5 consoles inesquecíveis da SEGA

5 consoles inesquecíveis da SEGA

Os consoles da SEGA fizeram parte da infância de muitas pessoas que nasceram nos anos 80 e 90, até mesmo aqui no Brasil. Alguns jogos marcantes como Street Fighter, Alex Kid e principalmente o famoso Sonic se tornaram um marco na história dos consoles e dos vídeo games e até hoje se mantém famosos e queridos por jogadores de muitas gerações.

Neste artigo falaremos um pouco sobre a origem da empresa e listaremos 5 consoles que marcaram essas gerações.

Leia também:

Sega aposta em reboot de Crazy Taxi para se recuperar da pandemia
Dreamcast pode ser o próximo mini console da Sega

Breve história da SEGA

SEGA

A SEGA foi criada no ano de 1952 em Tóquio, no Japão, e seu nome vem da expressão Service Games. Inicialmente sua fama chegou quando ela começou a fabricar fliperamas, porém logo se tornou uma marca popular no mundo dos consoles com o lançamento do Master System.

Ele acabou entrando na lista de preferido de muitas pessoas, tendo a vantagem de ser mais em conta do que outros da época. Essa fama só alavancou ainda mais quando, um ano depois, a empresa lançou o Mega Drive, que acabou consolidando a SEGA como marca de consoles já que dominou as vendas em diversos mercados como o europeu e o americano.

Foi com os consoles que eles apresentaram o Sonic, que é para a SEGA mais ou menos o que o Super Mario é para a Nintendo, um “garoto propaganda”. Logo depois, a SEGA trouxe para o mercado uma novidade para a época, que era um console com suporte para CDs, o SEGA CD.

Depois disso houveram mais lançamentos, com destaque para o SEGA Saturn e, em 1988, o DREAMCAST. É sobre eles que vamos falar um pouco mais neste artigo.

SEGA

Em 2001 a SEGA deixou de lançar consoles e passou a se dedicar nos softwares, que faziam parte ainda alguns jogos que foram vendidos para outras empresas fabricantes de consoles como Sony, Nintendo e Microsoft. Por isso ainda é comum ver o famoso símbolo da SEGA em jogos mais modernos como Yakuza: Like a Dragon e, claro, do próprio Sonic, que ainda continua ganhando jogos diversos em outras plataformas.

Mas para os amantes dos clássicos, a empresa oferece algumas soluções como a de 2017, quando ela lançou o projeto SEGA Forever, que trazia jogos marcantes do Master System e do Mega Drive para os smartphones. Além disso, ainda hoje é possível comprar os consoles antigos na internet e inclusive a própria empresa já relançou alguns modelos reformulados como o Mega Drive Mini que acabou de ganhar sua segunda versão, o Mega Drive Mini 2, há poucos dias.

No Brasil a SEGA chegou graças a uma parceria com a Tectoy e o Master System fez sua estreia por aqui no ano de 1989 com a famosa pistola Zillion.

Os 5 consoles mais marcantes

Agora vamos falar um pouco individualmente sobre cada um dos aparelhos e destacar os 5 consoles inesquecíveis da SEGA.

Master System

Master System

O Master System foi o primeiro console da SEGA a realmente ganhar destaque no mercado de jogos. Ele foi lançado no Japão em 1985, mas só chegou no Brasil em 1989. Aqui foi um dos mercados em que o console fez mais sucesso, fazendo parte da vida de muitas crianças da época e até mesmo nos anos seguintes.

Ele trouxe ainda muitos jogos que ficaram marcados na história como Sonic The Hedgehog, Shinobi, Alex Kidd, Phantasy Star e contava até mesmo com uma versão do famoso Street Fighter. O console fez tanto sucesso que até hoje é possível encontra-los para venda no Brasil, no modelo original.

Com uma pequena modernizada, ele agora já pode ser adquirido com mais de 130 jogos em sua memória, mas com o visual de sempre, usando um processador de 8 bits com imagens de até 64 cores.

Mega Drive

sega

O sucesso do Master System foi uma espécie de pavimentação para o próximo console inesquecível da SEGA, o mais marcante, o Mega Drive. Embora ele tenha pegado carona na popularidade do antecessor, o Mega Drive ganhou ainda mais o coração dos jogadores e se tornou mais um grande sucesso da empresa.

Aqui no Brasil ele chegou em 1990, ou seja, apenas um ano depois do Master System e já se tornou um queridinho no mercado. Na época o console da SEGA superou até mesmo as vendas do Super Nintendo. Atualmente em 2019 a empresa lançou um modelo mais moderno e repaginado do console, o Mini, que já chegou com alguns jogos amados como Sonic, Street Fighter, Castlevania Bloodlines e Streets of Rage 2. Há alguns dias a empresa anunciou o Mega Drive Mini 2.

Embora tenha feito um sucesso estrondoso no Brasil, o Mega Drive curiosamente não foi tão popular em sua terra natal, o Japão. Nos Estados Unidos, onde ele foi conhecido como Genesis, o console também conseguiu um bom pico de popularidade.

SEGA CD

sega

O SEGA CD se destaca mais pela sua originalidade na época do que realmente por sucesso, já que ele não chegou perto da popularidade dos dois anteriores. Ainda assim ele surgiu com uma novidade muito interessante e foi suficiente para conquistar muitos jogadores.

A SEGA lançou o console pretendendo trazer uma espécie de evolução do Mega Drive e tentar desbancar a Nintendo nos Estados Unidos. Para isso ela aumentou a capacidade de processamento no SEGA CD e, claro, como o próprio nome indica, adicionou o recurso de suporte para jogos em CD.

Inicialmente a ideia parecia ter sido certeira, já que na época do seu lançamento as vendas foram ótimas e todos os aparelhos esgotaram rapidamente. Mas no primeiro ano ele vendeu apenas 100 mil unidades e muitos afirmam que um dos motivos para essa baixa de procura era o preço, já que os outros consoles eram mais acessíveis.

Além disso, o console também sofreu com poucas opções de jogos inicialmente, já que a SEGA acabou demorando um pouco para mandar os kits de desenvolvimento para os estúdios.

SEGA Saturn

sega

O SEGA Saturn foi lançado oficialmente em novembro de 1994, e apesar do SEGA CD não ter sido muito bem um sucesso, a empresa ainda colhia os frutos das conquistas dos Master System e Mega Drive em diversos mercados, principalmente dos Estados Unidos e aqui no Brasil.

Ele chegou com uma grande novidade, dando partida a geração de 32-bits da empresa, trazendo melhorias nos gráficos dos jogos e em outros elementos como o som e até tipos de jogabilidade.

O console tinha tudo para ser outra vitória já que a Nintendo ainda não tinha um concorrente no mercado e a Sony só lançaria o PlayStation um mês depois (na época ela ainda era nova no mercado e não tinha a popularidade da SEGA nesse setor). Porém não foi exatamente o que aconteceu.

O SEGA Saturn durou apenas 4 anos no mercado, tanto por causa de algumas decisões erradas por parte da empresa (que antecipou o lançamento do console e deu prioridade de vendas para algumas redes de varejo, deixando outras furiosas e se recusando a vender o console) quanto pelo sucesso que acabou sendo o PlayStation, que chegou ao mercado já conquistando diversos jogadores. A antecipação do lançamento também fez com que os desenvolvedores não tivessem jogos preparados a tempo, então as primeiras pessoas que compraram o console acabaram não tendo muitas opções para diversão.

Mas ele ainda durou o suficiente para se tornar inesquecível para quem conseguiu vivenciá-lo. Aqui no Brasil o console ficou conhecido como Saturno e ficou marcado por trazer inovações como controles analógicos e alguns jogos incríveis como Nights: Into Dreams e Panzer Dragon.

DREAMCAST

sega

Ainda na luta para ultrapassar a Nintendo, já que o Super Nintendo foi um sucesso estrondoso em diversos mercados, a SEGA sabia que o Mega Drive já não tinha fôlego para isso, principalmente com a chegada de consoles de 32 bits.

Como vimos acima, o SEGA Saturn teve um começo feliz, mas rapidamente acabou sendo esmagado com a chegada do PlayStation. Em 1996 a empresa então apressou seus projetos para o novo console e já em 1997 o Dreamcast surgiu. A essa altura a SEGA já tinha aprendido com os erros do passado e dessa vez conseguiu investir bem em uma campanha de marketing para o aparelho.

Com o investimento dessa divulgação, que teve direito até mesmo a uma premiere nos cinemas, o Dreamcast chegou com um sucesso estrondoso nos Estados Unidos. No dia do lançamento por lá eles conseguiram vender 225 mil unidades, que quando somadas com as já vendidas na pré-venda totalizavam mais de 525 mil. Um recorde da empresa até hoje.

O Dreamcast chegou para limpar um pouco o fracasso do Saturn, inclusive com preços mais acessíveis como já era marca registrada da empresa. Ele trouxe algumas novidades, como o seu controle que era bem confortável de usar e contava com uma telinha extra.

Os jogos também tiveram destaques, em especial títulos como Sonic Adventure, Ready 2 Rumble, Virtua Fighter 3, Crazy Taxi, Daytona USA, Ferrari F355, Capcom vs. SNK, Dead or Alive 2, Ultimate Fighting Championship, Soul Calibur, Grandia II, House of the Dead 2, RE: Code Veronica, Shenmue, NBA 2K2 e Virtua Tennis.

O Dreamcast foi um sucesso, até que em 1999 a Sony anunciou o PlayStation 2, e foi aí que o console da SEGA passou a ter uma queda no mercado. Em 2001 a empresa revelou que não produziria mais o console e, mais, que estava se retirando do mercado de hardwares de jogos.

Você tem boas memórias com algum console da SEGA? Qual era o seu jogo preferido? Conta aí suas experiências e nostalgias nos comentários.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X