Lançado Mandriva Linux 2011

Lançado Mandriva Linux 2011

Foi lançado o Mandriva 2011, “Hydrogen” (Hidrogênio). Essa é uma das versões que tende a definir melhor o futuro da distro, depois das grandes discussões e perda de desenvolvedores para a Mageia.

Na recuperação da Mandriva, no final do ano passado, um dos objetivos divulgados era fazer a melhor distro com KDE do mundo. Os usuários podem então analisar e acompanhar o trabalho, que vem melhorando bastante perto do Mandriva 2010. Há várias personalizações feitas pela equipe da Mandriva, ideal para quem gosta de um KDE com algo mais.

Desktop do Mandriva 2011

O Mandriva Desktop 2011 usa a nova política de ciclos de lançamento, com uma nova versão a cada ano, e um ano e meio de suporte. A versão LTS deverá ser lançada no final de 2011, com 3 anos de suporte, ideal para ambientes mais sérios.

Agora os desenvolvedores focaram apenas no KDE, não incluindo mais pacotes oficiais para GNOME, Xfce e outros ambientes ou gerenciadores de janelas. Apenas o KDE é suportado. Todavia dá para usar outros ambientes com pacotes e eventual suporte oferecidos pela comunidade. Com essa prioridade mostram que estão mesmo levando a sério o KDE, concentrando todos os esforços nele.

O Mandriva 2011 usa o SimpleWelcome no lugar do Kickoff. É um menu bem maior, com mais recursos e um visual agradável:

SimpleWelcome: menu do Mandriva

Olhando por cima parece seguir a tendência do Unity e GNOME 3. Ele permite rodar aplicativos, ver programas recentes, locais no Dolphin, pesquisar por programas e documentos, entre outras coisas.

Há ainda alterações em outros projetos, como o TimeFrame para o Nepomuk, que traz mais facilidades na busca de arquivos. O Stack folder é um applet para o plasma permitindo colocar pastas na área de trabalho ou na RocketBar. Esta barra, por sua vez, é um fork do painel do KDE em desenvolvimento. A Mandriva implementa assim algumas alterações na barra, suportando novos tipos de widgets. Essas modificações em geral fazem parte do tema ROSA, que é aplicado por padrão nessa distro.

Gerenciador de arquivos Dolphin

O instalador foi melhorado, há imagens híbridas live e de instalação, RPM 5, entre outras coisas. Há mais detalhes na página do tour, com muitos screenshots. Para quem usa o Mandriva 2010.2 há um guia de upgrade, e mais informações nas notas de versão.

Firefox

O Mandriva Linux 2011 pode ser baixado em http://www.mandriva.com/en/downloads/.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X