Nostalgia: 6 eletrônicos lançados com carcaça translúcida

Nostalgia: 6 eletrônicos lançados com carcaça translúcida

Alguns curtem, outros simplesmente abominam a ideia. Os eletrônicos com design translúcido continuam por aí, vez ou outra alguma empresa resolve retirar da gaveta essa assinatura do design industrial que segue dividindo opiniões. 

Essa ideia de entregar ao consumidor um produto eletrônico com um case que permite analisar os componentes internos – um grande atrativo para qualquer fanático por tecnologia, perdeu força nos últimos anos, mas já foi uma forte tendência de design industrial e marketing, impulsionada por uma criação que ganhou força a partir da década de 30, uma alternativa ao vidro, que recebeu alguns nomes comerciais, dependendo do fabricante. O polimetilmetacrilato, famoso acrílico.

Listamos neste artigo 6 eletrônicos que chegaram ao mercado com carcaça translúcida.

iMac G3

translúcida

O abre-alas dessa lista não poderia ser outro. O iMac G3 é provavelmente o maior representante da história dos eletrônicos com carcaça translúcida. Particularmente sou um grande admirador do design do iMac G3. Considero um dos pontos altos da história do design industrial.

O produto também carrega uma boa dose de simbolismo. Foi a primeira aposta da Apple após o retorno de Steve Jobs para a companhia. Lançado em 1998, o iMac inaugurou a onda de produtos da gigante de Cupertino com a letra i precedendo o nome.

O design é um show à parte. Concebido por Jony Ive e sua equipe, o iMac combinava cores vibrantes e sua carcaça translúcida como artimanhas para conquistar toda uma nova geração. Deu muito certo. O iMac foi um sucesso estrondoso e um marco na história dos computadores pessoais, ajudando, inclusive, a popularizar o USB.

Uma curiosidade bem interessante sobre o processo de criação do design iMac é que Ive e sua equipe visitaram uma fábrica de balas de goma para aprenderem mais sobre cores translúcidas.

Você também deve ler!

07 curiosidades sobre a internet

8 gadgets que foram sucesso nos anos 80

Game Boy

Em 1980, a Nintendo lançou seu primeiro console portátil, Game and Watch, mas foi com seu sucessor que a Big N imortalizou o conceito de um videogame de mão. O incontestável Game Boy é um dos grandes produtos de sucesso de todos os tempos, e ele também ganhou sua versão com case translúcido.

Lançado em 1989, numa versão preto e branca, o Game Boy ganhou cores e transparência em 1995 com a campanha da Nintendo “Play it Loud”. 

Essa repaginada no visual do portátil foi materializada em 7 opções de cores. Uma delas eras o ápice absoluto para os fãs de chips e circuitos. A carcaça tranlúcida.

Mesmo com as cores na carcaça, o Game Boy seguiu com sua tela monocromática. Em 1998, foi a vez de mais uma transição, a chegada do Game boy Color, com tela colorida, e mais uma vez a Nintendo apostou na transparência. Lembro como se fosse hoje quando vi pela primeira vez o Game Boy Color roxo com seu case translúcido. Saudades.

Nintendo 64

Inicialmente previsto para se chamar Ultra 64, a Nintendo lançou em 1996 um dos consoles mais arrojados em termos de design, principalmente se considerarmos o controle. O mítico Nintendo 64, que também ganhou versões com case translúcido.

Surfando na onda do sucesso dos controles coloridos lançados para o console, a Big N resolveu aproveitar e também ousar no console, desenvolvendo algumas versões coloridas e translúcidas.

Para o mercado japonês a Nintendo chegou a lançar um pacote especial do Nintendo 64 translúcido com case preto que acompanhava o Nintendo 64DD, a famosa expansão de armazenamento colocada sob o console.

Palm IIIe

Numa época em que era comum usar a expressão “computador de bolso” os PDAs (Assistentes Pessoais Digitais) era a representação incontestável de um dispositivo compacto que podia tornar a vida mais produtiva e conectada. 

Dentre as empresas que apostaram nos PDAs, a Palm se transformou numa associação óbvia quando lembramos deste tipo de aparelho. A empresa lançou o primeiro PDA de grande interesse do público, o Palm Pilot, e enfileirou outros tantos assistentes pessoais ao longo do hype em torno deste gadget.

Teve espaço até mesmo para um modelo translúcido. Em 1999 foi lançado uma versão econômica do Palm IIIx, batizado de Palm IIIe, que ganhou uma versão especial com case translúcido.

PlayStation 4 Pro

Em 2018, para comemorar a marca de 500 milhões de unidades vendidas do PlayStation, a Sony lançou uma edição limitada, 50 mil unidades foram disponibilizadas, do PlayStation 4 Pro equipada com HD de 2 TB e case e controle translúcido.

Dreamcast

Uma das características que marcou o Dreamcast foram suas versões especiais, a grande maioria destinada ao mercado japonês. Evidentemente, um console lançado no final dos anos 90, em uma versão especial não ia deixar de lado o case translúcido, né?

Uma das versões limitadas do Dreamcast com case translúcido foi a que traz como tema o jogo Resident Evil Code Veronica. Essa versão do console da Sega foi lançada somente para o mercado japonês e foi limitada a 1800 unidades.

Além de uma caixa especial, o pacote inclui vários itens. Uma cópia do jogo, um cartão de memória (VMU) com a inscrição Code : Veronica, um cartão metálico especial, entre outras coisas.

O console e o controle receberam um tom vermelho translúcido.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X