06 placas de vídeo antigas que me marcaram pelo design

06 placas de vídeo antigas que me marcaram pelo design

Seja pelas andanças pelo Edifício Central no Rio de Janeiro, e suas inúmeras lojas de computadores, consultas em suplementos de jornal com anúncios de peças, reviews que acompanhei ao longo dos anos, e até mesmo modelos tive, algumas placas de vídeo me marcaram pelo design. Nesse artigo destaquei 06 modelos que, de alguma forma, me chamaram a atenção pela questão estética.

Essa é uma lista inteiramente pessoal, com VGAs que foram significativas pra mim de alguma forma. Escreva nos comentários alguns modelos que chamaram sua atenção, e também diga se algumas das que foram mencionadas aqui você já conhecia. Sem mais delongas, vamos à lista.

XFX GTS 250

Um pouco esquecida no mercado, a XFX me marcou com alguns modelos. O principal deles foi uma edição da GTS 250 com uma bela carenagem na cor preta e detalhes em verde, padronagem que a empresa utilizava em suas opções quando ainda trabalhava com GPUs da NVIDIA – atualmente a XFX lança apenas placas de vídeo baseadas em GPUS AMD.

As demais placas aqui da lista eu tenho uma vaga lembrança do momento em que vi ou tive acesso. Mas com essa GTS 250 eu me recordo muito bem. Lembro de comprá-la numa loja no famoso Edifício Central, local no Centro do Rio que era um verdadeiro OASIS para os aficionados por peças de computador. O local funciona até hoje, mas perdeu a relevância de outrora, em parte, pelo crescimento do mercado online.

Além da placa, eu lembro que guardei por muitos anos a belíssima caixa do produto. A XFX, assim como a Sapphire, eram marcas que tinham caixas bem interessantes.

ASUS Mars 760

A ASUS tinha até alguns anos atrás duas linhas de placas, dentro da família ROG, que chamavam a atenção, a Mars e a Poseidon. O modelo Mars 760, que apostava numa abordagem que perdeu relevância no mercado – o uso de duas GPUs na mesma placa (duas GTX 760), me marcou bastante. Design imponente, robusto, com o nome Mars no topo.

ATI Radeon HD 3870 X2

Já que falei anteriormente sobre um modelo dual-GPU, vamos pra mais uma. A ATI, vendida para a AMD em 2006, foi uma das marcas que mais investiu na questão estética de suas placas. A empresa conseguiu até mesmo trabalhar muito bem a imagem de um avatar feminino, chamado Ruby, que ficou imortalizada nos materiais de divulgação e em algumas placas.

Um exemplo nesse sentido é a Radeon HD 3870 X2, que combina duas GPUs R670. A parte frontal da placa, numa de suas versões, trazia estampado o olhar em close da Ruby.

Quando esse modelo foi lançado – 2008, a marca já pertencia a AMD, que retirou definitivamente o nome ATI do mercado em 2013.

EVGA GeForce GTX 780 Ti Classified K|NGP|N Edition

Quem também saiu do mercado foi a EVGA. Devido a certos impasses com a NVIDIA, a companhia abandonou o mercado de placas de vídeo no ano passado.

Uma das linhas mais populares da EVGA foi a “K|NGP|N”, em parceria com o renomado overclocker  Vince Lucido, direcionada aos entusiastas e aficionados por overclock. Dentre os modelos frutos dessa parceira, eu gosto bastante do design da edição GTX 780 Ti.

Você também deve ler!

Qual foi a primeira placa de vídeo lançada pela NVIDIA?

Conta aí pra gente: qual a placa de vídeo do seu PC?

Curo muito o efeito translúcido em produtos. Aliás, elenquei em outro artigo 6 dispositivos que chegaram ao mercado com essa característica. Essa edição da GTX 80 Ti ia justamente nessa direção, com uma bela carcaça translúcida, que permitia visualizar os componentes internos. Baita placa, baita design.

Sapphire Radeon HD 4870 Toxic

Confesso que essa não é uma placa que tenha me marcado por considera-lá bonita. Mas o design tem sim um elemento que me chamou atenção na época, e é uma característica do design prático do produto. A Sapphire apostou para a Radeon HD 4870 Toxic a inclusão de três heat-pipes de cobre que ficavam proeminentes na parte superior da VGA. Curioso.

XFX Radeon 5970 Black Edition Limited

A XFX soube trabalhar muito bem o termo “Black Edition” para criar no consumidor aquela sensação de um produto mais premium, diferenciado em relação ao padrão. A Radeon 5970 Black Edition Limited está no hall das maiores ousadias do mercado de placas de vídeo em relação a apresentação de um produto.

A placa vinha nada mais, nada menos, que num case em formato de um rifle P-90. Nada pode ser mais personalistra que isso. Na placa em si, obviamente o termo “Black Edition Limited” também aparecia em destaque.

 

Inscreva-se no canal do Hardware.com.br

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X