Nintendo anuncia demissão de mais de 100 funcionários de seu departamento de Testes de Produtos

Nintendo anuncia demissão de mais de 100 funcionários de seu departamento de Testes de Produtos

A Nintendo of America está passando por uma reestruturação em sua equipe de testes de jogos e hardware. Confirmado pela empresa ao Kotaku, esse movimento está redefinindo a dinâmica do trabalho contratado em sua sede no estado de Washington.

Segundo relatos de quatro atuais e ex-contratados, a reestruturação está resultando em uma significativa redução de pessoal, ocorrendo em meio a demissões em toda a indústria de videogames. Essa mudança ocorre após o adiamento do lançamento de Switch 2 para 2025.

Leia também:

Curiosidades sobre o Nintendo PlayStation: a parceria que uniu Sony e a BIG N (e deu errado)
Muito além do emulador Yuzu, relembre outras 5 empresas que a Nintendo já processou

Nintendo vai converter contratados em funcionários de tempo integral

Nintendo

A redução afeta os contratados que ajudam com os testes de jogos e hardware na sede da empresa em Washington. A Nintendo of America divulgou que essas mudanças envolverão o fim de algumas atribuições de contratados, mas também a criação de um número significativo de novas posições de funcionários em tempo integral.

Isso, no entanto, não vem sem controvérsias. Muitos contratados, que há tempos se sentiam subvalorizados e subpagos, têm pressionado a empresa para torná-los funcionários integrais, em vez de aproveitar lacunas nos requisitos de trabalho sazonal.

A reestruturação parece estar provocando uma separação entre contratados que estão sendo convertidos em funcionários integrais e aqueles que estão sendo dispensados. Enquanto alguns celebram a conversão, outros, incluindo testadores com vasta experiência, estão enfrentando o desligamento. A Nintendo, no entanto, assegura que todos os afetados receberão pacotes de indenização.

Em uma declaração sobre o acontecido, a empresa diz que:

“A Nintendo of America (NOA) reorganizou suas funções de Teste de Produtos para promover uma maior integração global nos esforços de desenvolvimento de jogos. As mudanças também melhorarão a alinhamento da NOA com os procedimentos e operações de teste inter-regionais.

Essas mudanças envolverão o fim de algumas atribuições de contratados, bem como a criação de um número significativo de novas posições de funcionários em tempo integral. Para todas as atribuições que estão sendo encerradas, as agências dos contratados, com o apoio da NOA, oferecerão pacotes de indenização e fornecerão assistência durante a transição.

Para os associados contratados que estarão nos deixando, somos tremendamente gratos pelas importantes contribuições que fizeram para o nosso negócio, e estendemos nossos sinceros agradecimentos pelo seu trabalho árduo e serviço à Nintendo.”

Ainda não dá para ter uma ideia do número de funcionários que serão demitidos e quantos deles terão o contrato renovado para tempo integral. De acordo com as fontes, a mudança poderia afetar mais 100 pessoas, e a maioria dos que serão convertidos para tempo integral estão sendo realocados para fora do teste de software.

Indústria de jogos em momento sensível

Nintendo

Infelizmente notícias como essa estão sendo cada vez mais comuns. No contexto mais amplo da indústria, vemos uma série de demissões, cortes e reestruturações em concorrentes como Sony e Microsoft. No entanto, enquanto essas empresas enfrentam cortes em massa, a Nintendo parece concentrar suas mudanças na equipe de testes, mantendo os funcionários integrais intocados.

Três contratados da Kotaku também afirmaram que essas mudanças ocorrem em um momento em que o departamento de testes da Nintendo está mais calmo. Isso porque não houve nenhum lançamento de grandes jogos na linha de testes atualmente. Eles também revelaram que não sabiam de ninguém tendo tempo prático para testes com o Switch 2, mesmo que a esperança é que ele fosse lançado ainda esse ano.

Por trás dessas decisões há indícios de mudanças até mesmo em relação ao novo console portátil. Enquanto a Nintendo adia o lançamento do Switch 2 para 2025, o que se espera é que essa decisão tenha a ver com o fato de ter mais tempo para trazer mais lançamentos de grandes títulos first-party. Isso reflete uma estratégia similar ao sucesso inicial do Switch, impulsionado por jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey.

No entanto, as implicações dessas mudanças vão além do lançamento de um novo console. Com a redução na equipe de testes, surgem dúvidas sobre como a Nintendo continuará mantendo a qualidade técnica de seus jogos, especialmente diante de lançamentos massivos como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Fonte: Kotaku

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X