Mercado de PCs fecha o segundo trimestre de 2017 com a pior queda em 10 anos

Mercado de PCs fecha o segundo trimestre de 2017 com a pior queda em 10 anos

Dados da empresa de consultoria Gartner mostram que o segundo trimestre de 2017 foi mais um período pavoroso para o mercado de PCs, na verdade o pior desde 2007, queda de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. As remessas mundiais de PCs no segundo trimestre de 2017 ficaram em 61,1 milhões de unidades, contra 63,8 milhões registrados nesse mesmo período em 2016

Dos 6 maiores fabricantes a Dell (3.3%) e a HP (1.4%) foram as únicas que conseguiram registrar crescimento em relação ao ano passado. A Lenovo, que é a segunda maior fabricante de PCs do mundo registrou queda de 8.4%. A maior em relação a todos os fabricantes.

Os motivos para esse panorama melancólico são vários, o Mikako Kitagawa, analista do Gartner diz que globalmente a queda está relacionada ao aumento no preço de componentes como telas LCD e memórias RAM. Com a escassez dos chips NAND, além das memórias, o preço dos SSDs também está subindo.

Você também deve ler!

Lenovo diz que preço dos computadores irá aumentar devido a escassez de baterias e LCDs

A escassez de chips NAND continuará elevando o preço das memórias RAM

Já em alguns mercado específicos, como o americano, que registrou queda de 5,7%, o principal motivo é a transição dos PCs para soluções mais em conta, como os Chromebooks, principalmente no setor educacional. Situação que levou inclusive a Microsoft lançar uma versão do Windows 10 voltada para esse mercado, tentando frear o crescimento do Chrome OS.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X