ASUS se pronuncia em relação a polêmica das placas de vídeo que são enviadas à imprensa

ASUS se pronuncia em relação a polêmica das placas de vídeo que são enviadas à imprensa

Ontem noticiamos que tanto a ASUS como a MSI foram acusadas por Damien Triolet, editor do site Hardware.fr, de modificar a BIOS de algumas placas de vídeo enviadas a imprensa para que durante o processo de análise o desempenho alcançado seja superior em relação a versão que será comercializada, fazendo com que o consumidor que gosta de acompanhar conteúdo relacionado a análise para decidir se irá comprar ou não a tal placa fique mais impressionado do que deveria.

A ASUS resolveu se pronunciar sobre o problema, dizendo que não está mentindo para os seus consumidores, o que foi feito na verdade foi uma simplificação em relação as amostras enviadas à imprensa, deixando a placa configurada no Modo OC (overclock), enquanto a versão para o consumidor final está habilitada com o Modo Gaming, que de acordo com a companhia mantém um melhor equilíbrio entre desempenho e operação silenciosa. A ASUS ainda reiterou que tanto o Modo OC como o Modo Gaming pode ser habilitado pelo usuário através do software GPU Tweak II, que acompanha a placa, o que significa que o consumidor conseguirá obter o mesmo resultado que a versão para imprensa.

Confira abaixo o pronunciamento oficial da ASUS:

ASUS ROG Strix GeForce GTX 1080 e 1070 contam com o exclusivo GPU Tweak II, que fornece três modos de operação (silent, OC, gaming), que permite aos usuários determinar o que melhor atende às suas necessidades.

As amostras da ASUS ROG Strix GeForce GTX 1080 OC e ASUS ROG Strix GeForce GTX 1070 enviadas à imprensa estão definidas no Modo OC por padrão. Para economizar tempo e esforço da mídia. Estamos cientes que o Modo OC faz com que as nossas placas sejam analisadas mostrando a performance máxima e a melhor eficiência do sistema de refrigeração.

Os produtos para o varejo estão por padrão no Modo Gaming, o que permite aos gamers experimentarem o melhor equilibrio entre desempenho e operação silenciosa. Recomendamos que os usuários alternem entre os modos de operação disponíveis para encontrar o que melhor atenda preferências pessoais.

Em termos de hardware e desempenho não há diferenças em relação as placas que chegam á imprensa e as que vão para o varejo.

 

Mesmo tendo ficado claro que as alterações feitas nos modelos enviados à imprensa seja apenas um recurso que o usuário também possa desfrutar via software faltou um esclarecimento prévio aos meios de comunicação que tais placas foram configuradas de uma forma e que no mercado serão vendidas de uma outra maneira, até para que na análise isso pudesse ser descriminado, e então gerar dúbias interpretações. 

Vale lembrar também que o TechPowerUP, mostrou uma imagem com muitos modelos de placas que alcançaram um determinado clock durante os testes, porém na versão para o varejo os números são mais baixos. A lista inclui até placas antigas como a R9 270X e GTX 780 Ti, o que deixa claro que essa prática já vem sendo aplicada a muito tempo por alguns fabricantes. Porém o esclarecimento só veio quando tudo veio à tona, estranho não?

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X