Jogos beat’em up marcaram uma geração nos fliperamas e nos consoles nos anos 90 e até hoje ainda fazem sucesso, embora com opções mais limitadas do que nesse período. Por isso, hoje homenagearemos esse gênero selecionando 6 jogos do estilo que marcaram época e se tornaram inesquecíveis.
Leia também:
6 filmes baseados em jogos que foram um sucesso
6 jogos com trilhas sonoras inesquecíveis
O que são jogos beat’em up?
No início dos anos 90 os games começaram a apresentar uma jogabilidade que logo se tornou um sucesso entre muitos títulos, o conhecido beat’em up. Também conhecido como “briga de rua”, ou ainda “bater e andar”, ele consiste em basicamente nisso: personagens que andam por cenários diferentes batendo nos inimigos que se aproximam até chegar ao final do nível e vencer o chefão.
A maioria desses cenários são cidades ou têm ares mais urbanos, mas com o tempo ele foi se diversificando e é possível encontrar alguns jogos com cenários mais diferenciados como de fantasia ou históricos. Eles também foram muito importantes para a chegada de mais títulos multiplayers cooperativos, o que logo se tornou um sucesso. Afinal de contas, melhor do que enfrentar seus amigos é se unir a eles para vencer inimigos em comum, certo?
Conheça 6 exemplos de jogos beat’em up que fizeram sucesso nessa época.
Final Fight 3
Não tem como falar em jogos beat’em up inesquecíveis sem mencionar Final Fighter 3, que se tornou um sucesso absoluto em diversos países, incluindo o Brasil. Os personagens Haggar, Dean, Guy e Lucia também acabaram ganhando bastante popularidade, tornando-se ícones no Super Nintendo.
Assim como acontece com muitos jogos do estilo, eles contam com golpes específicos para cada boneco, além de poderes especiais que precisam de energia para serem usados contra os vilões. Uma novidade bem interessante que surgiu na 3ª versão do jogo foi a famosa rasteira no chão e a voadora no ar, que lembrava bastante os golpes usados em Captain Commando.
O jogo também trazia a opção de conseguir agarrar e jogar os inimigos, o que logo se tornou uma das mecânicas preferidas dos jogadores. Muitas pessoas não sabem, mas o jogo inicialmente seria uma continuação de Street Fighter, porém os produtores resolveram mudar o nome e anuncia-lo como uma franquia a parte já que a jogabilidade era bastante diferente.
Streets of Rage 2
Streets of Rage foi uma série de muito sucesso no mundo dos jogos no estilo beat’em up, ganhando várias versões. Nessa lista vamos homenagear o Streets of Rage 2, que chegou mantendo um estilo 2D igual ao primeiro, mas com melhorias que realmente alavancaram a popularidade do jogo.
Os gráficos foram melhorados consideravelmente e o jogo até mesmo ganhou um estilo novo. Com isso também foram apresentados novos personagens e fases, com desafios diferenciados. Entre os personagens estavam Max e Sammy (Skate), que se uniam aos personagens antigos, Axel e Blaze.
Outra novidade que chegou com o Streets of Rage 2 foi em relação aos movimentos. Novos golpes e voadoras e até mesmo um sistema com um golpe mais poderoso para cada um dos personagens. Foi também quando introduziram a ideia de um chefão ao final de cada nível.
Captain Commando
Captain Commando foi outro jogo de bastante sucesso por aqui, e ele tem uma ligação com a franquia de Final Fight, já que se passa na mesma cidade, Metro City, só que em um futuro de 2026 (que na época poderia ser considerado um futuro distante, hoje nem tanto). Além disso, como foi comentado no tópico do jogo, Captain Commando serviu de inspiração para alguns golpes que surgiram no Final Fight 3.
No jogo existiam o famoso Time Commando, que oferecia 4 personagens jogáveis. Além do próprio Captain Commando, ainda era possível escolher Ginzu [Sho], Mack ou o Babby Hoover, que logo se tornou um dos favoritos da franquia. Como acontece nos jogos desse estilo, cada um contava com seus golpes únicos e poderes especiais e um destaque vai para o visual dos bonecos, que se tratavam de um ninja, uma múmia e um bebê dentro de uma espécie de robô, além do próprio Commando.
Os cenários iam mudando a cada nível e ao final de cada um os jogadores precisavam enfrentar os chefões correspondentes. A dificuldade ia aumentando a cada chefão. O jogo se tornou um ícone nessa categoria porque na época trouxe algumas novidades como os cenários mais futuristas e até por causa dos personagens um tanto diferenciados. Uma curiosidade interessante é que o Captain Commando foi um personagem criado pela Capcom para divulgar a empresa, e por isso o nome.
Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles In Time
Quem foi criança ou adolescente nos anos 90 com certeza conhecia as Tartarugas Ninjas, que foram um sucesso na época e ainda continuam famosas até hoje. O grupo de tartarugas com nomes de artistas clássicos e cores de fitas diferentes foi uma fórmula de sucesso tanto no mundo dos desenhos quanto nos jogos.
Por isso um grande destaque no mercado de beat’em up foi a agradável surpresa do lançamento de Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time. O jogo trazia os 4 heróis, Leonardo, Michelângelo, Donatello e Raphael, que tentam evitar o roubo da Estátua da Liberdade, mas acabam sendo jogados em um túnel do tempo.
O jogo ser tornou um dos grandes trunfos da Konami para o gênero, e a depender da máquina, era possível jogar com até 4 amigos, cada um controlando um dos heróis. Ele apresentava um visual bem bonito com gráficos avançados e uma jogabilidade bem interessante com uma grande variedade de golpes. Mesmo quem não era fã dos desenhos acabou se rendendo à qualidade do game.
Mighty Morphin Power Rangers: The Movie
Outro grande sucesso da época e que também foi transformado em um game de sucesso no estilo beat’em up foi Power Rangers. A franquia já era bastante popular no Brasil quando o Mighty Morphin Powers Rangers: The Movie foi lançado, e com isso já ganhou muitos fãs não apenas aqui, mas em boa parte do mundo.
Embora ele não apresentasse uma jogabilidade muito diferenciada, a própria temática e os detalhes para os fãs o tornaram um jogo inesquecível. Lançado em 1995, ele ficou disponível para diversos consoles na época. No jogo, os personagens começam como humanos, e a medida que vão destruindo os inimigos, podem coletar pequenas energias.
Ao coletar energia suficiente, eles conseguiam morfar, um momento que era esperado por muitos, com um efeito visual bem legal para a época, e com a adição de mais poder e habilidades, dando mais força a cada personagem. Era possível escolher qualquer um dos Rangers, até mesmo o branco, e os personagens se assemelhavam bastante com os atores reais.
Cadillacs and Dinosaurs
Apesar do nome engraçado, Cadilacs and Dinosaurs se consagrou aqui no Brasil como um ótimo beat’em up e por isso conquistou bastante popularidade no nosso país. Ele foi criado pela Capcom e lançado para fliperamas, em 1993, ajudando inclusive a formar a empresa como uma das melhores criadoras de jogos nesse estilo.
Sua inspiração foi nos quadrinhos Xenozoic Tales, e o jogo contava com gráficos bem bonitos para a época e uma jogabilidade fluida e viciante. Na trama do game, os jogadores acompanham Jack, Hannah, Mustapha e Mess, que precisam impedir uma gangue que está colocando em risco a paz entre os humanos e os dinossauros.
Sua jogabilidade é bem típica, com os personagens andando pelo mapa para enfrentar inimigos com golpes de luta e algumas habilidades especiais, porém elas custam energia. Na maioria das vezes os inimigos eram humanos da gangue, mas vez ou outra era preciso enfrentar também algum dinossauro, caso fossem provocados.
Os jogos beat’em up foram um sucesso nos anos 90 e por isso é difícil resumir todos os games que marcaram época em apenas 6. Qual seria a sua lista baseada em suas experiências com o estilo?
Deixe seu comentário