O Super Nintendo foi um dos consoles de maior sucesso no Brasil e no mundo, e por isso foi parte importante da infância e juventude de muitas pessoas. Por isso, não dá para negar, muitos jogos se tornaram icônicos graças a esse console nostálgico.
Hoje vamos selecionar alguns desses jogos, destacando alguns deles que fazem parte da memória afetiva de quem já teve um Super Nintendo ou até mesmo teve com a experiência de jogá-lo de outras formas.
Leia também:
Cinco fatos desconhecidos sobre a Nintendo
5 consoles inesquecíveis da SEGA
14 Jogos inesquecíveis do Super Nintendo
Fizemos uma lista separando 14 jogos que fizeram sucesso na época do console de 16 bits da Nintendo. Confira:
1. Super Mario World
Dificilmente alguém que já teve um Super Nintendo não tenha jogado esse jogo clássico do console. Mário é o garoto propaganda da Nintendo e esse sucesso todo é, em parte, graças a esse joguinho que foi um sucesso absoluto na época que o Super Nintendo estava em alta.
É um jogo relativamente longo, com diversas fases icônicas e inimigos divertidos, além da trilha sonora inesquecível. No jogo era possível encontrar itens mágicos como cogumelos que davam ao Mário super poderes como de lançar pedras nos inimigos ou até mesmo uma peninha que o fazia voar. Além de tudo, ainda era possível controlar o Yoshi quando o Mário estava montado nele.
O jogo também contava com fases bônus e até mesmo fases secretas que podiam ser descobertas pela jornada, abrindo um leque ainda maior de opções de diversão. E claro, quem não se lembra dos pequenos cheats para ter vida infinita, não é?
2. Donkey Kong Country 2 : Diddy´s Kong Quest
Donkey Kong Country é uma série que fez muito sucesso com o Super Nintendo, contando com jogos clássicos que devem ser mencionados, com certeza. Nesse caso, vamos dar destaque ao segundo título da franquia, onde era possível jogar com o Diddy ou a Dixie Kong.
O jogo contava com 47 fases, todas oferecendo desafios e níveis de dificuldades variadas, e com 8 mundos diferentes. O jogo é divertido e desafiador, então se você não tem paciência para errar repetidas vezes até finalmente atingir o final da fase, então nem tente. Nele ainda existem as fases em que os personagens se transformam em outros animais, como por exemplo um peixe espada na fase da água.
3. Top Gear 3000
Top Gear foi, sem dúvidas, um dos jogos de corridas mais famosos em todo o mundo, não dá para negar. Aliás, se você já jogou, aposto que a musiquinha icônica do game já está na sua cabeça só de ler o nome dele. O jogo também contou com vários títulos, sendo o Top Gear 3000 que ganhou mais destaque em termos de popularidade aqui no Brasil.
Não que os outros também não tenham feito sucesso, claro. Os gráficos eram bem interessantes para a época e não dá para não lembrar daquela trilha sonora incrível. No jogo era possível participar de corridas em diversos planetas e tanto a ambientação quanto o tipo de pista e até clima eram afetados pelo planeta escolhido.
4. Super Bomberman
Quem nunca jogou bomberman e se prendeu com a própria bomba que atire a primeira pedra. Sem dúvidas um dos jogos mais icônicos do Super Nintendo, que oferecia tanto a emoção da campanha com fases diversas quanto o famoso modo batalha que era possível jogar contra outros jogadores.
No caso da campanha, a luta era cooperativa para avançar nas fases. O jogo tinha uma premissa muito simples, e muito divertida. O personagem pode colocar suas bombas nos locais livres e sair de perto para não ser atingido pela explosão que quebrava blocos ou destruía os inimigos. Escondidos nesses blocos eram possível encontrar cards com vantagens, como a habilidade de colocar mais bombas ao mesmo tempo, mais força para a explosão, colocar uma bomba que desliza, andar mais rápido, entre outros.
5. Street Fighter 2
Outro jogo que já colocou muita amizade em cheque foi, sem dúvidas Street Fighter 2. Quem já jogou certamente já foi chamado ou chamou alguém de “apelão”. Ele veio direto do arcade para o console e fez um baita sucesso na época, principalmente porque trouxe novidades como cenários variados e mais opções de personagens.
Ele também chegou com uma melhoria nos efeitos visuais e a jogabilidade era bem mais fluida e divertida. Ou seja, melhor. E agradou, já que os jogadores podiam usar tanto os golpes comuns como chutes, socos, voadores e rasteiras quanto os poderes de cada personagem, como o famoso Hadouken. (Dá Hadouken, Ryu!)
6. Ultimate Mortal Kombat 3
Outro jogo de luta que se tornou um clássico foi Mortal Kombat, principalmente por causa do seu visual diferenciado, com personagens que pareciam pessoas reais, e, claro, pelo seu nível de violência. O Ultimate era justamente a versão mais completa de todas, contando com o maior número de personagens para serem escolhidos pelo jogador.
O jogo também chegou com melhorias nos gráficos, e até mesmo alguns golpes que foram refeitos para trazer mais realidade nos movimentos. Na época ainda dividiu algumas opiniões, mas não dá para negar, Mortal Kombat se tornou um clássico no console.
7. Megaman X
Megaman é outro personagem ícone da Nintendo, com diversos jogos que são bem populares e trazem diversão garantida. Um desses títulos é Megaman X, que foi um dos queridinhos do Super Nintendo e com razão de ser.
Para quem estava acostumado com os jogos anteriores da franquia, o Megaman X trouxe uma pegada um pouco mais “séria”, com fases mais desafiadoras e uma jogabilidade um pouco mais complicada, mas que não era nada de outro mundo. Quem nunca ficou na dúvida de qual boss escolher ou na curiosidade de saber qual o poder ganharia ao derrota-lo?
8. International Super Star Soccer Deluxe
Jogos de futebol para consoles sempre dividiram opiniões. Quem não gosta, não gosta, e quem gosta, ama. É assim hoje em dia e era assim na época do Super Nintendo. Para quem era do time que amava jogos de futebol no vídeo game, com certeza se divertiu jogando o International Super Star Soccer Deluxe.
Ele foi um dos primeiros jogos do gênero a realmente fazer sucesso e atrair fãs para a categoria, isso porque na época não existiam muitas opções e ele oferecia uma diversão bem interessante. Inclusive, foi nele que o mundo conheceu Alejo, o jogador de futebol virtual mais famoso do Brasil.
Um destaque do jogo vai para a narração que era bem animada e engraçada em diversos momentos. Ele era relativamente simples, não contava com muitos efeitos visuais, mas cumpria o que prometia.
9. Disney’s Alladin
Se para quem nem conhecia o desenho da Disney o jogo já tinha sido um baita presente, imagina para quem era fã de Alladin? O título de aventura misturava a história do desenho com fases icônicas de momentos especiais do longa, trazendo uma experiência muito divertida.
Quem nunca jogou a famosa fase de bônus do tapete mágico com a musiquinha A Whole New World tocando ao fundo? Claro, depois de morrer algumas vezes naquela fase do tapete fugindo da caverna em fogo. E as fases do gênio com aquelas loucuras e tantas cores? O jogo era relativamente fácil e até mesmo rápido, podendo ser zerado em uma sentada. Ainda assim, há boatos que quem zerava uma vez sempre voltava para zerar mais vezes.
10. Sunset Riders
Mas se é jogo difícil que você quer, é jogo difícil que você consegue com Sunset Riders. O famoso jogo cooperativo de caubóis da Super Nintendo foi um sucesso a parte, principalmente por causa da sua jogabilidade desafiadora. Nem sempre era fácil fugir daquelas balas que vinham na direção do personagem (ou da manada de bois).
Muitos conseguiam passar do primeiro boss, chegavam até a fase dos cavalos e o chefão da taverna, mas era aí que a coisa realmente apertava e ficava difícil. Ainda assim era divertido escolher o seu caubói preferido, além de coletar cards com melhorias como balas mais rápidas, em mais quantidades e até mais poderosas.
11. The Legend of Zelda: A Link to the Past
Zelda é também um fenômeno no mundo dos jogos, e embora esse título do Super Nintendo não seja exatamente o jogo mais conhecido da franquia, ainda marcou muita gente e foi meio que uma introdução para o que viria depois nas sequências.
Além do mais, ele também foi um marco no gênero, trazendo os famosos puzzles para serem resolvidos e um tipo de combate mais livre. Ele tinha uma espécie de mundo aberto, mesmo que limitado, então era possível controlar o Link para ir para qualquer direção, sem um caminho obrigatório. Embora os gráficos não fossem nada muito avançado, o jogo rendeu uma ótima trilha sonora.
12. Final Fight 3
Jogos de luta sempre foram um os preferidos dos gamers na época do Super Nintendo, e foi nessa mesma época que o estilo beat n up ganhou ainda mais força. Um dos grandes destaques desse estilo foi, sem dúvidas, Final Fight. Para conhecer outros jogos desse estilo, vale a pena conferir nosso artigo sobre eles, clicando aqui.
É o tipo de jogo em que seu personagem precisa enfrentar npcs durante a fase, até chegar ao chefão, e nesse caso era possível jogar com um amigo no modo cooperativo. O Final Fight 3 oferecia 4 opções de personagens, todos eles com uma habilidade única, sendo eles o Guy, o Haggar, o Dean e a Lucia.
13. Side Pocket
Um jogo bastante diferente na época, mas que acabou ganhando muita popularidade justamente por causa disso. Sem socos e poderes, Side Pocket era um título que trazia a diversão de uma mesa de sinuca virtual. Era possível jogar contra amigos em partidas comuns, ou até mesmo tentar vencer os desafios do jogo em modo single player.
Ele se destacava pelo visual bem interessante, que era na pegada Vegas de jogos, então as crianças se sentiam praticamente dentro de um cassino, algo único e divertido pelo console, incluindo até mesmo uma trilha sonora mais sofisticada. Já os desafios não eram tão fáceis assim.
14. F-Zero
Para finalizar nossa lista, não dava para não falar no jogo de corrida futurístico chamado F-Zero. A primeira diversão no jogo era justamente escolher um dos carros, ou “naves”, já que eram veículos voadores que não tinham rodas. Toda a ambientação tentava trazer aquela pegada do futuro, o que era bem interessante.
A música também tem destaque aqui, e quem já jogou F-Zero certamente a reconhecer quando escuta. Era possível escolher entre 3 ligas diferentes, cada qual com suas fases características, sendo elas as Ligas Cavaleiro, Rainha ou Rei. Também dava para escolher uma dificuldade, entre Iniciante, Padrão ou Expert.
Diante de uma geração de sucessos, é difícil listar todos os jogos inesquecíveis desse console, principalmente porque cada jogador tem sua experiência pessoal com cada um deles. Para você, qual foi o jogo mais inesquecível do Super Nintendo?
Deixe seu comentário