O gamer com o poder da mente: veja o paciente com chip Neuralink jogando Mario Kart

O gamer com o poder da mente: veja o paciente com chip Neuralink jogando Mario Kart

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, revelou essa semana algumas capacidades do seu primeiro implante de chip cerebral. O paciente, Noland Arbaugh, apareceu em alguns vídeos realizando algumas tarefas como jogar Civilization VI e xadrez.

Agora, um novo vídeo mostra Noland ao lado do pai jogando Mario Kart e usando o chip para isso. De acordo com ele, embora o chip não seja perfeito, trouxe melhorias para a sua vida, como a habilidade de jogar esses joguinhos sem a ajuda de ninguém.

Leia também:

Neuralink: primeiro paciente com chip cerebral aparece em vídeo jogando xadrez com a mente
O primeiro paciente com um chip da Neuralink controla o mouse com o pensamento

Chip da Neuralink permite paciente jogar sem ajuda

Neuralink

Essa semana a Neuralink se tornou assunto no mundo da tecnologia e saúde quando, durante uma transmissão ao vivo, anunciou que um homem de 29 anos, tetraplégico após um acidente de mergulho, tornou-se o primeiro humano a receber o implante de chip cerebral da empresa.

Noland Arbaugh, o paciente pioneiro, compartilhou sua experiência durante a transmissão ao vivo no X, a plataforma de mídia social de Elon Musk. Agora, ele aparece em outro vídeo, dessa vez jogando o famoso e popular joguinho de corrida Mario Kart, da Nintendo.

Usando o implante neural, ele conseguiu controlar o jogo, completando corridas e até mesmo usando itens como cascos de tartaruga, tudo isso sem mover um único membro.

Embora o vídeo não explique os detalhes técnicos por trás da integração do implante com o jogo da Nintendo, especula-se que a Neuralink tenha utilizado o emulador Nintendo Switch Yuzu, que oferece entrada de mouse em um PC (lembrando que a Yuzu fechou as portas recentemente depois de um processo movido pela Nintendo).

O chip funciona lendo a atividade neural do paciente e convertendo-a em comandos remotos, permitindo uma variedade de aplicações, desde jogos até controle de dispositivos eletrônicos. Essa possibilidade de restaurar a independência e a qualidade de vida para indivíduos com deficiências neurológicas é algo bastante motivador, e Noland deixou isso muito claro:

“Isso faz – isso vai soar realmente meio louco – mas faz ser paralisado realmente não tão ruim. Qualquer coisa que me torne mais independente, estou totalmente a favor, e isso provavelmente vai tornar pessoas como eu as mais independentes que elas podem ser até que tudo seja curado – e acho que essa é uma possibilidade muito real”

Pedido do paciente

Bliss Chapman, líder de software de interface cerebral da Neuralink, revelou que Noland tinha dito que uma das primeiras coisas que ele gostaria de poder fazer com o implante era jogar o Mario Kart com alguém, ou até mesmo o Beerio Kart, um jogo sátira do clássico onde é preciso terminar uma cerveja enquanto corre.

Durante a apresentação do vídeo, eles mostraram apenas a tela do jogo dividida entre dois personagens, o Donkey Kong e o Bowser. Em seguida, eles pediam para que as pessoas votassem em quem elas achavam que era o personagem controlado pelo chip. Depois eles revelaram que Noland estava controlando o Bowser, e mostraram como ele conseguia se manter sempre na pista e até acertou um adversário com um casco de tartaruga.

Neuralink

Enquanto a Neuralink vem trabalhando em colaboração com médicos e pesquisadores para desenvolver e aprimorar seu implante cerebral, a técnica também conta com questões éticas, legais e de segurança.

Fonte: businessinsider

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X