Eles evoluíram tanto que uma segunda geração do brinquedo veio com sensor infravermelho, que permitia que dois aparelhos pudessem se comunicar para que os bichinhos pudessem ter filhos.

5. Agenda eletrônica

anos 90

Nos anos 90 a tecnologia começa ao pouco a mostrar que poderia ser uma grande substituta para muitas funções manuais do dia a dia. Um grande exemplo disso foi a chegada das agendas eletrônicas, que logo se tornaram uma febre tanto para quem usava para trabalho quanto para organização pessoal. Existiam até modelos infantis e coloridos.

Elas serviam basicamente como uma agenda mesmo. Como muitos celulares na época ainda não contavam com essa opção, e a maioria das pessoas ainda usavam um telefone fixo, ela era uma pequena agenda para anotar número de contatos ou até mesmo lembretes de compromissos, e que poderia ser guardada com facilidade em qualquer lugar. De quebra, ainda vinha com funções extras como calculadora e até alarme.

6. Discman

Discman

A indústria da música evoluiu em diversos caminhos durante os últimos anos. Hoje em dia é fácil encontrar qualquer música em um serviço de streaming pelo smartphone, mas nem sempre foi tão fácil assim. Enquanto nos anos 80 quem estava em destaque era o Walkman com a possibilidade de ouvir fitas gravadas, nos anos 90 quem se destacou mesmo foi o Discman.

Com a popularidade dos CDs, que traziam uma qualidade muito maior de música, esse pequeno gadget se tornou indispensável para quem gostava de curtir suas faixas preferidas em qualquer lugar. Era possível encontrar modelos de várias marcas diferentes, e com isso de formatos e cores diversas.

Ele funcionava com pilha e era preciso usar um fone de ouvido que já vinha com o aparelho. Mas durante as viagens de carro e ônibus era preciso ficar de olho nos quebra-molas já que os CD “pulava” facilmente e acabava falhando um pouco.

7. Motorola StarTAC

Motorola StarTAC

Os anos 90 foram marcados principalmente pelos modelos de celulares “tijolão”, como ficaram conhecidos. Por isso, resolvemos destacar nessa lista um modelo de smartphone que chegou com o diferencial de um visual mais “compacto” e menos pesado do que os outros na época.

O Motorola StarTAC foi um dos primeiros celulares no estilo clamshell, que significa concha, já que ele abria e fechava. Pesava apenas 88 gramas, o que fez com que ele fosse visto como um dispositivo realmente portátil, diferente de outros modelos mais pesados.

Uma de suas vantagens é que ele apresentou uma função que logo se tornaria padrão para os celulares, que foi o modo vibração. Antes dele, essa função de vibrar só era encontrada em aparelhos pagers. O StarTAC também oferecia a possibilidade do usuário colocar uma segunda bateria para que ele durasse mais tempo. Além disso, ele também já vinha com serviço de envio e recebimento de SMS. Não é a toa que ele foi um sucesso de vendas.

8. Leitor de DVD portátil

Leitor de DVD portátil

Ele chegou lá no finalzinho dos anos 90, lançado em meados de 1998, mas ainda assim se tornou um gadget icônico para quem viveu aquele período. Ele trazia uma opção que, na época, era incrível para quem gostava de filmes: a oportunidade de assistir os filmes em qualquer lugar, a qualquer momento. Um sucesso para quem viajava de férias ou até mesmo precisava passar um tempo fora de casa.

A Panasonic foi pioneira nesse mercado, porém logo outras marcas lançaram seus modelos de Leitor de DVD portátil. Como ele não dependia de nenhum tipo de conexão era possível até mesmo ver filmes em viagens, porém assim como acontecia com o Discman, alguns obstáculos na pista podiam fazer com que o DVD pulasse e acabasse falhando de leve.

9. GameBoy Color

GameBoy Color

O primeiro gameboy foi lançado oficialmente nos anos 80, no final dele, então pode ser considerado um gadget dessa época, porém ele se tornou bastante vivo durante os anos 90. Inclusive, foi quando chegou a versão Gameboy Color, lançada em 1998.

Ele vinha com a incrível evolução da tela colorida, além de contar também com uma capacidade gráfica bem melhorada. Outra vantagem desse modelo é que ele funcionada com apenas 2 pilhas, ao invés de 4 que eram preciso no modelo anterior. A versão Color chegou com compatibilidade com todos os jogos que se tornaram sucesso no GameBoy padrão, mas também ganhou alguns títulos especiais.

E aí, você já teve algum desses gadgets da lista? Conta aí suas experiências com a tecnologia nos anos 90! Consegue pensar em mais algum exemplo de aparelhos que te marcou nesse período?

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X